Ciclo do Encantamento: a metodologia que acelera o crescimento do seu negócio

Ciclo do Encantamento

Conheça o Ciclo do Encantamento, nossa metodologia moderna e exclusiva para atrair público, vender mais e encantar clientes por meio do uso inteligente das melhores ferramentas estratégicas de marketing digital, criatividade e desenvolvimento de negócios competitivos, lucrativos e de valor.

Em um mundo repleto de transformações digitais, os desafios para quem empreende só aumentam.

Estratégias de marketing digital cada vez mais atualizadas e as novas demandas digitais são essenciais para transformar sua empresa em um negócio competitivo e atraente.

Através desses esforços, busca-se atrair os consumidores para comprarem seus serviços e se tornarem seus clientes fiéis. Mas será que existe um caminho, fórmula secreta ou receita para transformar sua ideia de negócio em uma marca de valor único e encantador?

Para responder a essa e outras grandes dúvidas existentes na vida de quem empreende, criei O Ciclo do Encantamento, uma metodologia de crescimento e aceleração do que faz o sucesso das empresas acontecer.

Este artigo é só o começo dessa sua jornada de transformações.

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Por meio desse material 100% gratuito tenho certeza que conseguirei apresentar o caminho para ajudar seu negócio a conquistar resultados relevantes e únicos.

Você irá conferir nesse texto:

1 – O inicio da jornada

2 – O que é o Ciclo do Encantamento?

3 – Metodologia não é fórmula

4 – Entenda mais sobre o Ciclo do Encantamento

5 – Pré-etapas do Ciclo do Encantamento

6 – Criação de buyer personas e brand personas

7 – Criação da proposta de valor do seu negócio

8 – Construindo o posicionamento de marca

9 – As 10 Etapas do Ciclo do Encantamento

10 – Os diferencias da nossa metodologia

O inicio da jornada

Criei o Ciclo do Encantamento através de 3 etapas preparatórias e mais 10 passos que funcionam como uma jornada de aprendizado.

O objetivo é acelerar o motor de crescimento do seu negócio por meio de ferramentas estratégicas e criativas do marketing digital

Irei mostrar a importância dessa metodologia para criação de proposta de valor único da sua empresa e posicionamento de marca.

Tudo que seu negócio precisa para se fortalecer, atrair público, vender mais e encantar clientes.

Ao final desse artigo, você também poderá baixar o e-book Ciclo do Encantamento, onde mostro em detalhe todas as pré-etapas e os 10 passos da nossa metodologia.

O que é o Ciclo do Encantamento? 

Criada em 2014, a metodologia do Ciclo do Encantamento atendia inicialmente negócios de decoração, época em que realizava trabalhos como empreendedor e consultor de negócios.

Neste período fundei o Viva Decora, plataforma digital de decoração e arquitetura, adquirida pela Dexco em 2020.

Durante esta parte da minha trajetória é que concebi uma metodologia para capacitar de maneira consultiva e personalizada profissionais do mercado de decoração.

O objetivo era educá-los a desenvolver estratégias de atração, venda e fidelização que tivessem a marca registrada das suas ideias de negócio.

Nascia assim o Ciclo do Encantamento.

Ao longo de minha evolução no mercado percebi que o conceito central do Ciclo do Encantamento poderia ser ampliado para um escopo geral de empresas.

Por meio de técnicas de consultoria, materiais, aplicação de ferramentas de criação e desenvolvimento de negócios e marketing digital, diversos empreendedores puderam personalizar suas estratégias e planejamentos, transformando suas empresas em negócios de valor único.

Quando um negócio é construído para ser único, isso resulta em uma marca lucrativa, sólida e altamente competitiva.

Em 2020, mais experiente e tendo aprimorado a metodologia, fundei a B2B Master, agora com intuito de gerar resultados mais promissores, educando negócios a descobrirem o próprio funcionamento de seus motores de crescimento.

Por isso, o Ciclo Encantamento é a peça fundamental para gerar transformações que o marketing digital moderno tanto demanda para os empreendedores atuais e novos.

Metodologia não é fórmula

Diferente de outras fórmulas, a metodologia do Ciclo do Encantamento é fundamentada em estudos, métodos, boas práticas de mercado, atendimentos, consultorias e experiências nacionais e internacionais.

O Ciclo do Encantamento é a soma desses conhecimentos, capazes de ajudar empreendedores a revelarem o que existe de extraordinário sobre o negócio que lideram.

Fórmulas mágicas de marketing são limitadas, pois entregam as mesmas soluções desconsiderando que negócios representam propósitos e anseios particulares.

Essa característica de negócios diferentes reverte-se em produtos e serviços com as melhores alternativas para resolver os mais variados problemas, dores e demandas dos consumidores.

Este porquê de cada empresa existir deve estar alinhado ao posicionamento da marca.

Quando o proposito da sua empresa está alinhado, isso se reflete positivamente em suas vendas, além de melhorar a percepção que os consumidores tem da sua marca.

A atração de publico potencializa a lucratividade do negócio entre outros aspectos, gerando resultados que expressam concretamente a ideia de sucesso que você deseja alcançar.

Pensando nesses diferenciais competitivos que cada ideia de negócio possui, o Ciclo do Encantamento faz uso inteligente de diversas ferramentas estratégicas de marketing digital para fortalecer e posicionar negócios que competem para serem únicos, competitivos e com valor de marca reconhecido por clientes e pelo mercado.

Entenda mais sobre o Ciclo do Encantamento

Agora que você conhece a importância do Ciclo do Encantamento, vamos abordar sobre as 10 etapas metodológicas.

Esse é o passo a passo para implementação inteligente de estratégias de marketing, planejamento entre outras ferramentas criativas de de modelagem de ideias de negócios.

As 10 etapas do Ciclo do Encantamento foram criadas a partir do estudo de diversas outras ferramentas e boas práticas de marketing e vendas.

Além de estratégias de fidelização de clientes e fortalecimento de negócios.

Para facilitar seu entendimento, a metodologia foi personalizada na forma de uma mandala, onde podemos acompanhar cada um dos estágios do Ciclo, com a sequência correta e ideal de aplicação.

Cada uma das etapas completadas prepara o negócio para avançar até a próxima, proporcionando aprendizados teóricos e práticos, até que o negócio alcance todo potencial de crescimento gerado pelo processo de Encantamento da metodologia.

Aqui segue o atual modelo da mandala que representa as etapas de pré-ciclo e os 10 passos das etapas da metodologia do Ciclo do Encantamento:

Mandala com as 10 etapas da metodologia Ciclo do Encantamento
Mandala com as 10 etapas da metodologia Ciclo do Encantamento

No nosso e-book do Ciclo do Encantamento você poderá se aprofundar ainda mais no entendimento da nossa metodologia.

Neste artigo fiz um resumo, para que tenha uma ideia da importância dos passos e seus potenciais transformadores.

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Essa divisão, assim como todas a fases metodológicas, foram idealizadas dessa forma, pois seguem como principal inspiração a metodologia da Jornada do Herói.

Aqui foi adaptada a realidade e objetivo de desenvolver negócios que queiram seguir suas próprias trajetórias de desenvolvimento e crescimento para escreverem suas próprias histórias de sucesso.

Pré-etapas do Ciclo do Encantamento:

A metodologia possui três importantes pré-etapas para dar o start inicial na empresa:

  1. Criação de persona
  2. Proposta de valor
  3. Posicionamento de marca

São ferramentas e técnicas conhecidas e consolidadas no mercado e que dentro da metodologia do Ciclo do Encantamento recebem abordagens para identificar o propósito e valores únicos presentes na marca de cada negócio.

Criação de buyer personas e brand personas

A criação de buyer persona ajuda definir quem são os clientes ideais que podem ser atendidos pela experiência de consumir os produtos e serviços da sua empresa.

Além disso, é possível aplicar esse conceito para marca do seu negócio e construir sua própria brand persona.

Para isso, são utilizadas ferramentas como o gerador de persona, que facilita e muito nesse processo de descoberta de propósito e valor do negócio e quais são os tipos de pessoas que amariam ter contato com o que sua empresa oferece.

Parte desse trabalho contribui, por exemplo, na definição da identidade visual e no tom de voz da marca.

Você também sabe mais sobre os modelos e padrões de arquétipos, ferramenta de estudos psicológicos adaptada ao marketing digital para descobrir quais personalidades que expressam a razão de existir da sua ideia de negócio.

Criação da proposta de valor do seu negócio

Por falar em propósito, nessa pré-etapa do Ciclo do Encantamento o objetivo é descobrir qual é o diferencial competitivo do seu negócio.

Por meio disso, descobre-se quais são seus produtos e serviços, além de pensar como essas soluções podem ser entregues para gerar a melhor experiência para seus clientes, desde a pré-venda até o pós-venda.

Modelo de criação de proposta de valor, conceito utilizado
dentro da metodologia do Ciclo do Encantamento
Modelo de criação de proposta de valor, conceito utilizado
dentro da metodologia do Ciclo do Encantamento

A aplicação dessa etapa irá impactar na qualidade da performance geral da empresa, direcionando seu planejamento estratégico e ações de marketing e propaganda.

Seja de forma online e offline, a criação de proposta de valor do Ciclo do Encantamento irá construir as bases para o caminho de crescimento sustentável do negócio.

Construindo o posicionamento de marca

Nessa parte das etapas de pré-ciclo da metodologia, ajudamos o seu negócio a descobrir como usar o tom de voz e identidade visual para construir as melhores abordagens.

Deste modo, é possível comunicar o valor do seu negócio para seus diversos grupos e públicos de interesse.

Essas comunicações serão direcionadas às pessoas que se relacionam com o negócio, como consumidores, parceiros, fornecedores e concorrentes.

A forma e conteúdos dessas mensagens serão essenciais para o posicionamento da marca do negócio e como o valor da empresa será percebida no mercado.

Uma das ferramentas utilizadas nesse processo de posicionamento de marca é o Círculo Dourado, uma metodologia simples e altamente poderosa, criada por Simon Sinek, palestrante e autor de diversos livros como o best seller Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação.

O conceito do Círculo Dourado ajuda empreendedores a responder as 3 principais questões que os motivam em seus negócios: o porquê, como e o quê.

Esquema básico do Círculo Dourado, criado por Simon Sinek para o processo de descoberta do propósito e valor de líderes e seus negócios
Esquema básico do Círculo Dourado para o processo de descoberta do propósito e valor de líderes e seus negócios

Caso tenha ficado curioso sobre a teoria do Círculo Dourado e deseje se aprofundar em mais detalhes, cCaso tenha ficado curioso sobre a teoria do Círculo Dourado e queira se aprofundar em mais detalhes, confira a palestra de Simon no TEDTalk:

Palestra de Simom Sinek no Ted Talk, onde o autor explica sobre o Círculo Dourado, um dos conceitos formadores da metodologia Ciclo do Encantamento.

As 10 Etapas do Ciclo do Encantamento

Depois dessas três pré-etapas, o ciclo do encantamento segue com seus 10 estágios, até que a metodologia alcance seu resultado final.

#1 – Atração de público

Etapa de preparação que tem objetivo de indicar o caminho ideal para que o negócio consiga maximizar o alcance e relevância do seu negócio, principalmente por meio das mídias sociais, site, blog entre outras plataformas na internet.

#2 – Ímã permanente

Aumentar o número de usuários cadastrados no seu site ou blog e criar uma lista de e-mails.

Estágio primordial para educar o seu mercado e, com isso, potencializar o processo de atração de público.

Nessa etapa, apresento formas de se criar conteúdos, materiais ricos e estratégias de transformar uma ação em um elemento permanente para aumentar o número de pessoas interessadas nos seus serviços e produtos.

#3 – Estratégias de relacionamento

O trabalho de criação de conteúdos ricos e envolventes é uma das matérias primas das estratégias de marketing digital modernas.

Nesta etapa do Ciclo do Encantamento o empreendedor será capaz de saber como fazer isso e usar para otimizar e qualificar seus processos de nutrição de leads.

#4 – Pré-qualificação

Nessa etapa capacitamos o negócio a realizar a curadoria e qualificação do tráfego em seus canais de contato no site, possibilitando dar maior dinamismo e eficiência nas diversas abordagens comerciais com potenciais clientes.

#5 – Kit de alto impacto

Conforme sugere, esta etapa da metodologia habilita o negócio a definir quais serão as ferramentas e materiais exclusivos que serão utilizados no processo para chamar atenção do público, de forma relevante e atraente.

#6 – Primeira Reunião

Uma vez que sua estratégia de atração conseguiu capturar clientes interessados em conhecer melhor sua solução, é necessário pensar em como estruturar a forma como isto será apresentado ao cliente.

#7 – Diagnóstico

Continuando a ideia de padronizar os processos dentro do seu negócio, o Ciclo do Encantamento também procura levar o negócio a saber como diagnosticar as dores e necessidades dos clientes.

Neste passo, a metodologia mostra como metrificar dados e quais podem e devem ser observados na decisão do cliente continuar a compra ou o que motivou a desistir ou mesmo abandonar.

#8 – Proposta certeira

Pensando objetivamente em como ser cada vez mais assertivo e sedutor nas chamadas de ação, esta etapa foi pensada para ajudar o negócios a aumentar a conversão de suas vendas fazendo a proposta certa após diagnosticar as necessidades do lead.

#9 – A hora da verdade

Após vender é preciso fidelizar, afinal, quanto mais clientes encantados continuam a preferir seus produtos e serviços, mais eficiente e otimizado se torna seu processo de captura de leads.

A hora da verdade ajuda o negócio a superar as expectativas do cliente e encantá-lo.

#10 – Multiplicação de indicações

Gerar seu próprio marketing viral, o boca-a-boca.

Nesta última etapa a metodologia chega ao seu ápice, fornecendo tudo o que é necessário de ferramentas indutoras de indicações, para acelerar o motor de crescimento.

Os diferencias da nossa metodologia

Agora que você conhece o Ciclo do Encantamento, e como a metodologia faz uso do marketing digital e outras ferramentas,  fica mais fácil destacar seus principais diferenciais.

  • Criada e fundamentada em estudos de mercado, pesquisas e boas práticas validadas pela experiência pessoal, consultorias e do conhecimento de outras autoridades relevantes no mercado.
  • Faz uso eficaz e criativo das modernas ferramentas do marketing digital, vendas, planejamento estratégicos e outras técnicas de desenvolvimento de negócios.
  • Por ser uma metodologia (e não uma fórmula pronta) segue etapas lógicas e criativas, pensadas e desenvolvidas para atender as demandas exclusivas de cada cliente.
  • Dessa forma, busca gerar entregas personalizadas, afinal, cada negócio é fruto de diferentes ideias, anseios e objetivos, demandando resultados únicos, lucrativos e sustentáveis.

E agora, está preparado para desvendar mais sobre o Ciclo do Encantamento?

Acesse agora a página de download, preencha o cadastro e dê início ao seu aprendizado para atrair público, vender mais e encantar clientes. Esses são fatores essenciais para acelerar o motor de crescimento do seu negócio.

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