Muito se fala nas estratégias de Marketing para empresas B2B e como aplicá-las no dia a dia da empresa. Para otimizar as vendas e conquistar cada vez mais leads, é muito importante impulsionar seu negócio pelo departamento de Marketing, principalmente quando ele é especializado em seu método de vendas.
Mas, você sabe o que significa B2B? E qual a diferença entre os modelos B2B e B2C?
O que significa B2C?
O modelo B2C é o mais utilizado no mercado. Isso porque ele atinge grande parte da população, já que é um modo de venda mais direto que o B2B.
A sigla B2C significa “Business to Customer”, ou seja, “Empresa para Consumidor”. Portanto, as vendas de produtos das empresas para seus clientes são feitas diretamente pela própria empresa, sem a necessidade de um intermediário.
Este modo pode ser observado em serviços que utilizamos diariamente, como mercados, restaurantes, lojas de roupa, farmácia etc. O e-commerce também é um método de compras comum atualmente.
E o que significa B2B?
Antes de tudo, é importante saber se sua empresa se encaixa no método B2B ou B2C, já que são duas áreas completamente diferentes e que utilizam de estratégias distintas para conquistar os clientes.
B2B nada mais é do que a relação de comércio e serviço de empresas para outras empresas, ou seja, quando o cliente não é o consumidor final daquele produto, e sim um intermediário.
A sigla – Business to Business -, em seu sentido literal, significa “Negócios para Negócios” ou “Empresa para Empresa”, ou seja, serviços realizados unicamente entre pessoas jurídicas.
É extremamente importante saber a diferença entre B2B e B2C (Business to Customer) e em qual método sua empresa se encaixa, já que as estratégias utilizadas para os dois modos precisam ser específicas, pois se tratam de abordagens completamente diferentes.
No B2B, o foco são outras empresas. Isso já nos faz ter uma ideia de que o modo de captar o cliente é diferente em relação ao consumidor final.
Enquanto com o cliente final é preciso ter uma abordagem mais casual e simples, para lidar com empresas é necessário um conhecimento mais técnico e profissional.
O que faz uma empresa B2B?
Diferentemente do modelo B2C, empresas B2B vendem apenas para empresas, que agem como um intermediário entre a venda deste produto e o consumidor final.
Às vezes, aquele produto será consumido pela própria empresa que está comprando, mas ainda será transformado para ser distribuído para o cliente final, como é o caso da venda de matéria-prima para indústrias.
Segundo Neil Patel, um dos empreendedores mais conhecidos do Marketing Digital, as operações de empresas B2B são divididas em três áreas: revenda, transformação e consumo.
Revenda
A revenda nada mais é a venda para empresas que vão repassar aquele produto ao cliente final. O setor varejista utiliza este método. Por exemplo, uma empresa que fabrica materiais de escritório vende seus produtos para lojas especializadas ou de venda geral.
Transformação
Essa área é formada por empresas que vendem seus insumos para indústrias, que em seguida transformam este material no produto final a ser oferecido para o cliente.
Um exemplo é a venda de produtos como o couro, que é distribuído para diversas empresas que vão transformar aquele material em bolsas, sapatos e roupas. Posteriormente, essas empresas vendem para o consumidor final.
Consumo
Este método é conhecido como B2B2C (Business to Business to Customer), pois o produto vai para uma distribuidora, e aí sim ser entregue ao consumidor final.
Isso pode ser visto com frequência nos e-commerces, onde as empresas utilizam plataformas já conhecidas e consolidadas para vender seus produtos ao cliente.
As vantagens do modelo B2B
Agora que você sabe o que significa B2B, é hora de falar de suas vantagens.
Assim como todos os outros métodos, empresas B2B têm suas facilidades e dificuldades na hora de realizar a venda.
Como é um modo de relacionamento entre empresas, o processo da captação de clientes até a finalização da venda é muito complexo. É importante que os dois lados explorem o relacionamento para continuarem a parceria por muito tempo.
Se essa etapa é feita corretamente, o cliente enxerga sua empresa como confiável, o que o tornará um consumidor frequente. Isso acaba sendo um resultado positivo financeiramente para sua empresa, já que o modo B2B trabalha com produtos de maior precificação no mercado.
O volume de vendas também é importante, pois empresas B2B oferecem produtos e insumos que outras empresas precisam. Ou seja, a compra não é feita de forma impulsiva ou “irracional”, como no modo B2C. No B2B, as duas empresas visam o lucro a todo momento, fazendo com que a complexidade da venda seja maior.
Conclusão
O Marketing deve ser um aliado das empresas, já que sem ele não é possível realizar a captação correta de clientes, o que acaba sendo um impacto na venda final.
Porém, o mais importante antes de propor uma estratégia de Marketing é definir qual o tipo do seu negócio, já que diferentes métodos utilizam projetos diferentes para conquistar os clientes e gerar leads. É imprescindível saber o que significa B2B e B2C antes de estabelecer estratégias.
Depois de definir essa etapa, aí sim é necessário definir um plano de Marketing para sua empresa e colocá-lo em prática.
Já pensou em realizar uma consultoria com uma empresa especializada em Marketing B2B? Entre em contato com a B2B Master e saiba como melhorar seu negócio.