O marketing digital é uma ótima forma de alavancar as vendas da sua empresa e aumentar o alcance dos seus produtos ou serviços. E ele possui diversas ferramentas que podem te auxiliar a conquistar ainda mais clientes. Uma delas é a newsletter.
Se o seu objetivo é atingir cada vez mais pessoas de seu nicho e aumentar o interesse pelos produtos que sua empresa oferece, a newsletter é uma boa forma de começar a captação desses novos clientes.
Confira neste artigo dicas de como montar uma newsletter para atrair novos clientes.
Além disso, veja no vídeo abaixo como fazer marketing de conteúdo de qualidade para sua empresa:
O que é a newsletter?
Afinal, do que se trata uma newsletter? Para que ela serve?
A newsletter é um boletim de informações sobre seus produtos e serviços. Ela é distribuída para todas as pessoas que, de alguma forma, cadastraram seus contatos em uma landing page disponível em seu site.
Dessa forma, elas permitem que você as informe sobre diversos tópicos referentes à sua empresa, como novidades no catálogo de produtos, novos serviços oferecidos e até mesmo novos conteúdos produzidos.
O uso das newsletters faz com que o cliente fique ainda mais conectado com sua empresa. Essa ação pode resultar em uma maior facilidade na hora de fechar negócio novamente, além de ser importante para os dois lados manter uma boa relação.
Mas por onde começar? Como fazer uma newsletter que dê resultados e ajude seu relacionamento com o cliente? Confira a seguir!
Conteúdo e público-alvo
Primeiramente, é preciso saber qual vai ser o conteúdo que estará em sua newsletter. Também é importante saber o público para qual esse conteúdo será direcionado para que, assim, ele atraia o cliente.
Nessa etapa, podem ser implantadas diversas estratégias de marketing para manter novos clientes interessados ou atrair clientes antigos que não interagem mais com sua empresa.
O conteúdo de sua newsletter pode ser um cupom de desconto ou uma lista de produtos que estão em promoção no catálogo.
Outra alternativa são os conteúdos informativos. Mostre em sua newsletter que o site de sua empresa possui textos e materiais que podem ser pertinentes na hora da compra de um produto e que podem auxiliar ainda mais o cliente na hora de responder suas dúvidas.
Isso mostra que sua empresa está empenhada em atender o cliente da melhor forma, o que aumenta ainda mais seu relacionamento com ele.
São diversas formas de criar conteúdo para uma newsletter. Tenha um plano bem elaborado em mente para adequar suas necessidades ao que você quer mostrar ao cliente.
Ferramentas para a criação de newsletters
Por se tratar de um modelo bem comum de fazer marketing digital, já existem muitas ferramentas que te auxiliam na hora de montar e enviar uma newsletter.
Essas ferramentas não somente enviam o conteúdo, como também analisam dados dos usuários que acessaram sua newsletter, disponibiliza templates diversos que melhor se encaixem em sua ideia, além de muitos outros aspectos feitos para te ajudar.
Uma das plataformas mais famosas de envios de newsletter é a MailPress. Simples e funcional, ela faz parte das ferramentas do WordPress, o que por si só já exalta sua qualidade.
O Google também possui sua própria ferramenta de envio de newsletter: a FeedBurner. Esta plataforma, focada na distribuição de artigos, permite que o leitor abra os textos diretamente em seu e-mail, sem precisar acessar uma segunda página para receber seu conteúdo.
Igualmente, outras ferramentas que valem a pena ser checadas são: GetResponse, Aweber e TrafficWave.
Disparo da primeira newsletter
Enviar sua primeira campanha é um grande passo e seus resultados devem ser minuciosamente analisados para melhorias futuras. Algumas ferramentas te deixam realizar testes antes de enviar seu conteúdo para os clientes, o que permite que você veja com antecedência o que a inteligência artificial tem para apontar de bom e de ruim em sua newsletter.
Dessa forma, você saberá bem o que enviar e o que deixar de lado durante o disparo de sua newsletter. Isso economiza tempo e faz com que a taxa de leitura dos clientes seja maior.
Análise de resultados
Após os primeiros disparos, é essencial analisar todos os resultados que as ferramentas de envio te disponibilizam. Somente dessa forma você saberá o que está dando certo e quais estratégias não estão funcionando na produção de sua newsletter.
Acima de tudo, esses dados precisam ser analisados, independente da quantidade de resultados bons ou ruins. Dessa forma, você poderá levantar quais pontos precisam de melhoria e, assim, sua equipe atenderá melhor às necessidades dos clientes.
Realização de testes A/B
Essa estratégia no envio de newsletters é essencial para saber o que mais atrai seu cliente. Além disso, os testes A/B também podem auxiliar sua equipe na hora de balancear o que está dando certo e errado na produção deste conteúdo.
Existem diversas formas de realizar esses resultados. Uma delas é utilizar diferentes cores no layout de sua newsletter. Algumas pessoas têm o olhar atraído por cores mais quentes, enquanto outras preferem cores mais frias. Tudo isso depende do gosto do cliente e te dará uma base de como abordá-los da melhor forma.
Outra maneira de realizar testes A/B é a mudança de título de uma newsletter para a outra. Veja qual chamada atrai mais o cliente e passe a utilizar essa estratégia para garantir melhores resultados no futuro.
Da mesma forma, uma dica para quem quer realizar testes A/B em suas newsletters é o uso de imagens diferentes em cada uma delas. Analise qual aspecto visual mais chamou a atenção de seu leitor e crie um plano estratégico em volta disso, utilizando o mesmo formato para futuras campanhas.
Tudo isso influencia na hora de conquistar um cliente através de sua newsletter.
INFOGRÁFICO: Dicas para construir uma boa newsletter
Além de aprender como fazer uma boa newsletter, você também precisa seguir essas dicas valiosas para que o conteúdo seja de qualidade e chame a atenção de seu leitor. Confira abaixo um infográfico com os principais pontos que devem estar em sua newsletter para que ela seja completa!
Conclusão
Construir uma newsletter que chame a atenção de seu cliente é essencial para que ele mantenha uma boa relação com sua empresa. Utilizar as estratégias corretas e as ferramentas recomendadas para este conteúdo faz com que seu negócio se sobressaia em relação aos concorrentes.
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