O aumento no uso de redes sociais e da própria internet nos últimos anos impactou significativamente o mundo dos negócios.
Segundo pesquisa realizada pela Cuponation, o número de usuários ativos na internet em 2021 foi de 4,66 bilhões de pessoas. Esse número equivale a aproximadamente 59% da população mundial. Além disso, foi apontado que 92% dessas pessoas acessam a internet por dispositivos móveis.
Portanto, é inegável o impacto do mundo digital em nossa vida diária.
Segundo dados do Semrush, os marketplaces e e-commerces dominaram os acessos em 2021. Foram os sites mais acessados do ano, com a Amazon dominando o mercado mais uma vez.
Com essas informações, é normal se perguntar se sua empresa precisa realmente de um marketplace ou um e-commerce. E a resposta é sim!
Mas você sabe a diferença entre eles? E qual a melhor forma de disponibilizar um produto no mercado?
Confira este artigo para mais informações!
O que é marketplace?
Antes de tudo, é preciso saber o que é marketplace e qual a diferença dele para outros tipos de comércio online.
O marketplace funciona como um grande shopping na internet. Pense assim: quando vamos ao supermercado, vemos vários produtos de diversas marcas, mas tudo no mesmo lugar. O marketplace opera da mesma forma.
Diferentemente do e-commerce, onde você abre sua própria loja anexada ao site de sua empresa, o marketplace é apenas uma forma de disponibilizar seus produtos no catálogo de uma grande empresa já reconhecida no mercado. Ela servirá somente para dar um espaço e oferecer um maior alcance para seu produto.
Grandes empresas como Magazine Luiza, Lojas Americanas e Mercado Livre possuem muito alcance no Brasil. Além disso, também é possível vender em sites internacionalmente reconhecidos, como Shopee, Aliexpress e Amazon, este sendo o maior serviço de e-commerce e marketplace do mundo.
Quer saber mais detalhes sobre o que é um marketplace? Confira o vídeo!
Como funciona o marketplace?
Apesar de ser um sistema bem fácil de entender, não é tão simples assim colocar esse plano na prática.
Antes de decidir se essa é a melhor escolha para você, pesquise. Claro que colocar seu produto em todos os marketplaces é uma boa estratégia, já que o alcance de sua marca será ainda maior. Porém, é preciso tomar cuidado, pois os custos podem ser altos.
Quando você decidir o melhor caminho para seus produtos, é hora de seguir para o cadastro. Nessa etapa, você indicará todas as informações de sua empresa e o que você está oferecendo.
A partir daí, os clientes daquele marketplace podem achar seus itens facilmente através de pesquisa no site.
Porém, esse serviço, apesar de muito benéfico, não é de graça.
Para anunciar nesses marketplaces, é necessário pagar uma taxa ao anunciante. Seria muito fácil apenas divulgar seu produto sem dividir os lucros, certo?
O valor que será compartilhado com o site deve estar em seu plano estratégico de vendas, já que ele pode variar de 9% a 30%. Isso porque depende da quantidade de divulgação que você deseja para seus produtos naquele site.
Portanto, antes de tomar qualquer decisão, é importante pensar nesses fatores e se eles realmente valem a pena para o seu negócio.
Os marketplaces são essenciais para quem quer divulgar sua marca e alcançar novos clientes através de um canal maior, mas para isso é necessário fazer um investimento significativo.
Além disso, a reputação está em jogo. E não somente a sua. O marketplace também quer obter uma avaliação positiva do cliente ao disponibilizar seus produtos a ele. Portanto, oferecer produtos de boa qualidade e prezar por uma boa entrega e satisfação do cliente são pontos essenciais para este plano dar certo.
As vantagens de investir no marketplace
As vantagens para quem investe no marketplace são várias. Uma delas é o alcance que sua marca vai ter.
Com um distribuidor nacional, que abrange o país inteiro e já possui um nome consolidado no mercado, é muito mais fácil atrair novos clientes. Isso também aumenta a cada site que você adiciona seus produtos. Quanto mais marketplaces sua empresa utilizar, mais presente no mercado ela estará, já que será possível atrair clientes de todos os sites, e não apenas um público.
Sem contar na confiança que as pessoas já têm naquele marketplace, por se tratar de uma grande marca. Por conta disso, a reputação é muito importante.
Outro fator é a economia. Ao optar pelo marketplace em vez do e-commerce, sua empresa economiza e muito. Isso porque, apesar do investimento no site de outra marca, você não precisará cuidar de aspectos como TI, hospedagem e design. Tudo isso fica por conta do marketplace.
Os marketplaces também são uma plataforma fácil de mexer. Não são complicados, com muitos recursos técnicos. Eles são feitos exatamente para você não ter este trabalho. Você precisa somente estar atento aos produtos no catálogo e organizá-los da forma que preferir.
A importância de oferecer um bom serviço
Apesar de ser fácil, o trabalho de sua empresa não é apenas catalogar os produtos e oferecê-los ao público. É preciso que você faça uma boa propaganda de sua marca, mesmo em marketplaces.
Ainda assim, os marketplaces podem ser limitados em questão de publicidade. O cliente vai achar seu produto por meio de pesquisas e recomendações, além de alguns anúncios aqui e ali em outros sites. Mostre ao público todos os benefícios de seus produtos para que o cliente não tenha nenhuma dúvida.
A descrição dos produtos também é importante para não deixar nada a desejar ao cliente. Faça uma descrição simples e informativa, mas sem deixar de lado detalhes importantes sobre o produto.
Outro fator essencial para vender bem no marketplace é o visual. Escolha uma foto que destaque bem o produto que você está oferecendo. Atrair o cliente pelo olhar é importante, e isso também faz com que ele possa ver o produto em sua frente, criando uma confiança em sua empresa.
O seu marketplace
Além de fazer parte de outros marketplaces, você também pode criar a sua própria plataforma. Assim, você transforma seu e-commerce em um canal de vendas de parceiros, o que é mais um incentivo para alavancar sua marca.
Confira no infográfico a seguir os passos necessários para tornar essa ideia realidade:
Conclusão
Colocar a sua marca em uma plataforma de marketplace ou até mesmo criar o seu pode ser uma tarefa trabalhosa se não for acompanhada de um bom plano estratégico. Portanto, seguir as dicas certas e se programar com muita pesquisa e exploração das ferramentas é muito importante para obter bons resultados no fim.
Assim, você pode usufruir de todos os benefícios que os marketplaces oferecem, além de impulsionar cada vez mais sua marca e consolidar o nome de sua empresa no mercado.
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