Ao montar uma estratégia de marketing para sua empresa, é preciso colocar no papel todas as etapas necessárias para dar início ao seu projeto. Uma das fases mais importantes para o pontapé inicial é a implantação do SEO marketing.
O esforço das equipes para elaborar um plano estratégico deve ser o mesmo para todas as fases de seu projeto, para que assim não haja retrabalho e que os resultados sejam os melhores possíveis.
Por exemplo, não faria sentido colocar toda a sua equipe para fazer a publicidade de seu produto e esquecer do SEO, que é uma das partes mais importantes para quem quer fazer marketing digital.
Uma boa propaganda é fundamental para promover seu serviço, mas o SEO marketing também é muito valioso. Ele te ajuda a rankear seu site da melhor forma no Google, fazendo com que ele seja o primeiro a aparecer quando um possível cliente procurar por seu produto.
Primeiramente, é preciso entender como funciona o SEO. Confira no vídeo abaixo:
A seguir, te damos 6 dicas de como melhor aproveitar o SEO marketing e alavancar ainda mais suas vendas com a ajuda do Google:
Estratégias de SEO Marketing
Antes de começar a trabalhar no seu plano de marketing, é preciso ter todas as estratégias na cabeça. Por isso, listamos para você 10 dicas de SEO marketing para seu site rankear da melhor forma no Google.
Assim, você já sabe por onde começar e poderá discutir com sua equipe qual a melhor abordagem para aumentar ainda mais suas vendas.
Escolha das palavras-chave
Um dos principais aspectos de rankeamento no Google é a escolha de palavras-chave.
Seu site pode conter diversos textos explicativos sobre o produto que sua empresa oferece, sejam eles feitos para blogs ou para a distribuição de materiais. Porém, de nada adianta um texto bem feito se o cliente não conseguir encontrá-lo por meio das palavras-chave.
Digamos que sua empresa venda aparelhos de ar condicionado portátil, por exemplo. A primeira pesquisa que um possível cliente irá fazer no Google será com as palavras “ar condicionado portátil”. Nas práticas de SEO marketing, é indispensável que seu site contenha essas palavras em todos os textos e materiais.
Dessa forma, mais e mais clientes conseguem te achar e sua página fica entre os primeiros links de pesquisa do Google, o que te ajuda a vender ainda mais, já que atrai mais usuários.
Portanto, é preciso escolher as palavras-chave corretas para rankear seu site. No entanto, elas devem estar posicionadas no texto de forma correta e que faça sentido para o cliente. Assim, seu site não é penalizado pelo próprio sistema de SEO do Google e você consegue um bom rankeamento.
Ferramentas como Keyword Planner e Ubersuggest podem te ajudar nesta etapa.
Conteúdo relevante
Claro que existem outras formas no SEO marketing de atrair visitantes para seu site além das palavras-chave. Uma delas é a criação de conteúdos relevantes em relação às tendências do momento.
Procure referências em redes sociais e produza materiais que tenham a ver com o que as pessoas estão falando no momento. Ao linkar assuntos relevantes com o seu próprio conteúdo, o número de buscas por seu produto vai aumentar. Assim, o interesse por sua página fará com que seu rankeamento no Google melhore ainda mais.
Menus organizados
Pode parecer apenas um detalhe, mas uma boa organização dos menus disponíveis no site de sua empresa também fazem parte das estratégias de SEO marketing.
Dividir os tópicos de forma correta, colocando os principais em evidência e criando subcategorias para uma melhor organização do conteúdo presente na página fazem com que o rankeamento do site melhore.
Além disso, também são atrativos para o visitante, que vai se localizar melhor em seu site. Uma página desorganizada e bagunçada faz com que, imediatamente, você perca aquele usuário. Portanto, é um ponto muito importante para aumentar seu tráfego e suas vendas.
URLs simples
Outro detalhe que pode passar batido mas é muito importante para estratégias de SEO marketing é o tipo de URL que seu site está utilizando.
Como falamos acima, as palavras-chave são muito importantes para seu posicionamento na primeira página do Google, e elas também entram na hora de formar uma URL para seus conteúdos.
Fica muito mais fácil encontrar seu site, seus produtos e os materiais relevantes ao utilizar URLs simples, com a palavra-chave de seu conteúdo.
Por exemplo, um visitante vai te achar de forma mais rápida ao procurar por seu produto se a palavra-chave estiver contida na URL. Fica muito mais simples achar sua empresa através de uma URL “www.exemplo.com.br/palavra-chave” em comparação a um endereço cheio de números e letras aleatórias.
Otimização para dispositivos móveis
Não é segredo para ninguém que, hoje, todo mundo está conectado através do celular. Seja em uma pausa no trabalho, em uma sala de espera ou simplesmente para passar o tempo, esse é um hábito hoje no mundo inteiro.
Portanto, é mais que necessário adaptar todo o seu conteúdo para este público. Já pensou se um visitante procura por seu produto, abre seu site e ele está todo desorganizado, pois sua equipe não planejou um layout para dispositivos móveis?
Todos esses detalhes fazem com que o usuário mantenha interesse ou não no conteúdo que sua empresa está apresentando.
Links internos
Uma estratégia que o SEO gosta muito é o uso de links internos em seus conteúdos. Isso mostra que seu site possui conteúdos diversos, o que classifica a página de sua empresa como importante para quem está buscando este tipo de material.
Dessa forma, o SEO vai reconhecer seus conteúdos como relevantes e seu posicionamento no Google vai aumentar ainda mais, atingindo ainda mais usuários.
BÔNUS: Como produzir textos bons para o SEO
A produção de conteúdo para que ele se adeque ao SEO e figure bem no Google pode parecer complicada, mas seguindo as estratégias corretas, é possível montar textos de qualidade.
Essa fase é importante para manter seu blog atualizado com conteúdos relevantes e que sejam confortáveis para a leitura do usuário, além de garantir uma boa posição no Google. Confira abaixo um infográfico com mais dicas sobre a produção de textos para agradar o SEO:
Conclusão
Para montar sua estratégia de marketing e impulsionar os negócios, é essencial incluir em seu plano o SEO marketing. Seguindo as dicas acima, sua empresa estará pronta para implementar um projeto completo que trará bons resultados para os negócios.
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