Conheça o Ciclo do Encantamento, nossa metodologia moderna e exclusiva para atrair público, vender mais e encantar clientes por meio do uso inteligente das melhores ferramentas estratégicas de marketing digital, criatividade e desenvolvimento de negócios competitivos, lucrativos e de valor.
Em um mundo repleto de transformações digitais, os desafios para quem empreende só aumentam.
Estratégias de marketing digital cada vez mais atualizadas e as novas demandas digitais são essenciais para transformar sua empresa em um negócio competitivo e atraente.
Através desses esforços, busca-se atrair os consumidores para comprarem seus serviços e se tornarem seus clientes fiéis. Mas será que existe um caminho, fórmula secreta ou receita para transformar sua ideia de negócio em uma marca de valor único e encantador?
Para responder a essa e outras grandes dúvidas existentes na vida de quem empreende, criei O Ciclo do Encantamento, uma metodologia de crescimento e aceleração do que faz o sucesso das empresas acontecer.
Este artigo é só o começo dessa sua jornada de transformações.
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Por meio desse material 100% gratuito tenho certeza que conseguirei apresentar o caminho para ajudar seu negócio a conquistar resultados relevantes e únicos.
Você irá conferir nesse texto:
1 – O inicio da jornada
2 – O que é o Ciclo do Encantamento?
3 – Metodologia não é fórmula
4 – Entenda mais sobre o Ciclo do Encantamento
5 – Pré-etapas do Ciclo do Encantamento
6 – Criação de buyer personas e brand personas
7 – Criação da proposta de valor do seu negócio
8 – Construindo o posicionamento de marca
9 – As 10 Etapas do Ciclo do Encantamento
10 – Os diferencias da nossa metodologia
O inicio da jornada
Criei o Ciclo do Encantamento através de 3 etapas preparatórias e mais 10 passos que funcionam como uma jornada de aprendizado.
O objetivo é acelerar o motor de crescimento do seu negócio por meio de ferramentas estratégicas e criativas do marketing digital.
Irei mostrar a importância dessa metodologia para criação de proposta de valor único da sua empresa e posicionamento de marca.
Tudo que seu negócio precisa para se fortalecer, atrair público, vender mais e encantar clientes.
Ao final desse artigo, você também poderá baixar o e-book Ciclo do Encantamento, onde mostro em detalhe todas as pré-etapas e os 10 passos da nossa metodologia.
O que é o Ciclo do Encantamento?
Criada em 2014, a metodologia do Ciclo do Encantamento atendia inicialmente negócios de decoração, época em que realizava trabalhos como empreendedor e consultor de negócios.
Neste período fundei o Viva Decora, plataforma digital de decoração e arquitetura, adquirida pela Dexco em 2020.
Durante esta parte da minha trajetória é que concebi uma metodologia para capacitar de maneira consultiva e personalizada profissionais do mercado de decoração.
O objetivo era educá-los a desenvolver estratégias de atração, venda e fidelização que tivessem a marca registrada das suas ideias de negócio.
Nascia assim o Ciclo do Encantamento.
Ao longo de minha evolução no mercado percebi que o conceito central do Ciclo do Encantamento poderia ser ampliado para um escopo geral de empresas.
Por meio de técnicas de consultoria, materiais, aplicação de ferramentas de criação e desenvolvimento de negócios e marketing digital, diversos empreendedores puderam personalizar suas estratégias e planejamentos, transformando suas empresas em negócios de valor único.
Quando um negócio é construído para ser único, isso resulta em uma marca lucrativa, sólida e altamente competitiva.
Em 2020, mais experiente e tendo aprimorado a metodologia, fundei a B2B Master, agora com intuito de gerar resultados mais promissores, educando negócios a descobrirem o próprio funcionamento de seus motores de crescimento.
Por isso, o Ciclo Encantamento é a peça fundamental para gerar transformações que o marketing digital moderno tanto demanda para os empreendedores atuais e novos.
Metodologia não é fórmula
Diferente de outras fórmulas, a metodologia do Ciclo do Encantamento é fundamentada em estudos, métodos, boas práticas de mercado, atendimentos, consultorias e experiências nacionais e internacionais.
O Ciclo do Encantamento é a soma desses conhecimentos, capazes de ajudar empreendedores a revelarem o que existe de extraordinário sobre o negócio que lideram.
Fórmulas mágicas de marketing são limitadas, pois entregam as mesmas soluções desconsiderando que negócios representam propósitos e anseios particulares.
Essa característica de negócios diferentes reverte-se em produtos e serviços com as melhores alternativas para resolver os mais variados problemas, dores e demandas dos consumidores.
Este porquê de cada empresa existir deve estar alinhado ao posicionamento da marca.
Quando o proposito da sua empresa está alinhado, isso se reflete positivamente em suas vendas, além de melhorar a percepção que os consumidores tem da sua marca.
A atração de publico potencializa a lucratividade do negócio entre outros aspectos, gerando resultados que expressam concretamente a ideia de sucesso que você deseja alcançar.
Pensando nesses diferenciais competitivos que cada ideia de negócio possui, o Ciclo do Encantamento faz uso inteligente de diversas ferramentas estratégicas de marketing digital para fortalecer e posicionar negócios que competem para serem únicos, competitivos e com valor de marca reconhecido por clientes e pelo mercado.
Entenda mais sobre o Ciclo do Encantamento
Agora que você conhece a importância do Ciclo do Encantamento, vamos abordar sobre as 10 etapas metodológicas.
Esse é o passo a passo para implementação inteligente de estratégias de marketing, planejamento entre outras ferramentas criativas de de modelagem de ideias de negócios.
As 10 etapas do Ciclo do Encantamento foram criadas a partir do estudo de diversas outras ferramentas e boas práticas de marketing e vendas.
Além de estratégias de fidelização de clientes e fortalecimento de negócios.
Para facilitar seu entendimento, a metodologia foi personalizada na forma de uma mandala, onde podemos acompanhar cada um dos estágios do Ciclo, com a sequência correta e ideal de aplicação.
Cada uma das etapas completadas prepara o negócio para avançar até a próxima, proporcionando aprendizados teóricos e práticos, até que o negócio alcance todo potencial de crescimento gerado pelo processo de Encantamento da metodologia.
Aqui segue o atual modelo da mandala que representa as etapas de pré-ciclo e os 10 passos das etapas da metodologia do Ciclo do Encantamento:
No nosso e-book do Ciclo do Encantamento você poderá se aprofundar ainda mais no entendimento da nossa metodologia.
Neste artigo fiz um resumo, para que tenha uma ideia da importância dos passos e seus potenciais transformadores.
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Essa divisão, assim como todas a fases metodológicas, foram idealizadas dessa forma, pois seguem como principal inspiração a metodologia da Jornada do Herói.
Aqui foi adaptada a realidade e objetivo de desenvolver negócios que queiram seguir suas próprias trajetórias de desenvolvimento e crescimento para escreverem suas próprias histórias de sucesso.
Pré-etapas do Ciclo do Encantamento:
A metodologia possui três importantes pré-etapas para dar o start inicial na empresa:
- Criação de persona
- Proposta de valor
- Posicionamento de marca
São ferramentas e técnicas conhecidas e consolidadas no mercado e que dentro da metodologia do Ciclo do Encantamento recebem abordagens para identificar o propósito e valores únicos presentes na marca de cada negócio.
Criação de buyer personas e brand personas
A criação de buyer persona ajuda definir quem são os clientes ideais que podem ser atendidos pela experiência de consumir os produtos e serviços da sua empresa.
Além disso, é possível aplicar esse conceito para marca do seu negócio e construir sua própria brand persona.
Para isso, são utilizadas ferramentas como o gerador de persona, que facilita e muito nesse processo de descoberta de propósito e valor do negócio e quais são os tipos de pessoas que amariam ter contato com o que sua empresa oferece.
Parte desse trabalho contribui, por exemplo, na definição da identidade visual e no tom de voz da marca.
Você também sabe mais sobre os modelos e padrões de arquétipos, ferramenta de estudos psicológicos adaptada ao marketing digital para descobrir quais personalidades que expressam a razão de existir da sua ideia de negócio.
Criação da proposta de valor do seu negócio
Por falar em propósito, nessa pré-etapa do Ciclo do Encantamento o objetivo é descobrir qual é o diferencial competitivo do seu negócio.
Por meio disso, descobre-se quais são seus produtos e serviços, além de pensar como essas soluções podem ser entregues para gerar a melhor experiência para seus clientes, desde a pré-venda até o pós-venda.
A aplicação dessa etapa irá impactar na qualidade da performance geral da empresa, direcionando seu planejamento estratégico e ações de marketing e propaganda.
Seja de forma online e offline, a criação de proposta de valor do Ciclo do Encantamento irá construir as bases para o caminho de crescimento sustentável do negócio.
Construindo o posicionamento de marca
Nessa parte das etapas de pré-ciclo da metodologia, ajudamos o seu negócio a descobrir como usar o tom de voz e identidade visual para construir as melhores abordagens.
Deste modo, é possível comunicar o valor do seu negócio para seus diversos grupos e públicos de interesse.
Essas comunicações serão direcionadas às pessoas que se relacionam com o negócio, como consumidores, parceiros, fornecedores e concorrentes.
A forma e conteúdos dessas mensagens serão essenciais para o posicionamento da marca do negócio e como o valor da empresa será percebida no mercado.
Uma das ferramentas utilizadas nesse processo de posicionamento de marca é o Círculo Dourado, uma metodologia simples e altamente poderosa, criada por Simon Sinek, palestrante e autor de diversos livros como o best seller Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação.
O conceito do Círculo Dourado ajuda empreendedores a responder as 3 principais questões que os motivam em seus negócios: o porquê, como e o quê.
Caso tenha ficado curioso sobre a teoria do Círculo Dourado e deseje se aprofundar em mais detalhes, cCaso tenha ficado curioso sobre a teoria do Círculo Dourado e queira se aprofundar em mais detalhes, confira a palestra de Simon no TEDTalk:
Palestra de Simom Sinek no Ted Talk, onde o autor explica sobre o Círculo Dourado, um dos conceitos formadores da metodologia Ciclo do Encantamento.
As 10 Etapas do Ciclo do Encantamento
Depois dessas três pré-etapas, o ciclo do encantamento segue com seus 10 estágios, até que a metodologia alcance seu resultado final.
#1 – Atração de público
Etapa de preparação que tem objetivo de indicar o caminho ideal para que o negócio consiga maximizar o alcance e relevância do seu negócio, principalmente por meio das mídias sociais, site, blog entre outras plataformas na internet.
#2 – Ímã permanente
Aumentar o número de usuários cadastrados no seu site ou blog e criar uma lista de e-mails.
Estágio primordial para educar o seu mercado e, com isso, potencializar o processo de atração de público.
Nessa etapa, apresento formas de se criar conteúdos, materiais ricos e estratégias de transformar uma ação em um elemento permanente para aumentar o número de pessoas interessadas nos seus serviços e produtos.
#3 – Estratégias de relacionamento
O trabalho de criação de conteúdos ricos e envolventes é uma das matérias primas das estratégias de marketing digital modernas.
Nesta etapa do Ciclo do Encantamento o empreendedor será capaz de saber como fazer isso e usar para otimizar e qualificar seus processos de nutrição de leads.
#4 – Pré-qualificação
Nessa etapa capacitamos o negócio a realizar a curadoria e qualificação do tráfego em seus canais de contato no site, possibilitando dar maior dinamismo e eficiência nas diversas abordagens comerciais com potenciais clientes.
#5 – Kit de alto impacto
Conforme sugere, esta etapa da metodologia habilita o negócio a definir quais serão as ferramentas e materiais exclusivos que serão utilizados no processo para chamar atenção do público, de forma relevante e atraente.
#6 – Primeira Reunião
Uma vez que sua estratégia de atração conseguiu capturar clientes interessados em conhecer melhor sua solução, é necessário pensar em como estruturar a forma como isto será apresentado ao cliente.
#7 – Diagnóstico
Continuando a ideia de padronizar os processos dentro do seu negócio, o Ciclo do Encantamento também procura levar o negócio a saber como diagnosticar as dores e necessidades dos clientes.
Neste passo, a metodologia mostra como metrificar dados e quais podem e devem ser observados na decisão do cliente continuar a compra ou o que motivou a desistir ou mesmo abandonar.
#8 – Proposta certeira
Pensando objetivamente em como ser cada vez mais assertivo e sedutor nas chamadas de ação, esta etapa foi pensada para ajudar o negócios a aumentar a conversão de suas vendas fazendo a proposta certa após diagnosticar as necessidades do lead.
#9 – A hora da verdade
Após vender é preciso fidelizar, afinal, quanto mais clientes encantados continuam a preferir seus produtos e serviços, mais eficiente e otimizado se torna seu processo de captura de leads.
A hora da verdade ajuda o negócio a superar as expectativas do cliente e encantá-lo.
#10 – Multiplicação de indicações
Gerar seu próprio marketing viral, o boca-a-boca.
Nesta última etapa a metodologia chega ao seu ápice, fornecendo tudo o que é necessário de ferramentas indutoras de indicações, para acelerar o motor de crescimento.
Os diferencias da nossa metodologia
Agora que você conhece o Ciclo do Encantamento, e como a metodologia faz uso do marketing digital e outras ferramentas, fica mais fácil destacar seus principais diferenciais.
- Criada e fundamentada em estudos de mercado, pesquisas e boas práticas validadas pela experiência pessoal, consultorias e do conhecimento de outras autoridades relevantes no mercado.
- Faz uso eficaz e criativo das modernas ferramentas do marketing digital, vendas, planejamento estratégicos e outras técnicas de desenvolvimento de negócios.
- Por ser uma metodologia (e não uma fórmula pronta) segue etapas lógicas e criativas, pensadas e desenvolvidas para atender as demandas exclusivas de cada cliente.
- Dessa forma, busca gerar entregas personalizadas, afinal, cada negócio é fruto de diferentes ideias, anseios e objetivos, demandando resultados únicos, lucrativos e sustentáveis.
E agora, está preparado para desvendar mais sobre o Ciclo do Encantamento?
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