Uma consultoria de Inbound Marketing pode ser o que falta para a sua empresa decolar…
De acordo o relatório Content Trends 2018, empresas que realizam ações de marketing de conteúdo conquistam, em média, 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads do que o adotam as que não adotam essa estratégia.
Não é dúvida para ninguém que todas as empresas tem como objetivo atrair novos leads ou mesmo fidelizar os clientes que já possui.
O problema é que: isso não é um caminho fácil. Por isso, uma consultoria especializada que entende o assunto e conhece os atalhos para o sucesso pode te ajudar, e MUITO!
Por isso, neste texto, resolvemos trazer conceitos importantes, etapas e benefícios de contratar esse serviço. Tenha uma excelente leitura!
O que é uma consultoria de Inbound Marketing?
A consultoria de Inbound Marketing – também chamada de marketing de atração – é um serviço oferecido por um profissional ou empresa especialista em orientar estratégias de marketing, com objetivo de converter leads através de um conteúdo relevante.
O maior objetivo é criar um planejamento para que empresas possam otimizar a sua presença digital e, assim, atrair potenciais clientes, convertendo os mesmos e tornando-os promotores da marca.
Diferenças entre o Inbound e o Outbound:
Em resumo, o Inbound Marketing busca atrair o consumidor com informação e conteúdo relevante. Já o outbound marketing vai até ele para apresentar uma oferta que nem sempre é esperada ou mesmo solicitada.
Um não é melhor do que o outro. Os dois funcionam bem para objetivos distintos.
No inbound, a companhia produz materiais ricos, que fazem o consumidor ir atrás do produto ou serviço oferecido. As personas e seus perfis são definidos e traçados, hábitos são estudados, para que seja produzido um conteúdo específico para um público determinado.
Enquanto no outbound o movimento é contrário: a empresa é que procura o freguês, fazendo anúncios e divulgando sua marca em canais distintos.
Como funciona o Inbound Marketing
Podemos separar a definição de Inbound Marketing em 4 etapas, confira:
1. Atrair
A primeira etapa de uma estratégia de Inbound Marketing é atrair clientes. Você precisa fazer com que visitantes, até então desconhecidos, comecem a acessar seus canais [site, landing pages, mídias sociais, etc].
Mas, como fazer isso?
Através de conteúdos relevantes publicados em blog posts, por exemplo, com a otimização para mecanismos de busca (SEO). Através de posts nas redes sociais. Lançando um e-book… As opção são inúmeras.
Contudo, lembre-se: antes de lançar esses materiais, é importante conhecer o público-alvo da sua empresa e definir personas que tenham perfis, hábitos e características parecidas à dos seus compradores reais. Assim, vai ser possível produzir conteúdos de valor para seus clientes, com um direcionamento já definido.
É necessário também conhecer os canais onde seus potenciais clientes estão, a linguagem que utilizam e o tipo de mensagem que mais faz sucesso com eles.
2. Converter
Depois de atrair visitantes desconhecidos e torná-los consumidores do seu conteúdo, a próxima etapa é fazer com que eles mudem de etapa, transformando-os em leads qualificados.
A partir de formulários de contato e de landing pages é possível conhecer melhor os seus potenciais clientes, obter informações valiosas sobre eles e, assim, começar a criar vínculos.
Uma boa estratégia para converter visitantes em leads é elaborar bons “call to action” (CTA), ou chamadas à ação em português. Crie variações de chamadas para identificar aquelas que geram mais conversões. Válido para objetivos como: baixar um e-book, assinar a newsletter, se inscrever em um curso ou realizar uma compra.
O sucesso do CTA depende da assertividade da sua mensagem, no tempo certo e no tom de voz adequado.
3. Relacionar
Agora, com os leads convertidos, você já possui uma noção mais completa daqueles consumidores em potencial, que estão, de fato, mais aptos a comprar seus produtos e serviços. É hora de focar toda a sua atenção neles.
Algumas estratégias como e-mail marketing personalizado, newsletters e automatização de conteúdo podem ser úteis para dar um tratamento especial ao seu público e fazer com que a expectativa deles seja atendida.
Nesta etapa acontece um processo fundamental que é preciso ser compreendido: a jornada de compra, que consiste em entender em que fase cada consumidor se encontra no seu processo. Por exemplo: existem clientes que estão no topo do funil de vendas. Eles ainda estão conhecendo seus produtos e serviços e buscam mais informações sobre eles.
Por outro lado, existem aqueles que estão em um estágio mais avançado, considerando a compra (meio do funil) e fazendo avaliações (fundo do funil).
4. Encantar
A última etapa do Inbound Marketing consiste em transformar clientes finais em promotores da sua marca.
Quando o cliente passa a recomendar seus serviços para outras pessoas com base nas experiências positivas vividas, os papéis se invertem e é ele quem exerce a função de divulgador da marca – o popular marketing boca a boca.
Para chegar nesse estágio, a sua empresa precisa saber como encantar seus clientes.
Alguns exemplos de ações a adotar são:
- Investir em canais de comunicação eficientes;
- Disponibilizar ofertas exclusivas;
- Fazer promoções;
- Distribuir brindes;
- Continuar oferecendo conteúdos de qualidade.
Quais os benefícios de contratar uma consultoria?
Por mais que você estude as técnicas de Inbound Marketing e temas afins, a experiência e o conhecimento de especialistas é insubstituível.
O detalhamento das etapas do Inbound Marketing são complexas e, um diagnóstico errado ou a falta de um planejamento assertivo pode colocar toda a presença digital da sua empresa a perder.
Na produção de conteúdo, por exemplo: se você falhar já no início, no levantamento de palavras-chave, vai investir tempo e dinheiro em artigos com menor potencial de resultados. Melhor otimizar o orçamento, concorda?
A consultoria de Inbound Marketing é feita para identificar rapidamente as necessidades dos clientes e encontrar as soluções que mais se encaixam em cada caso. Os benefícios dessa estratégia são inúmeros. Dentre eles podemos citar:
Ciclo de vendas menor
Um dos benefícios do Inbound é reduzir o tempo médio necessário para levar alguém a comprar.
De acordo com a pesquisa Martech 2017, por exemplo, 50,4% empresas de tecnologia que adotam estratégias de Inbound apresentam um ciclo de venda menor que 30 dias. Em comparação com as empresas que não utilizam o método, somente 29,5% têm desempenho semelhante.
Custo menor das ações de marketing
Utilizar estratégias de inbound pode reduzir os custos dos investimentos em marketing em uma empresa. Isso porque produzir e divulgar conteúdo relevante para um público que já tem interesse no assunto é mais barato do que comprar espaço em mídias tradicionais para atingir o máximo de pessoas possível.
E o melhor de tudo: essa redução de custo não implica em redução de qualidade ou perda de negócios, muito pelo contrário.
Mensuração mais precisa dos resultados
Muitas vezes, ao fazer uma campanha em veículos tradicionais, voltada para o grande público, sem segmentação, não é possível mensurar de forma precisa quantas vendas resultaram dessa ação.
Com o Inbound Marketing fica mais fácil, pois você consegue identificar de onde partiu cada venda – seja de um conteúdo do blog, post no Facebook, e-mail marketing, etc.
Com isso, seu time consegue focar esforços e investimentos nas ações que mais trazem resultados.
Qual é o escopo de uma consultoria de Inbound Marketing?
O escopo de uma consultoria de Inbound Marketing varia de acordo com as necessidades de cada empresa.
Algumas operam somente com a parte de planejamento estratégico e análise de resultados, enquanto outras cuidam também da parte de execução e otimização com uma equipe de editores, redatores, designers, entre outros profissionais de marketing.
Ainda assim, há alguns serviços comuns a esse tipo de serviço, o que inclui:
- Planejamento do Inbound Marketing:
Definição das estratégias do plano. É o start, o norte, de qualquer projeto.
- Planejamento de SEO para o blog
Alinhar os seus conteúdos com as atualizações e exigências dos algoritmos do Google.
- Auxílio na criação de landing pages
Arquitetura da informação e fatores de conversão [bons CTAs].
- Produção de conteúdo
Instruir redatores, especialistas ou não, a atualizar blogs e redes sociais com materiais relevantes e que atendam às dores dos usuários.
- Gestão de anúncios
Demandar de profissionais responsáveis por criar campanhas em mídias pagas, como Facebook Ads e Google Ads, para aumentar o alcance das publicações.
- Implementação do funil de vendas
Equipe com conhecimento em jornada de compras, perfis dos clientes e produção de conteúdo para conciliar oportunidades com a demanda.
- Fluxos de automação
Criação de newsletter, e-mail marketing e outras ações para gerar encantamento dos clientes.
- Análise e monitoramento de resultados
Interpretar relatórios, verificar métricas e promover mudanças pontuais durante e após a implementação das estratégias.
Conclusão
A consultoria de Inbound Marketing é um investimento a ser feito, e não um custo, sem retorno.
O esforço do consultor, aliado com os objetivos da sua empresa, vão permitir que o seu negócio atinja resultados significativos. Estamos na Era do Cliente, e quase tudo se resume à experiência do usuário e produção de conteúdos relevantes.
Atrair público, converter, construir relacionamento e encantá-los é a missão de qualquer negócio, mas isso precisa ser feito de forma inteligente. Para isso, é fundamental contar com o suporte de especialistas.
Ficou interessado em contratar uma consultoria para acelerar o motor de crescimento da sua empresa? Entre em contato conosco. Vamos adorar colaborar com o crescimento do seu negócio.