Se você quer saber como conseguir clientes no Instagram, esse artigo é para você. Boa leitura!
O Instagram é uma ótima oportunidade para converter seguidores em clientes e para fidelizar quem já compra da sua loja, seja ela física ou virtual.
Com a digitalização dos negócios e as mudanças no comportamento dos consumidores, ser omnichannel (estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário) e alcançar os clientes em todos os pontos de contato com potencial de venda — desde que eles sejam adequados à persona — também é uma questão de competitividade.
O Instagram mantém a sua relevância entre os canais de mídia social porque lança novos recursos e funcionalidades úteis para o setor corporativo. Por isso, é interessante manter o seu negócio em um e-commerce ou marketplace, mas também investir em visibilidade e conversões nas redes sociais.
Se a persona do seu negócio é compatível com esse canal de marketing, você pode criar uma excelente estratégia para converter, engajar e encantar clientes.
Veja as dicas que apresentamos a seguir e aprenda de uma vez por todas como vender mais com a ajuda dessa grande rede social!
01. Configure um perfil comercial para conseguir clientes no Instagram
O Instagram permite que você se conecte ao seu público de várias formas, seja pelo direct ou por meio da interação em comentários e curtidas, por exemplo. Além disso, é possível usar o sinal @ para marcar um usuário e obter a prova social necessária para influenciar a decisão de consumo de outras pessoas, receber um feedback rápido e personalizado ou promover os seus produtos ou serviços.
O Instagram tem ainda um recurso de configuração de compra direta dentro do app — em vez de os usuários tocarem no link do site para verificar o produto, eles farão o checkout diretamente, sem sair da plataforma social. Esse recurso é possível apenas aos usuários com perfil comercial, por isso é importante configurar o seu canal adequadamente para o objetivo que você deseja atingir.
02. Tenha uma estratégia de Marketing Digital para Instagram
Uma estratégia robusta para conseguir clientes no Instagram se relaciona diretamente à forma como o seu Marketing Digital foi estruturado. As hashtags, por exemplo, são populares, mas algumas empresas fazem o uso incorreto desse recurso.
Se você acredita que apenas marcar sua localização no Instagram será útil para que as pessoas encontrem a sua marca, você está enganado. Essa é apenas uma das ações que devem ser realizadas: você também precisa definir a sua persona, escolher as hashtags mais apropriadas para o objetivo que deseja atingir e o estágio de funil das leads, assim como definir tags de marca para iniciar seus esforços de brand awareness (consciência de marca), por exemplo.
03. Crie um calendário editorial com postagens relevantes para clientes no Instagram
Você também precisa definir o formato e os temas dos conteúdos que serão divulgados nesse canal, pois eles têm o poder de despertar o interesse do público pela sua marca — com o Marketing de Conteúdo é possível demonstrar autoridade e aumentar a percepção de valor sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece junto a sua audiência.
Você ainda precisará manter o engajamento com o público: responder dúvidas, agradecer comentários, contestar objeções e até se comunicar ativamente com os usuários por meio do direct ou do stories do Instagram.
04. Faça enquetes sobre quais conteúdos os clientes gostam
Com esse recurso disponível aos usuários do Instagram é possível dimensionar melhor a sua estratégia, tanto em relação aos conteúdos que mais atraem e encantam os usuários, quanto em relação aos produtos e serviços que eles mais gostam ou gostariam que a sua empresa disponibilizasse.
Dessa forma, você pode definir o budget mínimo e máximo para cada setor: o marketing, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e até as promoções ou ações de fidelização que garantem ainda mais a satisfação do público com a sua marca.
05. Faça parcerias com influencers que trarão clientes no Instagram
O marketing de influência é muito efetivo e o Instagram é o líder em conversões baseadas nas indicações feitas por influenciadores digitais. Esses usuários podem impactar as decisões que os compradores tomam sobre os produtos e serviços consumidos diariamente por canais digitais.
Quando os influenciadores promovem produtos e serviços em suas contas do Instagram, eles amplificam o público potencial de uma empresa, aumentam o ROI (Return Over Investment, que pode ser traduzido para “Retorno Sobre Investimento”) de marketing e de vendas, além de integrarem uma prova social poderosa que pode tornar o modelo de consumo digital mais confiável para usuários que ainda não se convenceram da digitalização.
Existem ainda os micro influenciadores, pessoas com grande capacidade de transmissão de informações que atingem um público menor, mas com grande potencial de conversão em função da sua alta credibilidade, seja em um nicho específico ou de forma geolocalizada.
06. Faça demonstrações de produtos, serviços ou processos
Por meio do Instagram é possível apresentar ao público vários aspectos do seu negócio. Essa é uma ótima maneira de mostrar o que ocorre nos bastidores da empresa, desde a fabricação, vendas e distribuição até quem são os seus colaboradores e clientes.
Por isso, dê destaque às pessoas que fazem parte de cada etapa ou processo e faça demonstrações dos seus produtos ou serviços. O mercado digital tem a desvantagem de não proporcionar experiências reais durante o processo de decisão. Isso pode ser suprido por meio de provas sociais e demonstrações.
Embora esse tipo de conteúdo seja mais efetivo em estágios mais avançados da jornada do consumidor, essa forma de comprovar a usabilidade e a qualidade dos produtos ou serviços que a sua empresa comercializa influencia as decisões de consumo dos clientes, seja em um primeiro contato, seja em vendas recorrentes, e deve ser amplamente usada para garantir a credibilidade da sua marca.
07. Use amplamente os recursos oferecidos pelo Instagram
O Instagram tem outras inúmeras funcionalidades que podem ser úteis para a divulgação do seu negócio.
Você pode usar os stories, fazer lives, vídeos ou reels no Instagram. Assim é possível aumentar a exposição da sua marca sem comprometer a experiência dos usuários ou cansar os seus clientes com o mesmo tipo de conteúdo. Por isso, embora o Instagram seja uma rede social mais visual, baseada principalmente na publicação de imagens, você deve usar outros formatos de postagens.
Um vídeo, por exemplo, pode converter seguidores que dificilmente param para ler publicações escritas, enquanto os stories permitem compartilhar informações efêmeras, mas com grande potencial de conversões.
Com esse recurso é possível adicionar legendas, fazer bumerangues, realçar textos, mudar o estilo de fonte, criar enquetes, usar adesivos deslizantes, fazer perguntas e contagem regressiva, ou seja, usar várias formas de interatividade que chamam a atenção do público e garantem maior nível de engajamento.
Os stories também permitem que a sua marca se mantenha no topo do feed do usuário por mais tempo e se o engajamento for considerável, o Instagram libera a funcionalidade “deslizar para cima”, para que o usuário seja direcionado para uma página sem precisar sair do app.
Bônus: Infográfico de redes sociais para negócios
Este infográfico sobre redes sociais destaca números sobre uso dessas plataformas por empresas. Um dos dados mais relevantes é que 94,4% das empresas que participaram da pesquisa estão presentes nas plataformas sociais.
Confira:
Fonte: Rock Content.
Conclusão
Com esses recursos e ferramentas não vai ser difícil aprender como conseguir clientes no Instagram. A plataforma tem grande potencial para se tornar o futuro do comércio eletrônico.
O importante é sempre preocupar-se com o conteúdo de qualidade. Vale ressaltar que as redes sociais, sobretudo o Instagram, são um excelente meio para manter um bom relacionamento com os clientes e, então, melhorar seus índices de retenção e fidelização (tão importantes quanto as novas vendas).
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