O que é Marketing B2B? Quais as melhores estratégias?

Você sabe o que é Marketing B2B? O conhecimento nesta área é imprescindível para empresas que buscam vender seus produtos e serviços a outras empresas. É muito importante se alinhar às necessidades do mercado para desenvolver as melhores estratégias de vendas para seus clientes.

Segundo estudo realizado pela Intelligenzia, no Brasil, quase 50% das empresas não possuem estratégia de Marketing definida, o que causa impacto direto na relação com os clientes e no balanço no fim do mês. 

Empresas grandes e consolidadas no mercado possuem um departamento interno justamente para atender todas as suas demandas de Marketing. Já empresas menores buscam consultorias com agências especializadas no assunto.

No fim das contas, o uso de estratégias de Marketing se mostra essencial para obter sucesso no mercado atualmente, principalmente se falando do modo Business to Business. 

Mas o que é Marketing B2B? Como ele funciona e como ele pode ajudar sua empresa?

Antes de tudo, é importante saber a diferença entre os diversos tipos de negócio disponíveis para serem explorados.

O modelo B2C – Business to Client – trabalha exclusivamente para atender o cliente final. Seus produtos e serviços são oferecidos a quem vai consumi-los, sem a necessidade de uma empresa intermediária.

Já o modelo B2B pode ser considerado o “antecessor” do B2C. Isso porque é o modo de venda de empresas para empresas, método utilizado antes de buscar o cliente final. 

O que é Marketing B2B?

Agora que sabemos a diferença entre os dois métodos de negócios, fica mais fácil entender quais as melhores estratégias de vendas para empresas B2B.

O Marketing B2B se baseia, principalmente, na necessidade de compra do cliente.

Por se tratar de venda de empresas para empresas, o modelo de vendas é completamente diferente em comparação ao B2C.

Isso porque as necessidades são diferentes. Enquanto no modelo B2C o cliente é atraído por produtos populares e por estratégias que mostram que aquela compra é necessária para suprir seu desejo, no B2B a história é diferente.

No modelo de vendas B2B, a prioridade da empresa-cliente é o lucro. Sua necessidade difere do cliente B2C, pois ela também vai vender aquele produto posteriormente. Assim, não pode realizar compras no impulso ou simplesmente para atender sua “vontade”. O objetivo é o lucro que a empresa terá com aquele material.

Portanto, a abordagem do Marketing B2B e B2C são completamente diferentes. 

Confira o que é preciso para ter uma boa estratégia nas vendas de empresas B2B.

Público-alvo

O que é Marketing B2B e quais as melhores estratégias?
O que é Marketing B2B e quais as melhores estratégias? Foto: Freepik/8photo

A primeira tarefa do Marketing e a mais importante é conhecer seu público-alvo. Assim, todos os outros processos ficam mais fáceis, pois a equipe sabe para quem irá direcionar suas campanhas.

Saber quem é seu público-alvo faz com que sua empresa conheça as necessidades do cliente, o que facilita na hora de fazer o primeiro contato e manter uma boa relação para futuros negócios.

Conhecimento do produto

Para ser um bom vendedor, não basta apenas possuir habilidades comunicativas. É extremamente importante que o profissional saiba o valor do produto que está vendendo.

Além de saber o valor para a própria empresa, ele também deve saber qual a demanda daquele produto para seu cliente. Afinal, se o cliente não enxergar a necessidade do produto para sua própria empresa, ele não vai fechar negócio.

Também é importante esclarecer todas as dúvidas do cliente para que ele não fique receoso no momento da compra. Conhecer seu produto também mostra firmeza para o cliente.

Presença nas redes sociais

 O Marketing B2B nas redes sociais.
O Marketing B2B nas redes sociais. Foto: Freepik/rawpixel.com

Não é segredo que as redes sociais são as principais responsáveis pela comunicação nos dias de hoje. Sua marca cresce cada vez mais quando você se posiciona no mercado.

Uma das principais plataformas para divulgação da sua empresa é o Youtube. A produção de vídeos para seu canal pode conquistar ainda mais clientes, já que é possível apresentar seu produto de forma detalhada para que potenciais consumidores tenham interesse por ele e façam o primeiro contato com sua empresa.

Assim como o Youtube, o Instagram também é uma rede social que aumenta suas chances de atingir clientes. Sua simplicidade e proximidade com o público o tornou uma das maiores ferramentas do Marketing Digital atualmente. 

Produção de eventos

Os eventos são muito importantes para o Marketing de sua empresa. Afinal, ele engloba tudo o que seu negócio quer oferecer ao cliente, desde a apresentação de como funcionam os produtos até o aumento da relação entre empresa e consumidor.

Além de reunir clientes e possíveis parceiros, os eventos também podem contar com palestras de consumidores e especialistas para dar mais credibilidade ao produto que está sendo oferecido.

Produção de conteúdo

Em todas as vertentes do Marketing, é imprescindível a produção de um bom conteúdo para que seu cliente entenda como funciona sua empresa e, principalmente, o produto que você oferece ao mercado.

Portanto, é extremamente importante que sejam produzidos constantemente conteúdos que explicam o uso de seu produto e quais seus benefícios. Além de funcionarem como um método de aculturamento, produzir conteúdos também faz sua empresa se aproximar dos clientes.

Um dos exemplos é o e-mail marketing, que pode ser utilizado tanto para promoções e datas comemorativas como também para a assinatura de newsletter pelo seu cliente.

A produção de posts para blogs também é importante, pois é um dos meios do cliente se familiarizar com os produtos de sua empresa, além do funcionamento do seu negócio.

Infográficos e e-books também são uma boa forma de apresentar conteúdo, já que atraem os clientes pelos seus elementos visuais e linguagem simples e direta.

Também é preciso manter as redes sociais atualizadas com todos esses materiais, desde os mais simples até os mais elaborados.

Tudo isso contribui para que o cliente tenha uma boa imagem de sua empresa e queira estabelecer uma boa relação.

Conclusão

Para estabelecer sua empresa B2B no mercado, é preciso ter uma boa estratégia de Marketing. Um projeto elaborado fará com que sua marca seja reconhecida pelos clientes e criará uma boa relação entre empresas, o que pode gerar uma parceria de longa data.

Já pensou em realizar uma consultoria para saber quais as melhores estratégias para sua empresa? A B2B Master pode te auxiliar a estabelecer um projeto de Marketing B2B que vai alavancar seu negócio. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.