Seja para seguir o sonho de ter a própria empresa ou para driblar a crise, empreender virou alternativa para muitos brasileiros.
Segundo dados do Ministério da Economia, em 2020, o número de registro de novas empresas subiu 6% no Brasil. Ao se falar dos microempreendedores individuais (MEIs), o aumento foi de 8,4%. Atualmente, são mais de 20 milhões de negócios registrados, sendo 2,5 milhões de MEIs.
Porém, abrir a própria empresa pode ir de sonho a pesadelo em segundos. Isso acontece com quem não se prepara ou não tem uma boa estratégia por trás.
Confira dicas do que NÃO fazer ao empreender no vídeo abaixo:
Uma das áreas mais importantes para quem quer empreender é o Marketing. Sem uma boa propaganda, sua empresa não sai do lugar. Porém, ela deve ser feita de forma bem pensada, seguindo as estratégias já valorizadas pela área.
Portanto, contar com a ajuda de um profissional de Marketing é sempre importante, mas neste artigo vamos trazer algumas dicas para você colocar seu plano em prática logo de início!
Para que serve o Marketing?
O Marketing é uma área que cuida da exposição de sua marca, seja você dono de uma grande empresa ou um pequeno negócio. O profissional de Marketing vai ser responsável por toda a comunicação entre você e seu cliente, assim como os colaboradores internos.
Essa é uma área essencial para o crescimento de sua empresa. Ela aborda diversas vertentes de seu negócio, desde a publicidade e sua presença em mídias sociais como a manutenção de e-commerce e prospecção de novos clientes para o time de vendas.
Mas, qual a importância do Marketing Digital para quem quer empreender?
Segundo pesquisa realizada pela parceria entre Resultados Digitais, Rock Content, Mundo do Marketing e Vendas B2B, 94% das empresas utilizam o Marketing Digital como estratégia para alavancar seu crescimento. Enquanto isso, apenas 5,5% dos empreendedores afirmaram utilizar as formas básicas de publicidade para suas marcas.
Isso mostra como o Marketing é essencial para quem quer empreender.
Confira as dicas a seguir para melhorar ainda mais este setor de sua empresa e se consolidar como uma marca forte no mercado!
Definir público-alvo
Antes de começar a fazer qualquer plano estratégico para sua empresa, é preciso pensar no mais importante: seu público-alvo.
Após disponibilizar seu produto no mercado, é hora de fazer sua divulgação e sua propaganda. Claro que conquistar um grande número de visualizações e acessos em seus conteúdos parece algo bom, seja em seu site ou nas redes sociais.
Contudo, se entre todas essas pessoas nenhuma for o público certo para seu produto, sua campanha não vai ter valido de nada. Por isso, o consumidor deve ser filtrado para se adequar às suas estratégias.
Dessa forma, sua empresa vai estar produzindo apenas para pessoas que são possíveis clientes, aquelas que realmente precisam de seus serviços.
Construção da marca
Uma boa publicidade é o sonho de todo empreendedor. Dito isso, é preciso fazer uma boa propaganda de seus produtos e de sua empresa para que ela seja reconhecida no mercado como referência no assunto.
A construção da marca passa pelo Marketing, principalmente no digital. Essa fase engloba muitos aspectos, como a produção de conteúdo para mídias sociais e blogs, assim como a divulgação de sua marca em todas as redes.
Conteúdo interno e externo
A produção de conteúdo é importante para deixar o site de sua empresa abastecido com materiais que são úteis para os visitantes. No entanto, são muitas as formas de dividir esses conteúdos em sua página.
Primeiramente, ao oferecer um produto, é preciso explicar exatamente qual sua função e porque o cliente precisa dele. Através de posts em um blog, por exemplo, é possível responder às dúvidas dos usuários de forma rápida e didática.
Muitos empreendedores também utilizam materiais como ebooks no site de suas empresas. Se tratando de uma ferramenta rica em informações, os ebooks devem ser produzidos com qualidade para encantarem ainda mais o cliente.
Os conteúdos, além de serem disponibilizados para clientes, também devem ser focados nos colaboradores. A comunicação interna é de extrema importância para sua empresa. A produção de apresentações e manuais internos para os funcionários também passa pela equipe de Marketing.
Segundo o estudo mencionado anteriormente, 73% das empresas direcionam todos os seus investimentos em Marketing Digital para a produção de conteúdo. As intenções de investimento em redes sociais (59,6%) e blog ou site (56%) também são altas.
Marketing de relacionamento
Essa é uma etapa muito valiosa, pois lida com a fidelização de clientes.
Para garantir o sucesso de sua empresa, o resultado tem que vir por meio das vendas, certo? Porém, não é apenas vender seu produto. Um bom empreendedor deve manter um bom relacionamento com seus clientes.
Isso é importante principalmente para garantir a satisfação de seu cliente e torná-lo um consumidor frequente.
Uma boa estratégia utilizada para esses clientes é o pós-venda. Depois de confirmar a venda, informe o cliente sobre seus produtos e saiba se tudo correu bem com o que já foi comprado. Posteriormente, auxilie os clientes em qualquer problema que eles possam vir a ter.
Produzir conteúdos como e-mail marketing, informar os clientes sobre promoções e novidades sobre a empresa também são fatores importantes para melhorar o marketing de sua empresa.
Divulgação do seu empreendimento
A publicidade de seus produtos é, talvez, a parte mais importante para quem quer empreender da forma certa. Portanto, fazer a promoção de sua empresa é fundamental para mostrar o que você está oferecendo ao mercado.
Ao se falar de publicidade, vêm em mente logo as redes sociais. Elas são ferramentas muito valiosas para quem quer empreender. Atualmente, estima-se que o brasileiro passe, em média, 3 horas e 42 minutos por dia nas redes.
No Brasil, apenas o Facebook, que lidera a lista de redes sociais mais usadas no país, possui mais de 130 milhões de usuários ativos. Imagina divulgar sua marca para todas essas pessoas?
Claro que esse não é o objetivo, já que é preciso filtrar seu público-alvo entre todos esses usuários. Mas é uma oportunidade de ouro, que já está sendo utilizada por 91% das empresas no Brasil.
Funil de vendas
Por fim, essa etapa une as equipes de vendas e marketing de uma empresa.
O funil de vendas é um modelo muito conhecido dentro das empresas. Ele separa em etapas todo o caminho de uma negociação. Assim, você tem mais controle do que está fazendo e, seguindo suas fases de forma correta, consegue conquistar mais clientes e obter mais resultados positivos.
Confira no infográfico abaixo todas as etapas de um funil de vendas:
Conclusão
Em síntese, empreender pode ser uma boa alternativa, seja para conquistar a liberdade de ter o próprio negócio ou driblar as dificuldades em tempo de crise. No entanto, é preciso seguir algumas regras de ouro para se destacar no mercado e não acabar perdendo tudo.
O Marketing é uma área que sustenta o sucesso de uma empresa. Utilizando uma grande equipe ou montando seu plano estratégico por conta própria, siga essas dicas para obter sucesso em sua jornada!
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