Utilizar as redes sociais para impulsionar resultados é uma grande estratégia e uma das mais utilizadas no marketing. Explorar as diversas mídias é essencial para toda empresa e criador de conteúdo. Uma das frentes mais poderosas nesse aspecto é fazer o marketing digital no Youtube.
Por se tratar de uma rede extremamente utilizada atualmente – a plataforma possui mais de 2 bilhões de usuários – o Youtube acaba sendo uma ferramenta para quem quer aumentar o alcance de sua marca.
Confira a seguir qual a importância de se fazer marketing digital no Youtube e dicas de como performar na plataforma e aumentar o engajamento de sua marca:
O Youtube como plataforma de marketing digital
Assim como outras redes sociais, o Youtube é um grande aliado de quem quer crescer no mercado e posicionar sua marca diante dos concorrentes. Segundo pesquisa realizada pela Resultados Digitais, o brasileiro gasta cerca de 3 horas e 42 minutos do seu dia utilizando redes sociais.
A principal rede utilizada no país é o Facebook, com 130 milhões de usuários. Logo em seguida vem o Youtube, com 127 milhões. Falando em números globais, a plataforma de vídeos é o segundo site mais visitado do mundo, ficando atrás somente do Google.
Com isso, já dá para perceber que o alcance da plataforma é gigantesco. Portanto, a oportunidade para empresas é gigantesca para quem quer fazer marketing digital no Youtube. São diversas possibilidades para fazer sua empresa crescer.
Veja no infográfico abaixo mais informações sobre os usuários do Youtube:
Estratégias essenciais para crescer no Youtube
Assim como em qualquer outra rede, o Youtube também tem suas principais estratégias para que o conteúdo ali postado dê resultado. Não se trata apenas de gravar um simples vídeo e colocá-lo na plataforma. Primeiramente, é necessário ter um plano de marketing em mente.
A seguir, listamos as principais dicas para quem quer fazer marketing digital no Youtube:
Produção de conteúdo relevante
Ao produzir conteúdo, seja em vídeo, texto ou áudio, ele vai atingir uma certa quantidade de pessoas. Porém, não se trata apenas de números. É necessário disponibilizar um material que seja relevante para seu público-alvo.
Após definir sua persona, defina também o tipo de conteúdo que sua empresa vai produzir para o canal. Ele deve ser informativo e, ao mesmo tempo, de interesse de seus clientes. Dessa forma, ele vai performar bem e garantir ainda mais leads para sua empresa.
Nessa etapa, é importante pesquisar as tendências do mercado e aplicá-las no tipo de conteúdo que sua empresa já produz. Após alinhar estes dois aspectos, é hora de colocar a mão na massa.
Engajamento da audiência
Manter um bom relacionamento com o cliente é essencial para que a empresa tenha bons resultados e consiga ainda mais vendas. Sobretudo, no marketing das redes sociais não é diferente. Se manter conectado com todos os usuários que consomem seu conteúdo é necessário para que o engajamento não diminua.
Um exemplo de como manter essa relação no Youtube é responder aos comentários deixados em seus vídeos. Sejam eles dúvidas, elogios ou críticas, é preciso mostrar que a equipe por trás daquele conteúdo se importa em estar conectado com os usuários.
Ainda, é importante pedir a opinião dos inscritos sobre aspectos como assuntos abordados nos vídeos, visual do canal, tipos de conteúdo produzidos etc. Assim, sua empresa deixa claro que está interessada em manter uma boa relação com o cliente.
Produza um roteiro de qualidade
No momento de criar um vídeo para o Youtube, tome cuidado com o improviso. Essa pode ser uma estratégia que dê certo para alguns criadores de conteúdo, mas para produzir um material institucional ou explicativo, é melhor se ater aos detalhes de um bom roteiro.
Contudo, é preciso que a equipe de marketing pesquise bem sobre o assunto a ser abordado. Somente dessa forma o roteiro será feito com qualidade, sem deixar de fora informações essenciais para o conteúdo que sua empresa está disponibilizando aos clientes.
Além disso, é fundamental adequar o roteiro às pessoas que aparecerão no vídeo e ao conteúdo que será abordado. O vídeo pode ser tanto casual quanto manter formalidades. Porém, é importante que o texto lido seja de qualidade.
Do mesmo modo, a criação do roteiro também conta com elementos visuais que aparecerão no vídeo. Portanto, escolher um local que tenha harmonia com o assunto ou até mesmo um lugar padrão da empresa para garantir a identidade visual do canal também interferem em seu engajamento e devem ser notados no momento de produção.
Os principais canais para quem quer aprender marketing digital no Youtube
Além de utilizar essas dicas, muitos canais também ensinam como fazer marketing digital no Youtube. Eles contam com diversos vídeos educativos e explicativos sobre como melhorar seus resultados através do marketing. Confira alguns exemplos:
Resultados Digitais
O canal da Resultados Digitais conta, atualmente, com 141 mil inscritos. Seu engajamento ajuda milhares de pessoas a impulsionarem suas marcas no mercado e descobrirem as principais tendências do marketing atual.
Sugestão de vídeo:
E-commerce Brasil
Com mais de 62 mil inscritos, o canal da E-commerce Brasil amplia o alcance do portal que oferece conteúdos sobre vendas e marketing digital para todo o país. Os principais conteúdos listados são webinars e cases de especialistas do mercado.
Sugestão de vídeo:
Fábio Ricotta
Reconhecido como uma das principais referências do marketing digital brasileiro, Fábio Ricotta possui 34 mil inscritos em seu canal. Com conteúdos bem didáticos, o empresário ensina diversas estratégias para quem quer aprender marketing pelo Youtube.
Sugestão de vídeo:
Mirago
O canal apresentado por Ludy Amano e Daniel Dal’laqua já tem mais de 43 mil inscritos e responde a diversas dúvidas do mercado de marketing digital. Os vídeos são simples e explicativos, ideais para ajudar sua empresa a formar um bom plano estratégico.
Sugestão de vídeo:
Conclusão
O Youtube, assim como outras redes sociais, é um grande aliado de empresas que buscam crescer através do marketing digital. Portanto, seja pelo seu grande alcance ou pela facilidade de produzir um conteúdo simples e que dê resultados, é preciso montar um plano estratégico que conte com o marketing digital no Youtube.
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