No caminho para estabelecer sua marca no mercado, é muito importante seguir todas as etapas necessárias para que seu investimento não seja em vão. Dentro dessas estratégias, existem vários elementos chave na criação de um material. Um desses elementos é o infográfico.
Essas etapas vão desde uma boa estratégia de vendas até um plano consolidado de marketing para que sua empresa figure sempre entre as maiores do setor.
No entanto, não é tão simples assim. É preciso ter muito cuidado com todas essas fases. Assim, o processo não será apressado e, consequentemente, afetado.
Ao se falar de um plano de marketing para expandir os negócios, muitos fatores entram em jogo. As empresas adotam estratégias que ajudam a impulsionar seu nome, como publicidade, mídias sociais, SEO, entre outras.
Mas afinal, você sabe o que é um infográfico? E para que ele funciona? Confira neste artigo como implementá-lo em seus materiais e dicas de como fazer com que ele seja simples e didático.
O que é um infográfico? Para que ele serve?
Infográficos são nada mais do que peças visuais que auxiliam na leitura do texto que você está produzindo. A definição já está no nome: info + gráficos, ou seja, gráfico de informações.
Os infográficos transformam seu texto ou material em algo rico e cheio de informações, mas sem ficar muito pesado. Os elementos visuais de um infográfico, se for feito da forma correta, atraem ainda mais o leitor e fazem com que ele leia o texto mais rapidamente.
Por isso, é importante saber utilizar um infográfico em um texto e saber produzi-lo de uma forma leve e informativa, usando todas as ferramentas e dicas disponíveis.
Quer saber mais como montar um infográfico? Então dê uma olhada nessas dicas!
Como elaborar um infográfico?
Ao montar um infográfico, é essencial casar todas as informações escritas com o visual. Desde a escolha de cores até formatos e fontes, é preciso que tudo contido nele tenha harmonia e funcione bem para o leitor.
Além disso, também é preciso criar conteúdo de qualidade para que o infográfico não pareça incompleto.
Confira abaixo as dicas para montar um infográfico de qualidade!
Planejamento e design
A primeira etapa para construir um bom infográfico é seu planejamento. Antes de tudo, é preciso reunir todas as informações que você quer colocar nele e casar esses dados com o tipo de design que você vai utilizar.
Existem muitos tipos de infográficos disponíveis para você deixar as ideias fluírem, mas é preciso escolher um modelo que se adeque ao conteúdo que está sendo mostrado.
Alguns exemplos são listas, gráficos de comparação, linhas do tempo e até mesmo infográficos interativos para fazer com que o cliente se sinta ainda mais inserido naquele contexto.
Produção do conteúdo
Essa fase é essencial para manter a leveza de seu texto e de seu infográfico. É preciso tomar cuidado com o excesso ao apresentar os dados e informações para contextualizar o leitor.
Isto é, não apresentar uma quantidade muito grande de textos para que a leitura continue pesada. Afinal, a intenção do infográfico é fazer com que o conteúdo seja digerido da forma mais leve possível, sem muitas complicações e sem exigir muito de quem está lendo.
Portanto, selecione bem os dados que serão utilizados, para que o infográfico não fique lotado e informações, mas que também não pareça incompleto aos olhos do cliente que estará recebendo este material.
Arte e diagramação
Essa é a parte em que entra o profissional de design ou diagramação. E é preciso que ele esteja a par de todas as suas exigências para que o resultado seja bom para os dois lados.
Montar um infográfico não se baseia apenas em jogar as informações em um template. É preciso organizar tudo de uma forma que seja agradável aos olhos, não somente cheio de informações relevantes.
A combinação de cores e a ordem em que as informações são colocadas são extremamente importantes para que haja fluidez no texto. Isso também depende do tipo de empresa e o tipo de produto que está sendo explicado naquele material.
Cores muito fortes são ótimas para chamar a atenção, mas também podem ser muito exageradas dependendo do tipo de texto que sua empresa está produzindo. O mesmo vale para as formas utilizadas e as imagens contidas no infográfico.
Ferramentas
O uso de ferramentas já conhecidas pode te auxiliar ainda mais, caso você não tenha o serviço de um designer ou apenas queira montar seu infográfico sozinho.
São sites repletos de dicas e ferramentas que facilitam e muito na elaboração de seu infográfico e outros conteúdos visuais para seu site. Um deles é o Canva, que possui diversos templates, pagos e gratuitos, para você deixar sua criatividade fluir.
Outro site importante é o Google Charts, que também é gratuito e possui vários dispositivos para a criação de um bom infográfico.
Confira o vídeo a seguir para te auxiliar a produzir seu infográfico!
E como o infográfico vai te ajudar?
É importante seguir todas essas dicas e se esforçar para montar um bom infográfico, mas aí vem a pergunta: como ele vai me ajudar?
Confira a seguir uma série de fatores que fazem dos infográficos materiais muito importantes para sua empresa!
Compartilhamento + visualizações
Quando você apresenta um conteúdo leve e simples de ler, seu cliente ou visitante se sente cada vez mais atraído por aquele texto. Isso faz com que ele veja a necessidade de compartilhar em seus canais para que outras pessoas também possam ver seu conteúdo.
Essa é uma das formas mais rentáveis de networking nos dias atuais, já que os views e os compartilhamentos de textos, imagens e infográficos contam e muito para as empresas, principalmente ao falar de redes sociais.
Geração de tráfego
Com mais pessoas compartilhando seu conteúdo, mais tráfego seu site vai ganhar. E é muito importante manter uma boa quantidade de visitantes em sua página para alavancar ainda mais o nome de sua empresa no mercado.
SEO
A produção de infográficos para seus textos também é uma grande aliada ao SEO. Um texto rico em informações, com imagens que sejam pertinentes ao conteúdo e infográficos que deixem a leitura mais convidativa aumentam ainda mais as chances de seu site figurar na primeira página do Google.
Fortalecimento da marca
A produção de infográficos em textos e materiais institucionais não serve apenas para deixar seus conteúdos bonitos. Sua marca ganha ainda mais atenção e reconhecimento com esses elementos.
Essa é a importância de produzir materiais didáticos e ricos, com um bom plano estratégico por trás para dar base a todo o conteúdo que será elaborado pela sua empresa.
A importância do infográfico
Como já foi mencionado anteriormente, os infográficos ajudam e muito na fluidez de um texto. Eles fazem com que o leitor não se sinta cansado e ainda assim obtenha todas as informações que precisa sobre o que você está oferecendo a ele.
Além de ser visualmente agradável, é uma ferramenta muito utilizada para atrair leitores de forma rápida e fácil. Confira o infográfico a seguir:
Conclusão
Agora, você sabe a importância de um infográfico para o uso em seus materiais. Chegou a hora de botar a mão na massa e seguir todas as dicas necessárias para elaborar peças que vão atrair ainda mais leitores e clientes para sua empresa.
São essas dicas que vão te auxiliar na criação de infográficos leves, bonitos e com todas as informações necessárias, sem transformá-lo em uma leitura cansativa.
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