Criar conteúdo para marketing é uma tarefa que parece fácil, mas não é tão simples assim. Ainda mais para quem escreve textos para blogs, por exemplo. Se esse é o seu caso, você com certeza já se perguntou “como escolher palavras-chave?”
A verdade é que não há uma única fórmula a ser seguida, mas uma série de estratégias necessárias para escolher a palavra-chave certa que vai fazer com que seu texto performe no Google da melhor maneira possível.
Ser responsável por criar uma série de conteúdos pode fazer com que a tarefa fique maçante e suas palavras-chave fiquem repetitivas ou que até mesmo seja difícil ter novas ideias.
Confira no vídeo abaixo como renovar suas palavras-chave para seu blog:
Veja também neste artigo quais as principais estratégias para criar um conteúdo de qualidade e como escolher palavras-chave que vão valorizar seu texto!
A importância de escolher a palavra-chave correta
Se você quer que seu texto seja encontrado no Google pelas pessoas certas, ou seja, seu público-alvo, deve utilizar as palavras-chave corretas em cada situação. Além disso, elas auxiliam no posicionamento de seu blog no Google e na relevância de seu conteúdo.
Tudo isso é analisado pelo SEO, ferramenta que otimiza os mecanismos de busca e é responsável por posicionar seus sites na primeira página de pesquisa do Google.
Essa é a forma que vai ajudar seu leitor a te encontrar. Assim, você aumenta o tráfego de seu blog e seu nome cresce ainda mais, o que também vai auxiliando seu posicionamento nas pesquisas.
Utilizar palavras de qualidade pode parecer fácil, mas envolvem várias estratégias que, juntas, vão te auxiliar e te mostrar o caminho certo de como escolher palavras-chave corretas para seu tipo de conteúdo.
Pesquise o volume de buscas das palavras-chave
Analise o conteúdo que você produz. Certamente, algumas palavras são mais relevantes para o Google do que outras. Isso pode ser facilmente descoberto com uma pesquisa sobre o volume de buscas que essas palavras têm na plataforma.
Algumas ferramentas muito utilizadas no marketing podem te auxiliar. Com elas, você fica sabendo quais as melhores palavras-chave para seu público e qual a relevância que elas possuem. Tudo isso te ajuda na hora de ajustar seus textos para o SEO.
A primeira ferramenta é a Ubersuggest. Criada pelo Neil Patel, uma das maiores referências em marketing digital no mundo, a Ubersuggest te mostra palavras-chave que não aparecem com frequência no Google Keyword Planner. Dessa forma, você pode ter mais ideias e evitar a repetição de termos que já estão saturados.
Outro exemplo é a AdWord & SEO Keyword Permutation Generator. Este gerador de palavras é muito criativo e transforma os termos que você utiliza em seus conteúdos em palavras-chave que te ajudam a performar bem no Google.
Rankeamento e concorrência
É fácil se deslumbrar ao pesquisar uma palavra-chave essencial para seu texto e perceber que ela possui um grande número de buscas. Afinal, se muitas pessoas buscam por ela, claramente vão encontrar seu conteúdo, certo?
Na verdade, não é bem assim. Como o número de buscas é alto, isso quer dizer que todos vão ter a mesma ideia que você. Com um grande volume de textos com a mesma palavra-chave tentando performar bem no Google, somente os sites mais relevantes vão acabar na primeira página.
Isso faz com que pequenos blogs e iniciantes sejam prejudicados, já que, se você ainda não produziu muito conteúdo, o Google não vai te enxergar como um produtor de textos relevante no assunto.
Portanto, tome cuidado e analise bem antes de escolher as palavras-chave para seus textos. Um grande número de pesquisas pode não trazer resultados positivos para o tráfego de seu site.
Conheça seu público
Na maioria das estratégias de SEO, assim como escolher palavras-chave para seus textos, é necessário primeiro definir quem é o seu público e para quem você vai apresentar este conteúdo.
Defina uma persona e, dessa forma, ficará muito mais fácil definir quais palavras-chave você vai utilizar em seus textos. Selecione os tópicos relevantes para o público e se baseie nisso para começar a montar seu plano estratégico.
Análise da concorrência
Essa é uma parte muito importante para qualquer pessoa ou empresa que queira se posicionar no mercado. Apesar de parecer uma prática ruim, é extremamente necessário observar os movimentos de seu concorrente.
Além de poder analisar o que está dando certo para outros criadores de conteúdo, você também pode utilizar todos os pontos fracos a seu favor. Essa é uma das formas de se sobressair e criar um material diferente e relevante para seu público.
Conversão em vendas
Utilizar palavras-chave que performam bem no Google é sempre bom. Mas tudo isso precisa casar com a sua necessidade de vender.
De nada adianta produzir um conteúdo de qualidade se ele não atrai clientes e transforma esse esforço todo em vendas. Afinal, esse é o objetivo de qualquer empreendedor, independentemente se você está vendendo um produto ou um serviço.
A escolha de palavras-chave tem um papel muito importante neste quesito. Encontrar as palavras corretas, rankear bem no Google e aumentar o tráfego de seu site são fatores que influenciam e muito nos lucros do fim do mês. Portanto, leve em conta tudo isso na hora de produzir conteúdo para sua página.
[INFOGRÁFICO] Dicas de produção de conteúdo SEO
Escrever um conteúdo que seja bom para o leitor, para o Google e converta em vendas não é uma tarefa fácil. Ainda mais levando em conta a grande concorrência do marketing digital entre as diversas empresas do mercado.
Confira no infográfico abaixo como se destacar na produção de conteúdo SEO para seu site e aumentar suas visitas mensais:
Conclusão
Buscar palavras-chave para colocar em seu texto é uma atividade que pode ser muito complicada, tanto para quem está começando quanto para produtores de conteúdo já experientes no mercado.
Utilizando as estratégias e ferramentas citadas neste artigo, você poderá montar materiais mais completos e que aumentem ainda mais as buscas pelo seu site, fazendo com que seu nome seja reconhecido como relevante no seu nicho através do rankeamento de palavras-chave do Google.
Quer receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter!