Se você possui uma empresa, já sabe que profissional de Marketing é um dos mais importantes para seu negócio. Principalmente se está tentando oferecer seus produtos ou serviços a um cliente.
O papel do departamento de Marketing de uma empresa é impulsionar suas vendas. No entanto, não é tão simples assim na prática.
Além de trabalhar juntamente com os vendedores para uma melhor abordagem ao se tratar do cliente, um profissional de Marketing precisa estar atento às necessidades do mercado. Assim, ele pode se adequar e, principalmente, mostrar seu diferencial entre os concorrentes.
Mas não é só isso. Ele é essencial em diversas vertentes do Marketing, desde o interno ao externo.
As áreas do profissional de Marketing
Primeiramente, é importante entender que o Marketing não é uma coisa só. Na verdade, é uma área ampla que envolve desde o desenvolvimento interno da empresa até a venda do produto ao cliente.
O departamento de Marketing de uma empresa se divide em diversas áreas. Vamos falar um pouco sobre elas?
Mídias sociais
Quando as redes sociais surgiram, seu papel era puramente para entretenimento pessoal. Porém, a ferramenta criada com o intuito de ligar as pessoas se tornou algo profissional rapidamente.
O aproveitamento das redes sociais por empresas vai desde posts interativos com clientes até a contratação de influencers digitais para a publicidade da marca.
Segundo relatório produzido pelo We Are Social e pela Hootsuite, o mundo todo, cerca de 4,7 bilhões de pessoas possuem acesso à internet. Entre elas, mais de 4,2 bilhões fazem uso de redes sociais. No Brasil, este número é de 150 milhões de pessoas. Ou seja, mais de 70% da população.
Portanto, a publicidade de uma marca nas redes sociais é extremamente importante para quem quer crescer no mercado. Mas não é tão simples assim.
As mídias sociais precisam de um profissional por trás delas para a organização de posts e a captação de novos clientes. Os times que trabalham em mídias sociais analisam diariamente todas as tendências do mercado. Assim é possível obter cada vez mais resultados positivos.
E-commerce
Assim como as redes sociais, o mundo das lojas virtuais também cresceu. Atualmente, as empresas não veem tanta necessidade em possuir uma loja física para a venda de seus produtos. Os clientes compram diretamente pela internet de forma rápida e fácil.
Contudo, para que o e-commerce funcione, é necessário que um profissional esteja por trás para analisar todas as necessidades do cliente, desde a consulta até o fechamento da compra.
O profissional que cuida do e-commerce de uma empresa precisa estar atento ao estoque dos produtos e às avaliações dos clientes.
Também deve ser responsável pela criação de campanhas sazonais, como promoções de Páscoa, Natal, Dia das Mães etc.
Tudo isso faz parte da rotina do profissional de Marketing.
Propaganda
Talvez a parte mais importante para qualquer tipo de empresa. A imagem que ela tem perante seus clientes é essencial para que as vendas sejam satisfatórias e o resultado no fim do mês seja positivo.
Não é possível realizar vendas e manter clientes satisfeitos sem uma boa propaganda de seu produto. Além disso, é importante saber qual o veículo correto para seu anúncio, já que utilizam abordagens diferentes.
O profissional responsável pela propaganda vai analisar todas as necessidades do mercado. Assim, ele posiciona sua equipe para a produção de textos, vídeos e outros recursos que sejam atrativos ao seu público-alvo. A intenção é trazer cada vez mais clientes para a empresa.
Ainda assim, há quem diga que toda publicidade é boa publicidade, mas é importante se manter atento às necessidades atuais. Além disso, é preciso se adequar com o passar do tempo. As tendências, principalmente em redes sociais, podem ficar ultrapassadas muito rapidamente.
Eventos
O marketing de eventos é uma área muito importante para empresas que buscam vender seus produtos. É por conta destes eventos que mais e mais pessoas conhecem o modelo de negócios das empresas e o que elas oferecem ao mercado.
Logo, para organizar um bom evento, é necessário que toda uma equipe se mobilize para tal. São muitos preparativos, que vão desde o primeiro contato com fornecedores até o dia do evento. Neste momento, o atendimento ao cliente deve ser prioridade.
No entanto, não para por aí. Após o fim do evento, a equipe de Marketing se reúne para analisar todos os pontos positivos e negativos, que servem de experiência para os próximos.
Portanto, é muito importante que uma equipe esteja por trás de todos os preparativos para obter sempre bons resultados.
Trade Marketing
Trade Marketing é uma estratégia utilizada por empresas B2B para aumentar as vendas e analisar a funcionalidade de seus canais de distribuição, pois sem eles não é possível manter uma boa base de clientes.
É importante que os profissionais de Marketing explorem essa área. O Trade Marketing é responsável por saber as necessidades do cliente, como melhorar o serviço dos canais de distribuição e como a empresa age no mercado para atender melhor seu consumidor.
Consultoria
É muito comum que empresas pequenas que acabaram de se lançar no mercado precisem de um departamento de Marketing, porém ainda não são desenvolvidas o bastante para montarem uma equipe.
É aí que entra a consultoria de Marketing. Este profissional tem como objetivo analisar tudo o que precisa ser melhorado em sua empresa e te orientar na busca por uma estratégia satisfatória que vai melhorar seus resultados e atrair cada vez mais clientes.
Primeiramente, o consultor de Marketing analisa as estratégias já adotadas e busca complementar todos os tópicos mencionados antes, a fim de fazer com que essas pequenas empresas tenham um suporte na hora de realizar ações publicitárias, vender seus produtos, produzir eventos etc.
Conclusão
Agora que você sabe a importância de um profissional de Marketing, está na hora de definir seu plano estratégico para aumentar suas chances de crescimento no mercado.
Já pensou em fazer uma consultoria para impulsionar o Marketing de sua empresa? Entre em contato conosco! A B2B Master é a empresa certa para te ajudar!