Pesquisar diversas formas de fazer publicidade é uma atividade diária para quem quer inovar e expandir sua marca através do marketing. Um dos principais métodos utilizados para aumentar os resultados e o número de clientes é o e-mail marketing.
Todas as empresas que querem divulgar seus produtos e serviços de forma ampla e simples utilizam a estratégia do e-mail marketing. Dessa forma, fica ainda mais fácil conquistar clientes e aumentar as vendas.
Porém, assim como todas as técnicas utilizadas no marketing digital, a produção de um e-mail marketing não é tão simples quanto aparenta ser.
Devem ser observados diversos fatores que, se utilizados da forma incorreta, podem fazer com que sua empresa perca tempo e dinheiro na produção desses e-mails.
Quer saber os principais motivos para utilizar o e-mail marketing e quais formatos se encaixam no seu modelo de negócios? Acompanhe no artigo a seguir!
Por que utilizar o e-mail marketing?
O uso do e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para seu negócio se utilizado da forma correta.
Além de poder atingir um grande público de uma só vez, cada vez mais clientes são conquistados com publicações direcionadas especialmente para um tipo de público.
Saiba mais quais os pontos positivos a seguir!
Alcance
Talvez um dos principais pontos para quem quer investir no e-mail marketing seja seu grande alcance. Além de poder atingir diversas pessoas e não se restringir apenas a um pequeno grupo, você não vai precisar se desdobrar para enviar individualmente cada um desses e-mails.
As ferramentas de disparo de e-mail marketing são programadas para salvar todo contato novo que sua empresa recebe, seja através da equipe de vendas ou pela assinatura de newsletter e outros conteúdos em seu site. Assim, a divulgação do e-mail marketing vai aumentando cada vez mais.
Nutrição de leads
Se manter conectado com seus leads pode parecer algo complicado, mas é um método facilmente acessível com o uso do e-mail marketing.
Dessa forma, sua empresa se mostra interessada em manter uma boa relação com o cliente, fazendo até com que aquelas pessoas que não realizam compras há algum tempo possam retomar o contato com os vendedores.
Diversas formas de produção
Para a produção de conteúdo para o e-mail marketing, a criatividade é muito valorizada. Isso porque existem diversas formas de atingir seu público, além de vários tipos de layout e designs disponíveis nas ferramentas que tornam elas cada vez mais versáteis.
O conteúdo também é diverso, podendo ser feito com vídeos, gifs ou pequenos textos alimentados por infográficos e outros elementos visuais. Defina bem seu público e utilize todos os recursos disponíveis para chamar ainda mais sua atenção.
Tipos de e-mail marketing
A produção de um material de marketing pode ser distribuída de diversas formas, e não é diferente com o e-mail marketing.
São diversos layouts e possibilidades visuais para sua produção. Além disso, os modelos de envio também são diferentes dependendo do público que a empresa está tentando atingir.
Confira abaixo os modos mais comuns de fazer e-mail marketing:
Newsletter
As newsletters são boletins informativos enviados por e-mail para pessoas que escolheram se inscrever nos formulários contidos em seu site. O material conta com informações pertinentes sobre os produtos e serviços, novidades do mercado, entre outros assuntos.
Essa é uma forma de se manter perto de seu cliente e informá-lo sobre as atualizações da sua empresa. Normalmente é enviado mensalmente, mas modelos semanais também são utilizados.
Como este formato de e-mail marketing é mais completo, já que apresenta um conteúdo mais elaborado, deve ser produzido com muita atenção.
Promoções ou cupons de desconto
Essa é uma forma de atrair tanto aqueles clientes antigos que não realizaram mais contato como os novos leads. Dessa forma, sua empresa mantém esses clientes interessados em seus produtos.
Enviar campanhas mensais com descontos e promoções relâmpagos ou sazonais, como a Black Friday, é uma ótima forma de chamar atenção e despertar no cliente aquela sensação de urgência, como se ele fosse perder algo se não aproveitasse essa chance.
Esse é um ótimo uso de gatilhos mentais. Além disso, outras campanhas de marketing podem utilizar essa estratégia.
No entanto, esta fase pode ser um pouco complicada se você não tiver seu público bem definido. Não adianta disparar e-mails marketing de promoções para pessoas que não vão se interessar pelo seu produto.
Separe bem os clientes na sua lista de contatos e envie campanhas de desconto apenas para pessoas que você tem certeza que vão se interessar em receber este tipo de conteúdo.
E-mails sazonais
Bem como estratégia acima , promoções e descontos também são aplicáveis aqui. O uso do e-mail marketing como campanha sazonal dá muito certo e desperta o mesmo senso de urgência citado anteriormente.
Realizar promoções de Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, entre outras comemorações sazonais, chama a atenção de seu cliente e influencia no número de vendas.
No entanto, não é necessário produzir conteúdo para todas as datas comemorativas do ano. Primeiramente, faça uma pesquisa de mercado e veja quais as melhores épocas para oferecer essa campanha ao seu cliente.
E-mail de boas vindas
Essa é mais uma forma de se fazer presente no dia a dia de seu cliente e se mostrar solícito.
Prepare o envio de e-mails automáticos de boas vindas a todos os novos contatos que seu site registra. Dessa forma, fica mais fácil manter o cliente informado sobre o funcionamento de seu negócio e qual produto ou serviço você oferece.
Conteúdo do e-mail marketing + INFOGRÁFICO GRÁTIS
O tipo de conteúdo contido em um e-mail marketing também é importante para que ele tenha um impacto significativo em quem está recebendo. Confira no infográfico abaixo 6 dicas de como montar um e-mail marketing de qualidade:
Conclusão
Desde a produção até o envio, um e-mail marketing deve ser feito com muita atenção. Isso serve para conquistar o público certo e ajudar a conquistar mais clientes para seu negócio. Dessa forma, é essencial utilizar diversas estratégias e pesquisar os mais variados tipos para definir qual modelo melhor se encaixa para sua empresa.
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