Marketing de Conteúdo: dicas para iniciantes + infográfico

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Se você ainda ainda não executa o marketing de conteúdo B2B na sua empresa, é hora de começar. Para muitas marcas B2B, o marketing de conteúdo fornece a base da sua estratégia de aquisição de novos clientes e a implementação de uma estratégia sólida e criativa pode trazer excelentes resultados.

Neste artigo vamos ensinar o que você precisa saber para impulsionar o crescimento do seu negócio B2B através do conteúdo e garantir um bom retorno das suas estratégias com marketing digital. O objetivo principal é colaborar com ideias práticas sobre como é possível gerar conteúdo para a sua empresa e fortalecer a presença da marca com foco na geração de oportunidades.

Mas, antes de começar: você sabe o que é Marketing de Conteúdo B2B?

O Content Marketing Institute define marketing de conteúdo como uma abordagem de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido com o objetivo final de impulsionar uma ação lucrativa do cliente.

O Google Trends mostra um crescimento relevante no volume de buscas por “marketing de conteúdo”, mas após a pandemia, quando o marketing digital se tornou necessário para o crescimento da maioria das empresas, a procura pelo termo dispara. O marketing de conteúdo é popular como canal de aquisição de novos leads porque ele realmente funciona.

Isso é ainda mais importante quando olhamos para empresas B2B, pois geralmente estamos falando de valores de pedido mais altos e contratos de prazo maior. Os consumidores não são descartáveis. Eles desejam ter a confiança de que estão trabalhando com o fornecedor certo de produtos ou serviços.

Construa a presença da sua marca com Marketing de Conteúdo B2B

O sucesso do business to business significa não apenas produzir um ótimo conteúdo, mas entender seu público, o que e como ele deseja consumir essas informações. Para te ajudar com isso, trouxemos as principais etapas do processo de marketing de conteúdo B2B:

  • Fazer pesquisas e montar uma estratégia;
  • Identificar e entender suas personas;
  • Compreender seu funil de vendas;
  • Definir metas para seus esforços de marketing de conteúdo;
  • Escolher táticas de promoção que você pode usar para distribuir seu conteúdo.

Como criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo B2B

O sucesso no marketing de conteúdo B2B depende da criação de uma estratégia eficaz. Para ter um visão clara sobre o que você deseja alcançar, você precisa entender os quatro elementos principais que devem ser levados em consideração:

Como criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo B2B
Como criar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo B2B. Fonte: Semrush.

Ter uma estratégia te impede de cometer um dos maiores pecados do marketing de conteúdo: trabalhar às cegas. 

O propósito de uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz ajuda você a dar direção, justificar o investimento e a ter um plano claro que pode ser executado e medido. É hora de começar.

Confira este post sobre marketing B2B que vai te ajudar a definir os objetivos certos para seu conteúdo.

Táticas de Marketing de Conteúdo B2B que realmente funcionam

Criar conteúdo B2B é importante, mas se ninguém descobrir que o seu conteúdo existe, você ficará desapontado com os resultados finais. Ter uma estratégia de promoção sólida é extremamente importante. A boa notícia é que existem diversos canais que podem ajudá-lo a apresentar seu conteúdo para o seu público. Vamos te mostrar alguns:

LinkedIn

Trabalhando com B2B você não pode deixar de utilizar o LinkedIn. A ferramenta tem 310 milhões de usuários ativos mensais. 90 milhões de usuários do LinkedIn são influenciadores de nível sênior e 63 milhões estão em cargos de tomada de decisão, de acordo com a Omnicore. O Brasil é 4º país com mais usuários.

A plataforma é ótima para compartilhar:

  • Opiniões e insights em formato de posts;
  • Conteúdo extenso e posts de blog;
  • Conteúdo em vídeo;
  • Divulgar e-books, materiais ricos e muito mais.

Instagram, Facebook e outras plataformas sociais

O Instagram e outras plataformas de mídia social têm públicos sólidos para promover seu conteúdo. No guia do Edu Costa você pode aprender como aproveitar as redes sociais. Elas podem não ter o mesmo impacto que o LinkedIn, mas podem ser ótimos para ampliar seu alcance para seu público-alvo. 

Anúncios Patrocinados

Quando pensamos em marketing de conteúdo, geralmente consideramos ele apenas um canal orgânico. Mas, ao fazer isso, você pode estar perdendo oportunidades de apresentar seu conteúdo para novos públicos.

Uma tática que você pode considerar é aproveitar a promoção paga no LinkedIn Ads, Facebook Ads e no YouTube. 

E-mail Marketing

Quando se trata de usar o e-mail como uma tática de promoção, você precisa construir sua lista de e-mails para ter um banco de dados de pessoas para distribuir seu conteúdo. Para isso, você pode:

  • Incluir uma caixa de inscrição de newsletter em seus materiais para atrair leitores;
  • Dar destaque a uma caixa de inscrição em todas as páginas do seu site
  • Coletar endereços de e-mail por meio de conteúdos como ferramentas e checklists

SEO

O SEO deve ser uma das partes centrais da sua estratégia de marketing de conteúdo B2B. Por quê?

Quando um conteúdo é ranqueado nos mecanismos de pesquisa para as principais buscas, ele pode enviar tráfego direcionado para o seu site, o que pode se transformar em clientes potenciais. Por isso, é importante que cada conteúdo seja criado com o objetivo de direcionar o tráfego orgânico e obter uma posição elevada nas páginas de resultados dos motores de busca.

Ao pesquisar tópicos e ideias de conteúdo, você pode usar a ferramenta Keyword Magic para obter ideias rápidas e ajudá-lo a encontrar as palavras-chave certas para trabalhar.

Encontre as melhores palavras-chave para criar os seus conteúdos de marketing B2B.
Encontre as melhores palavras-chave para criar os seus conteúdos de marketing B2B. Fonte: Semrush.

Parcerias

Parcerias podem ajudar a distribuir o seu conteúdo de várias maneiras diferentes. Você pode considerar a parceria com empresas que são complementares (e não concorrentes) para:

  • Elaborar um infográfico ou e-book juntos;
  • Fazer um webinar juntos;
  • Fazer um podcast juntos;
  • Escrever guest posts para seus blogs.

A vantagem é que ambas as partes ganham sendo apresentadas ao público da outra, e geralmente há o dobro dos esforços de promoção também. Pense com quem pode fazer sentido fazer uma possível parceria e vá atrás dessas empresas. Mande e-mail, ligue, chame algum colaborador no LinkedIn. Comece. O “não” você já tem.

Confira o infográfico “6 excelentes ideias de conteúdo para B2B“

Para lhe ajudar nessa missão de começar a criar o seu marketing de conteúdo B2B, trouxemos um infográfico do blog Contentools com 6 ideias de conteúdo que irão te auxiliar a atrair e engajar um público qualificado, confira:

Excelentes ideias de conteúdo para marketing de conteúdo B2B.
6 excelentes ideias de conteúdo para marketing de conteúdo B2B. Fonte: Blog Contentools.

Conclusão

O marketing de conteúdo B2B oferece uma grande variedade de benefícios para ter sucesso e já é praticado por muitas campanhas de negócios. 

Aproveite para entender como você pode desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo B2B para clientes existentes e potenciais usando diferentes formatos de conteúdo. E se você acha que já tem bastante conteúdo produzido, pense em adaptar para novos formatos. 

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a gerar novas ideias de conteúdo para seu negócio. Para receber mais atualizações sobre temas de marketing, assine a nossa newsletter.

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