Marketing orgânico: como aumentar o tráfego de seu site + bônus

marketing orgânico

Obter um grande número de visitantes em um blog ou site é o sonho de toda empresa. Afinal, quanto mais tráfego, maior o número de clientes. Melhor ainda se tudo isso foi conquistado através do marketing orgânico, certo?

No entanto, para fazer o marketing orgânico funcionar para sua empresa, são necessárias diversas estratégias. Elas vão desde a criação de um bom conteúdo até a forma como ele é distribuído para as pessoas.

Quer entender por que é importante gerar marketing orgânico para seu negócio? Confira neste artigo!

A importância do marketing orgânico

Ao se falar de marketing orgânico, é quase impossível não compará-lo com o método de compra de anúncios. Afinal, faz mais sentido gastar recursos para atingir diversos públicos através de propaganda paga. Porém, não é bem assim na prática.

O marketing orgânico, além de ser econômico, vai te trazer resultados por muito mais tempo.

Vamos falar um pouco sobre os benefícios do marketing orgânico.

Custo-benefício

marketing orgânico
O uso de poucos recursos financeiros é um dos pontos positivos do marketing orgânico. Fonte: Freepik/pressfoto

O primeiro tópico é também o mais importante: o custo. Essa é uma etapa muito valiosa para empresas. Ainda mais para os pequenos negócios que ainda estão começando e não possuem um orçamento alto.

Além disso, o tráfego orgânico faz com que apenas pessoas realmente interessadas em seus produtos cheguem até ele. Dessa forma, você evita gastar dinheiro com anúncios que não convertem em vendas.

Escalabilidade

Esta parte também se encaixa na parte do orçamento. Isso porque, se você não continuar alimentando os anúncios pagos, eles vão parar de gerar resultados. Ou seja: quanto mais anúncios você quiser fazer, mais dinheiro terá que gastar.

Já o marketing orgânico é exatamente o contrário. Quanto mais tráfego você tiver em seu site, menos recursos vai precisar gastar para manter este movimento. Tudo isso porque a procura orgânica faz com que seu site seja visto como relevante pelo Google e obtenha um bom rankeamento.

Relevância

Ao pesquisar algo no Google, é comum que apareça um anúncio pago bem no início da página antes do restante dos sites. Algumas empresas podem achar isso uma maravilha. No entanto, pense bem na impressão que o público vai ter dessa estratégia.

Aquela publicidade paga localizada bem no primeiro lugar da página de pesquisa deixa explícito que o anunciante está tentando te vender algo. Aos olhos do público, isso pode ser algo negativo, já que diminui a confiança pelo fato de a pessoa se sentir forçada a acessar aquele conteúdo.

É mais comum que o acesso seja feito em sites que estão rankeados organicamente na primeira página do Google. 

Duração

Se para manter uma campanha paga você precisa desembolsar uma grande quantia de dinheiro, no tráfego orgânico acontece o contrário. Os resultados obtidos pelo marketing orgânico não têm fim.

No entanto, para que isso aconteça, é necessário se manter relevante. Produza conteúdos frequentes e de qualidade. Somente dessa forma o tráfego orgânico vai funcionar e seu site vai figurar na primeira página do Google por um bom tempo.

Relacionamento

marketing orgânico
O marketing orgânico melhora seu relacionamento com o cliente. Fonte: Freepik/tirachardz

Apesar de poder te trazer muitos prejuízos, o marketing pago não deve ser descartado. É apenas recomendado que ele seja feito com cuidado. Ao tentar realizar uma venda imediata, por exemplo, ele é essencial para que o resultado seja positivo.

Porém, se a intenção de sua empresa for fazer uma negociação mais próxima do cliente, fazendo com que você acompanhe todo o processo e no fim ele seja fiel a você, o tráfego orgânico é essencial.

Essa dica engloba as fases de escalabilidade e relevância. Fazer com que seu lead acredite em você e construa uma relação com sua empresa é muito importante e é uma estratégia valiosa para quem quer vender mais.

Dicas para gerar tráfego orgânico

Como dito anteriormente, para gerar cada vez mais tráfego para seu site de forma orgânica, a produção de conteúdo é essencial. Portanto, somente alimentando sua página com materiais relevantes é que sua empresa vai aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Confira essas dicas de como conseguir mais tráfego orgânico:

SEO

Ao se falar de rankeamento no Google, é impossível não falar de SEO. A Search Engine Optimization é a estratégia de otimização de mecanismos de busca. Ela é responsável por organizar todo o conteúdo de sua página para que ela seja vista como relevante pela plataforma de pesquisas.

Somente se adequando ao SEO você vai conseguir figurar entre os primeiros sites do Google, conseguindo ainda mais tráfego orgânico.

Tem um site novo e quer saber como fazer SEO? Assista o vídeo abaixo!

Utilize as mídias sociais

marketing orgânico
O bom uso das redes sociais é uma das estratégias do marketing orgânico. Fonte: Pixabay

Quem quer fazer marketing sabe que uma das principais estratégias é usar as redes sociais. Além do alcance ser enorme, já que a divulgação pode ser feita em diferentes plataformas, aborda o público de uma forma mais leve e descontraída.

Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é essencial para qualquer empresa que utiliza estratégias de marketing digital para crescer. Você só conseguirá manter o tráfego orgânico de seu site se alimentar seus visitantes com materiais relevantes para seu nicho.

Por conta disso, é importante logo de início definir um alvo. Dessa forma, sua equipe vai produzir materiais que sejam de interesse de seu público. 

Além disso, é muito importante não se prender apenas em um tipo de produção. Manter seu blog atualizado, mas busque também outros tipos de conteúdo para seu público. Materiais diversos como e-books, podcasts e infográficos fazem com que a informação seja repassada de forma leve e mais dinâmica.

BÔNUS: Kit de ferramentas para marketing de conteúdo

Se você busca aumentar seu tráfego produzindo conteúdo para seu site, deve utilizar as estratégias corretas. Assim, sua empresa garante um bom resultado.

Acesse o Kit para marketing de conteúdo, produzido pela Rock Content, e saiba quais as ferramentas mais utilizadas para gerar mais conteúdo para sua página.

marketing orgânico
Saiba como melhorar sua produção de conteúdos e impulsionar o marketing orgânico de sua empresa. Fonte: Rock Content

Conclusão

Em suma, ao montar uma estratégia de marketing, é preciso definir bem qual caminho seguir. Decidir entre o tráfego pago e o marketing orgânico pode não ser uma tarefa fácil. Contudo, com essas dicas, sua empresa vai poder se dedicar mais ao cliente sem gastar muitos recursos.

Gostou deste artigo? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.