Investir no Marketing para restaurantes não é fácil.
Por se tratar de uma área muito tradicional do mercado, muitos empresários acabam sendo conservadores na hora de promover seus estabelecimentos. Essa ação pode ser muito prejudicial e afetar os negócios de forma negativa.
Isso porque atualmente vivemos na era digital. O Marketing de um restaurante não consegue mais se manter apenas em anúncios offline como antigamente. É preciso se adaptar.
Mas por onde começar? E quais são as melhores estratégias?
Confira neste artigo as melhores dicas para atrair mais clientes para seu negócio!
Análise de mercado
Antes de tudo, é importante saber como está o mercado para buscar a melhor estratégia de vendas.
É preciso saber se o mercado está em alta ou em baixa, como seus concorrentes estão se comportando, quais os serviços mais utilizados por restaurantes próximos a você.
Para este tópico é necessário fazer uma análise SWOT (sigla dos termos ingleses Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Ou seja, é preciso observar o mercado e traçar um plano estratégico baseado nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças envolvendo a empresa.
Assim, você saberá como chamar a atenção do cliente, que com certeza não vai ser atraído por mais do mesmo.
Persona
A captação de novos clientes para seu restaurante deve ser uma das ações mais importantes em seu plano de marketing. Principalmente porque ele também pode ser um grande canal de comunicação entre você e outros consumidores.
É importante criar uma persona para definir seu público-alvo. Assim fica mais fácil saber qual linguagem e qual abordagem utilizar na hora de promover seu negócio e seus produtos.
Site
Como foi dito anteriormente, é mais que necessário estar presente no online se você quer traçar uma boa estratégia de marketing para seu restaurante.
Uma das ferramentas de maior benefício é o site próprio do restaurante.
Ele deve ser simples e funcional, sem muitas informações desnecessárias. Assim, seu cliente não fica perdido e esclarece todas as dúvidas sem precisar entrar em contato direto com o estabelecimento.
Informações como cardápio, história do restaurante e da equipe são dados atrativos para quem acessa seu site. Também é recomendado manter um blog ativo para a publicação de artigos sobre as atividades de seu negócio.
Marketing de relacionamento e indicação
Manter uma boa relação com seu cliente é mais que uma recomendação, é uma necessidade. Afinal, ele é quem vai avaliar seus produtos e, consequentemente, compartilhar sua experiência com outras pessoas.
Isso também dá abertura para o marketing de indicação.
Clientes novos levam mais em conta a opinião de outros clientes do que uma propaganda extravagante e chamativa.
É importante, sim, realizar a publicidade de seu restaurante. Mas a indicação ainda continua sendo um dos maiores fatores para a captação de novos consumidores.
Presença nas mídias sociais
Assim como o site, as mídias sociais são grandes aliadas para o marketing de restaurantes. Principalmente por se tratar de um negócio que tem um apelo visual muito alto. O Instagram, por exemplo, é essencial nesse aspecto.
Mas antes de tudo é preciso avaliar o público e definir quais as melhores estratégias para cada rede social. A linguagem utilizada no Facebook não é a mesma utilizada no LinkedIn, por exemplo.
Grande parte da construção da persona também deve analisar quais os públicos presentes nas redes sociais para atingi-los da melhor forma.
Geolocalização
Não é preciso ir muito longe para buscar um cliente. E se tratando de restaurantes, a área a ser explorada fica ainda mais óbvia.
É essencial que seu restaurante esteja presente em aplicativos (quem sabe até um próprio?) e ferramentas de geolocalização.
Assim, fica muito muito mais fácil atingir o cliente que está mais perto do seu estabelecimento. A proximidade é fator importante quando o consumidor pesquisa o nome de seu restaurante no Google.
Uma ferramenta que também ajuda no aspecto de proximidade é o Google Meu Negócio, que mostra todas as informações de seu restaurante na primeira página de pesquisa.
Eventos
Promover eventos para seu restaurante também é um atrativo para seus clientes.
A realização de promoções e celebrações, como Dia das Mães, Dia dos Pais e Páscoa, por exemplo, podem trazer benefícios para seu negócio se forem planejados da forma correta.
Além de atender o público geral, os eventos em seu restaurante também podem ser voltados ao mundo corporativo, com a realização de palestras e jantares de negócios?
Experiência do cliente
Por fim, o item mais importante.
Fazer com que o cliente tenha uma experiência positiva deve ser seu principal objetivo. E você não deve se limitar a uma experiência boa. Ela deve ser muito boa. Só assim o consumidor vai retornar ao seu restaurante e, principalmente, recomendá-lo a outras pessoas.
Conclusão
Para que o cliente obtenha uma experiência memorável em seu restaurante, é preciso planejar com muito cuidado o Marketing de seu negócio.
Agora que você sabe os pontos mais importantes para o marketing de restaurantes, é hora de fazer seu planejamento e colocar tudo isso em prática!
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