O que é copywriting e como estruturar seu texto (+ e-book)

Criar conteúdo para campanhas publicitárias é um dos pilares para quem quer fazer marketing. E o uso do copywriting é uma das principais estratégias para essa etapa. Mas afinal, o que é copywriting?

Essa técnica é utilizada para a produção de textos que chamam o leitor e o induzem a conhecer seu produto. O profissional deve utilizar muito bem as estratégias de marketing para conseguir um bom resultado com seus materiais.

Além de colocar em prática todo o conhecimento em marketing digital, é preciso também seguir uma série de métodos específicos para o copywriting

Quer saber como fazer um bom texto e se destacar como copywriter no mercado? Confira neste artigo!

O trabalho do copywriter

Para ser um copywriter respeitado no mercado, é preciso ter bastante conhecimento nas práticas de marketing digital. Claro que, além disso, é mais que necessário ter uma boa escrita e saber o básico sobre montar um bom texto para um cliente.

Porém, antes de tudo é preciso responder à pergunta: o que é copywriting?

O copywriting é baseado na escrita persuasiva. Esse método é muito conhecido no meio do marketing, por se tratar de uma das bases para conquistar clientes. É dessa forma que o copywriter vai chamar o leitor para conhecer seu produto e convencê-lo de que sua empresa pode ajudá-lo.

No entanto, mostrar essa necessidade ao cliente nem sempre é fácil. Convencer alguém a confiar em seu produto ou serviço não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, estamos falando de confiança.

Acima de tudo, o trabalho do copywriter é mostrar que sua empresa está pronta para auxiliar os clientes. É convencer as pessoas de que seu produto é o melhor do mercado, sem deixar dúvidas. Além disso, tudo deve ser feito da forma mais clara possível.

Veja a seguir dicas de como construir um bom texto persuasivo:

Conhecimento do público

Essa estratégia é, definitivamente, o primeiro passo que qualquer equipe de marketing deve tomar para construir seu plano. Conhecer seu público é essencial para saber exatamente qual caminho suas campanhas vão percorrer.

Pular este passo faz com que sua empresa perca tempo e recursos, já que vai direcionar todas as estratégias para um público que não tem interesse em seu produto. E isso também é importante para o copywriter.

Para produzir um texto persuasivo, é preciso saber com quem você está falando. Imagine, por exemplo, uma empresa que vende peças de carro. O público para estes produtos é bem específico, certo? Portanto, o conteúdo deve ser direcionado apenas para quem possui interesse em peças de carro.

Outro exemplo são produtos para animais de estimação. A campanha teria de ser feita apenas para pessoas que possuem animais, e não um público geral. Dessa forma, você acaba atingindo pessoas com a grande chance de transformá-las em um lead qualificado.

Além disso, ao conhecer bem o público para quem está escrevendo, o copywriter acaba criando um tipo de afinidade com ele, mostrando que está interessado em resolver os problemas daquele nicho.

Ofereça materiais e outros conteúdos ao leitor

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Utilizar estratégias conhecidas no marketing te ajudam a definir o que é copywriting. Fonte: Freepik/rawpixel.com

A proximidade com o leitor também pode ser feita de outras maneiras. Oferecer conteúdos extra para que ele se sinta confortável em entrar em contato com sua empresa é uma das táticas usadas pelo copywriter.

Ao disponibilizar um material para a pessoa que está lendo seu texto, você se mostra solícito a ajudá-la. Este material pode responder a dúvidas ou fazer com que ele entenda melhor seu produto.

Dessa forma, você ganha a confiança deste leitor e ele se sente confortável para ceder seu contato à sua empresa, fazendo com que você consiga construir uma boa base de leads.

Assista o vídeo abaixo para entender mais sobre o marketing de conteúdo!

Mostre ao leitor por que ele deve confiar em você

Ganhar a confiança do leitor ao apresentar um produto a ele sempre é uma tarefa complicada. Afinal, quem garante que você está falando a verdade? Nessa etapa, é hora de deixar os clientes falarem por você.

Mostre depoimentos e cases de sucesso de sua empresa para que o leitor tenha a sensação de que você realmente está sendo sincero. 

Ainda, é muito mais fácil alguém acreditar em uma pessoa que já testou e aprovou seu produto. Essa é uma das formas mais simples de conquistar a confiança e garantir novos clientes para sua empresa.

Trabalhe com conteúdos limitados

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Criar senso de urgência é essencial para o copywriting. Fonte: Freepik/fabrikasimf

Utilizar da urgência para criar um gatilho em seu leitor é algo muito importante no marketing. Afinal, o que é copywriting se não persuadir o leitor para que ele se interesse em seu produto.

Claro que isso não quer dizer que o copywriter engana o leitor. As estratégias são apenas utilizadas para criar um senso de necessidade em sua persona, que vai buscar ainda mais informações sobre seu produto e, enfim, se tornar um cliente.

Oferecer conteúdos limitados, por exemplo, faz com que seu público-alvo sinta a necessidade de garanti-lo pelo simples fato de ele ser disponibilizado apenas para algumas pessoas.

Portanto, utilizar materiais como e-books ou cursos online é muito importante nesta etapa. Disponibilize uma pequena quantidade desses conteúdos para o cliente e deixe claro que, em algum momento, ele vai se esgotar. Assim, você chama a atenção do leitor e faz com que ele mesmo busque saber mais sobre seu produto.

E-BOOK: Como atrair o público pelo ciclo do encantamento

Para conquistar mais clientes para sua empresa, é preciso utilizar tudo que o marketing digital tem a oferecer. Desde a definição do público-alvo até o modo correto de abordá-lo, tudo deve ser muito bem calculado antes de colocar o plano em prática.

Com o e-book Ciclo do Encantamento, produzido pela B2B Master, você vai entender como acelerar o crescimento de sua empresa com ferramentas essenciais para o marketing. 

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Conclusão

Conhecer estratégias de marketing digital é essencial para entender o que é copywriting. Além disso, é preciso seguir uma série de etapas para garantir que os textos produzidos pelo copywriter sejam de qualidade e tragam mais clientes para a empresa.

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