Landing pages: como criar uma que dê resultados (+ bônus)

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As landing pages são ferramentas muito importantes para quem trabalha com marketing digital ou quer implantar uma estratégia de marketing em sua empresa. No entanto, sua taxa de conversão só é boa se a equipe responsável fizer um bom trabalho.

Isso vai além de uma simples criação. Montar uma landing page envolve um bom design, criação de conteúdo de qualidade, necessidade do cliente e mais uma série de fatores que afetam seu resultado final.

Quer saber mais sobre como criar uma landing page que converta? Confira as dicas neste artigo!

O que são landing pages?

A landing page nada mais é do que uma “página de destino”. Pode ser, por exemplo, a página inicial de um blog ou de um site de compras. 

Porém, no marketing digital, a landing page é utilizada para converter seus acessos em leads. 

Ela funciona como um formulário oferecido na hora de baixar algum conteúdo de seu site. Ao disponibilizar um ebook ou um curso, por exemplo, é essencial saber quem está interessado em baixar aquele material, afinal é alguém que se sentiu atraído pelo seu produto.

Ao pedir o e-mail e informações de contato dessa pessoa em troca de seu conteúdo, sua empresa estará construindo uma boa base de leads a serem prospectados no futuro. 

Portanto, é muito importante criar landing pages para a distribuição de seus conteúdos. Assim, seu público-alvo acaba sendo definido de forma mais fácil e sua empresa terá uma lista de possíveis clientes disponíveis somente com essa ferramenta.

Confira o infográfico a seguir!

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Criar uma landing page de qualidade pode fazer a diferença para sua empresa. Fonte: Resultados Digitais

Dicas de como criar uma landing page que converte

Criar a landing page e colocá-la no ar pode parecer simples, mas na realidade envolve uma série de etapas que devem ser seguidas. Dessa forma, sua empresa economiza tempo e dinheiro, podendo converter ainda mais e atrair cada vez mais clientes.

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Exemplo de landing page da B2B Master.

Confira as 10 dicas abaixo para criar uma landing page que dê resultados para sua empresa!

Títulos simples e diretos

Essa é uma das etapas mais difíceis na criação de uma landing page. Isso porque o título é fator chave e pode fazer com que seu visitante se sinta desinteressado e não preencha o formulário.

Crie títulos simples que vão direto ao assunto e mostram ao leitor a objetividade de seu conteúdo. Dessa forma, ele vai ser atraído pelo seu material.

Texto objetivo

Assim como os títulos, o texto contido em sua landing page deve ser objetivo e simples de ler. Não coloque elementos técnicos ou qualquer conteúdo extenso que esteja presente no material que você está oferecendo.

Preze pela brevidade, seja direto e tente responder às dúvidas do usuário sem que ele perca o interesse.

Use as cores certas

Utilizar cores chamativas para prender a atenção de quem está visitando seu site é uma boa alternativa. Mas pense: ela combina com o conteúdo que você está disponibilizando?

Escolher as cores vai além de chamar a atenção. Deve ser uma etapa que tenha a ver com seu site, seus serviços e produtos. Use cores que combinem com a identidade do seu site.

CTA persuasiva

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A call to action é um elemento essencial para que sua landing page performe bem. Fonte: Freepik/freepik

A call to action da landing page é parte essencial para que ela converta e apresente bons resultados. Portanto, faça uma CTA de qualidade, que seja direto e chame a atenção do visitante. 

Não permita que o CTA deixe dúvidas. Utilize chamadas como “Receber ebook”, “Quero acessar o conteúdo”, “Agende sua consulta”, entre outros. Assim, você chama o usuário para conferir seu material ou serviço de forma mais direta.

Tome cuidado com o número de links e botões

A landing page é essencial para a conversão de um visitante para lead. Portanto, deve ser simples e objetiva. Adicionar muitos links e botões faz com que ela fique poluída e pode chegar a confundir o usuário.

Dessa forma, coloque apenas links necessários, que não tirem a atenção do visitante. Se a página estiver muito cheia, ele nem chegará a notar seu call to action, que deve ser o mais importante de sua landing page

Uso de vídeos

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Uma boa estratégia é utilizar vídeos em sua landing page. Fonte: Freepik/starline

Selecionar vídeos que expliquem mais o conteúdo daquele material que você está oferecendo é uma boa estratégia. É também um modo de responder a todas as dúvidas do cliente e chamá-lo para seu CTA.

Mas lembre-se de disponibilizar vídeos curtos e diretos, que não tomem muito tempo do visitante para que ele não se sinta cansado e desista de acessar seu conteúdo.

Mostre que outras pessoas também se interessaram

Quando você mostra ao seu visitante que outras pessoas também preencheram aquele formulário e se interessaram pelo seu conteúdo, ele se sente mais tranquilo e confia ainda mais no serviço que sua empresa está oferecendo.

A aprovação de outros faz com que mais pessoas acreditem que aquele material pode ajudá-los, o que aumenta ainda mais a conversão de sua landing page.

Confira como criar landing pages (com exemplos para usar de inspiração)!

Ofereça testes grátis de seu serviço

Ao disponibilizar pequenos testes de seus produtos ao público, o usuário pode ver do que realmente se trata. Além disso, é como se você estivesse oferecendo um prêmio para que ele acesse o CTA.

Funcionamento no mobile

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É importante que sua landing page funcione em diferentes dispositivos. Fonte: Freepik/freepik

É preciso estar atento ao funcionamento correto de suas landing pages. Uma página que não carrega ou perde elementos quando acessadas de dispositivos que não sejam um computador podem fazer com que você perca acessos.

Verifique se as landing pages funcionam corretamente no mobile. Pode ocorrer de o cliente acessar seu site pelo celular e parar em sua landing page. Se ela não estiver bem organizada e com a formatação correta para o dispositivo, ele certamente vai perder o interesse. 

DICA EXTRA: Interaja com seu cliente

Utilize ferramentas de interação para que o usuário fique mais tempo em seu site e esteja mais envolvido com seu conteúdo.

Caixas com perguntas, análises baseadas no site de sua empresa ou até mesmo jogos interativos fazem com que o conteúdo de suas landing pages fiquem mais leves e chamem mais atenção.

Esse é um passo opcional, mas pode ajudar a conquistar ainda mais clientes.

Conclusão

Seja qual for o produto que você está oferecendo ao cliente, uma landing page com elementos chamativos e objetivos pode te ajudar a converter este visitante em um lead e, posteriormente, em um cliente.

Seguir essas dicas vai melhorar ainda mais o desempenho de sua landing page e fazer com que sua empresa conquiste uma boa base de clientes. Agora é a hora de colocar seu plano em prática!

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