Começar um blog do zero não é tarefa fácil. Se sua marca não for conhecida, é complicado conseguir muitas visualizações e acessos logo no início, mesmo com conteúdo de qualidade e experiência prévia. Por isso, muitos profissionais buscam parceiros para fazer guest post.
Esse método é fundamental e ajuda muito quem está começando. Dessa forma, seu blog estará sendo alimentado por vários posts relevantes. Enquanto isso, você também aumentará seu alcance com a presença em outros sites.
Quer saber o que é guest post e quais suas maiores vantagens? Confira neste artigo!
O que é guest post?
A definição de guest post nada mais é que trocar textos com parceiros. Você pode escrever artigos para outro blog, o que lhe dará visibilidade. Às vezes, esses parceiros também podem oferecer textos para o seu próprio blog. Dependendo do alcance que eles possuem, isso é muito importante para seu desempenho.
Esses textos são todos do mesmo nicho. Assim, fica mais fácil performar em outros sites e trazer usuários interessados em seu conteúdo.
Todavia, não pense que você é o único beneficiado deste acordo. Se produzir um material de qualidade, o outro blog também vai ter uma boa performance entre seus leitores e utilizar cada vez mais seus textos. O resultado positivo vale para ambos os lados.
Qual a importância do guest post?
Além de trazer mais leitores para o seu conteúdo através de outros blogs, o guest post é importante para te dar credibilidade. Como você ainda está começando ou ainda não tem um público muito grande, apresentar conteúdo de especialistas conhecidos no mercado pode te ajudar a alavancar os acessos de seu blog.
E não se limite a apenas um parceiro. Procure outros blogs para fazer guest post para que seu alcance seja ainda maior.
Quer dicas de como achar o parceiro certo? Assista ao vídeo!
Vantagens do guest post
As vantagens de trocar seus textos com blogs parceiros por meio de guest posts são muitas. Aqui listamos cinco delas para você conhecer mais sobre essa prática e como ela pode ajudar seu blog a crescer.
Aumento de tráfego no seu blog
Como já foi citado anteriormente, o guest post é uma ótima forma de fazer com que os acessos do seu blog aumentem significativamente. Por estar falando de um assunto que os usuários do blog parceiro já conhecem, a chance de você ganhar views pelos seus próprios conteúdos é maior.
Por meio desse método, você ganhará seus próprios usuários fiéis e começará a aumentar o alcance de seu blog, conquistando ainda mais leitores orgânicos e consolidando sua marca no nicho.
Conversão de assinantes
Com o aumento de seu público através dos guest posts, você também poderá ver um crescimento significativo em assinantes de seus conteúdos. Isso é resultado de um material bom e completo. Portanto, é importante prezar pela qualidade de seus artigos.
Porém, conquistar assinantes via guest post não é fácil e nem garantido. Não quer dizer que eles virão automaticamente com os novos visitantes. O usuário só vai assinar sua newsletter se seu poder de persuasão for bom.
Claro que isso não significa enganar o leitor. É apenas uma estratégia para que ele realmente veja a necessidade de receber seus textos periodicamente.
É aí que entra a call to action (chamada para ação). Localizada no fim do texto, é uma forma de chamar seu leitor para assinar seu conteúdo. É uma forma de mostrá-lo como, após ler seu texto, ele pode se interessar por futuros posts e virar um leitor frequente.
Link building
O link building também é uma das vantagens de utilizar o guest post em seu blog.
A parceria com outros sites vai muito além da troca de artigos. Além disso, seu parceiro pode também linkar textos seus em alguns de seus conteúdos próprios. Isso ajuda no aumento do tráfego de seu site, além de ser bom para o SEO de ambos.
Claro, é necessário tomar cuidado com a quantidade de links para que o Google não considere como spam. Faça com que esse link leve para seus artigos mais relevantes para que você não seja penalizado desnecessariamente.
Utilize também links de blogs mais conhecidos, mesmo que você não tenha parceria com eles. Assim, a relevância de seu artigo aumenta ainda mais.
Bom relacionamento com influenciadores da área
Quanto mais conteúdos de qualidade você produzir para utilizar em guest posts, mais confiança seu blog vai ganhar entre os influenciadores de sua área. Dessa forma, seu nome será cada vez mais reconhecido entre os profissionais.
Isso também melhora cada vez mais seu relacionamento com os parceiros. No futuro, essa troca pode virar uma parceria de negócios e impactar positivamente seus lucros.
Além disso, seu número de leads também pode aumentar. Com o crescimento de acessos em seu blog, os clientes também virão. O uso de guest posts é eficaz para fazer crescer ainda mais sua empresa.
Posicionamento na área
Quanto mais suas visitas crescerem, maior seu blog vai ficar. Mantendo uma boa produção de conteúdo e relacionamento bom com seus leitores, isso pode fazer com que seu site vire referência na área.
Sua marca vai se expandir e trazer ainda mais lucros para sua empresa. Se posicionar bem no mercado fará com que ainda mais parcerias apareçam, fazendo com que seu próprio site seja mais reconhecido e cada vez mais procurado para realizar guest posts de outros criadores de conteúdo.
Dicas para produzir um bom guest post
Para se manter forte na área e aumentar cada vez mais o interesse dos leitores pelo seu conteúdo, é necessário produzir um post de qualidade. Você pode ser um bom escritor, mas precisa conhecer a estrutura de uma boa postagem para que ela seja cada vez mais visualizada e compartilhada, tanto entre seus leitores quanto entre os usuários de blogs parceiros.
Confira a seguir um infográfico com as melhores dicas de como produzir um post de qualidade:
Conclusão
Neste artigo, explicamos o que é um guest post, qual sua importância e suas maiores vantagens. Utilizar esse método vai fazer com que seu blog cresça ainda mais. É preciso ter paciência ao começar do zero, mas seguindo dicas de como produzir um bom post e procurar os parceiros certos pode te trazer resultados positivos.
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