Você sabia que falar inglês pode te ajudar muito na hora de vender? Esse é um diferencial que pode ser decisivo na hora de fechar um novo negócio ou até mesmo fazer sua empresa dar o próximo passo.
Em um ambiente corporativo, falar outras línguas é muito importante. Isso porque muitas vezes as indústrias vão além das barreiras geográficas e fecham negócios com outras marcas internacionais.
Esse é um passo importante para quem planeja alcançar novos mercados e crescer para além das fronteiras nacionais. Então se você quer se destacar e alavancar as vendas do seu negócio, já sabe por onde começar!
De acordo com uma pesquisa realizada pela British Council, apenas 5% dos brasileiros falam inglês. E o número cai ainda mais se olharmos para quem tem inglês fluente, chegando a somente 1% da população.
Se você não faz parte dessa porcentagem, é importante começar a se atualizar.
Por que falar inglês ajuda sua empresa?
O inglês é uma língua utilizada ao redor do mundo inteiro. Dominar essa skill é uma oportunidade importante para quem quer atuar em cada vez mais mercados e conquistar parceiros.
Portanto, a possibilidade de conversar em inglês pode atrair parceiros de diversos países, visto que essa é uma língua “universal”. Além disso, também é a língua mais utilizada na internet. De forma geral, trata-se de um acordo coletivo para comunicação de todos, independente do país de origem.
Mas muito além disso! Ao dominar essa segunda língua, você pode abrir um leque de opções, como por exemplo ter acesso a dados e informações vindas de outros países. Você poderá receber atualizações com frequência e não vai precisar esperar por traduções (que podem levar algum tempo).
LEIA MAIS: DICAS PARA QUEM QUER APRENDER INGLÊS
Equipes mais diversificadas e especializadas
Além disso, existe outro fator que pode ser muito benéfico para seus negócios: ter uma equipe fluente pode abrir a possibilidade de contratar pessoas de outros lugares do mundo remotamente.
Com o processo da globalização cada vez mais forte, fazer uma reunião online com alguém que está em outro país se tornou absurdamente comum. Existem equipes que estão espalhadas ao redor do globo e dependem de uma comunicação fluente.
Mas como assim? Desde antes da pandemia, o home office já era utilizado por muitas empresas. No entanto, desde 2020 esse modelo de trabalho ficou cada vez mais comum.
De acordo com uma pesquisa do IBGE, mais de 9 milhões de pessoas já trabalhavam de casa em 2020. Essa tendência se repete ao redor do mundo, possibilitando que os trabalhadores se conectem com empresas de outros países.
Ou seja, essa comunicação pode ser feita principalmente ao inglês. Dessa forma você poderá contar com uma equipe mais diversa de diferentes regiões.
Evolução profissional e a comunicação em inglês
Podemos dizer que o segundo passo que você precisa ter na carreira é a fluência em inglês. Além dos pontos já mencionados como a habilidade de participar de reuniões e negociações com pessoas do mundo inteiro, também existem mais alguns fatores importantes.
O principal é relacionado à sua colocação no mercado de trabalho como um todo. Se você quer ser um dos grandes nomes de determinada indústria, vai precisar marcar presença no mercado. E isso significa ver, ser visto e ser influente.
Nada disso será possível sem poder ouvir ou ser ouvido por outros participantes do cenário internacional.
Portanto, comece desde já a aprender inglês. Invista em cursos presenciais ou online. Hoje em dia existem muitas opções que podem se adaptar às mais diferentes rotinas.
Se preferir, você também pode estudar presencialmente ou até mesmo investir em um intercâmbio. São várias opções, mas o importante é começar!
Como mencionamos antes falar inglês é importante para quem quer atuar em cada vez mais mercados e conquistar parceiros. Para saber mais dicas sobre inglês conheça a GLED Internacional Education!