Gestão de Marketing: dicas de como implantar + bônus

gestão de marketing

Toda empresa que quer crescer no mercado sabe que deve investir em uma boa gestão de marketing para conquistar ainda mais espaço. Porém, essa tarefa não é tão simples de tirar do papel quanto parece.

Estruturar um plano de marketing é trabalhoso e deve contar com uma equipe qualificada e profissional. Ainda assim, para fazer o planejamento certo e alavancar as vendas de sua empresa, é necessário estudar várias alternativas e estratégias.

Todo esse trabalho envolve uma vasta pesquisa de público alvo, qual a melhor abordagem e uma produção de conteúdo de qualidade para atrair aquele tão sonhado lead.

Você já sabe por onde começar a gestão de marketing da sua empresa? Confira neste artigo dicas de como se sobressair e montar um bom plano estratégico para sua empresa!

Como definir sua estratégia

Montar um plano de marketing para uma empresa nunca é tarefa fácil, ainda mais um que dê certo. Apesar de parecer que todas as ideias vão funcionar para o seu negócio, é difícil definir imediatamente quais decisões tomar. Tudo deve ser feito com muita pesquisa e análise.

Ao se tratar da gestão de marketing de uma empresa, é preciso saber exatamente qual abordagem realizar e quais estratégias melhor se encaixam para a empresa. É neste momento que um gestor de marketing deve se perguntar: qual o objetivo da empresa?

Somente a partir daí é possível criar uma rota. A empresa quer aumentar seu número de clientes? Ou quer ter um melhor posicionamento nas redes sociais? Ou talvez ainda melhorar seu desempenho no e-commerce?

Todos esses fatores são essenciais para que uma empresa cresça, mas é preciso definir exatamente o que a equipe está buscando e qual o resultado ideal para aquele momento. Dessa forma, é possível começar a montar seu plano estratégico de gestão de marketing.

O que faz o gestor de marketing?

O gestor de marketing é o profissional responsável por todo este trabalho de divulgação e posicionamento da marca no mercado. É a partir deste setor que a empresa ficará conhecida, divulgará seus produtos e aumentará o volume de clientes em conjunto com a equipe de vendas.

A gestão de marketing feita por este profissional se divide em diversas tarefas. Confira a seguir quais são elas e como elas são essenciais para garantir um bom resultado para sua empresa.

Gestão de equipe

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Uma boa gestão de marketing deve contar com profissionais preparados para liderar a equipe. Fonte: Freepik/tirachardz

Primeiramente, para colocar um plano em prática, ele precisa ser elaborado com muito cuidado. E para que ele dê certo, é necessário que uma equipe esforçada e qualificada trabalhe para que isso aconteça.

Faz parte da rotina do profissional responsável pela gestão de marketing montar e cuidar desta equipe para que os melhores resultados sejam alcançados. Uma boa relação com os colaboradores e um bom gerenciamento da equipe são fatores essenciais para que tudo possa fluir da melhor forma possível.

Análise de mercado

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso saber quais as necessidades da empresa para aquele momento. Como mencionado anteriormente, para uma boa gestão de marketing, são diversos os caminhos a serem seguidos, mas ela só dará certo se a equipe tomar as decisões corretas.

Fazer um estudo sobre o mercado, pesquisar as tendências do setor e definir qual a melhor estratégia para sua empresa no momento são pontos essenciais para um plano de marketing.

Quer saber melhor como realizar uma boa pesquisa de mercado que encaixe em seu plano de marketing? Confira o vídeo abaixo:

Análise de concorrência

Além de pesquisar sobre as necessidades do mercado, também é muito importante saber o que seus concorrentes estão fazendo para terem destaque em relação às outras empresas.

Nem sempre as mesmas estratégias utilizadas no concorrente servirão para você, mas é preciso fazer essa pesquisa para definir exatamente isso. Analisar os pontos fortes e fracos das outras empresas pode te indicar o que vai dar certo e o que deve ser descartado pela sua equipe durante o planejamento de marketing. 

Gerenciamento de orçamento

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O cuidado com as verbas da equipe também faz parte da gestão de marketing. Fonte: Pixabay

Essa é uma fase importante para a gestão de marketing de uma empresa. O profissional responsável pela equipe não somente fica encarregado de cuidar do marketing, mas também das orçamento e como utilizá-las da melhor forma em seu plano estratégico.

Existem uma série de fatores que entram neste tópico, como por exemplo o uso de ferramentas que auxiliam no planejamento e na divulgação de sua empresa e de seus produtos.

Serviços como ferramentas de análise de dados, SEO, vendas e divulgação da marca são pagos e devem ser levados em conta na hora de montar uma boa gestão de marketing. Portanto, para que não haja prejuízo, é preciso estudar bem todo este processo. 

Execução do plano e análise de resultados

Após se organizar e montar todo seu projeto de marketing, levando em conta todas as dicas acima, é hora de colocá-lo em prática. Agora é o momento de realizar a divulgação nas redes sociais, captar clientes através da equipe de vendas e garantir resultados positivos.

As chances de um bom rendimento no fim do mês são grandes se a equipe seguir as estratégias corretas e utilizá-las de acordo com o plano. Mas tudo isso deve ser analisado futuramente.

É preciso recolher todos os dados e apontar quais estratégias funcionaram melhor e quais não deram tão certo assim.

Pode parecer desmotivador apontar os defeitos de uma campanha, mas para realizar uma boa gestão de marketing é essencial analisar acertos e erros feitos durante o percurso. Somente dessa forma eles podem ser consertados no futuro.

[BÔNUS] Dicas para produção de conteúdo de marketing

Em todo plano estratégico de marketing, é preciso produzir um conteúdo de qualidade para que o cliente se sinta atraído pelo seu produto. Porém, montar um bom material com textos e postagens que convertem não é uma tarefa fácil.

Veja no infográfico abaixo 20 dicas valiosas para quem quer criar conteúdo no marketing digital:

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A criação de conteúdo é um dos pilares da gestão de marketing de uma empresa. Fonte: Kaiak/Findability

Conclusão

Fazer a gestão de marketing de uma empresa envolve muitos aspectos que, se organizados da forma correta, mostram sempre o melhor resultado no fim do mês. Desde a gerência da equipe até a implementação do projeto, uma empresa deve estar atenta a todos os pontos chave do marketing para se destacar no mercado e conquistar cada vez mais clientes.

Precisa de ajuda para implementar seu plano de marketing? Entre em contato conosco e saiba como a B2B pode te ajudar!

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