O que é Comunicação Integrada de Marketing (CIM)

Comunicação Integrada de Marketing

Sua empresa já utiliza a comunicação integrada de marketing?

Muitas vezes, os processos envolvidos na criação de campanhas de marketing são longos e passam por diversos profissionais. Entre o planejamento e a análise de resultados, há uma série de ações que precisam ser realizadas com maestria para garantir a eficiência.

É sobre isso que se trata essa metodologia, que tão importante se mostra na prática. Fazer com que várias estratégias e procedimentos se comuniquem de maneira ágil e sem ruídos é uma dificuldade muito comum em diversos tipos e tamanhos de negócios.

E foi para ajudar você que elaboramos este texto. Nele, você vai conferir o que é necessário para utilizar a comunicação integrada de marketing na sua empresa e otimizar ao máximo os investimentos.

Boa leitura!

O que é Comunicação Integrada de Marketing (CIM)?

A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ação realizada para garantir que o mesmo tom de voz seja utilizado pela empresa em cada peça de comunicação com seu público-alvo. Em outras palavras, trata-se de uma padronização de linguagem que visa estabelecer o alinhamento em diferentes canais de interação.

Todos os stakeholders devem ser capazes de identificar a empresa por meio de sua comunicação: clientes, prospects, fornecedores, colaboradores, concorrentes, parceiros, etc.

O estabelecimento de um tom de voz amigável a múltiplos alvos é uma tarefa muito mais complexa do que parece. No entanto, para a criação de uma identidade, ele se faz necessário.

Assim, a comunicação integrada de marketing se apresenta como a solução para o problema.

3 benefícios da comunicação integrada de marketing

Conheça 3 benefícios da comunicação integrada de marketing para a sua empresa.
Conheça 3 benefícios da comunicação integrada de marketing para a sua empresa. Fonte: Freepik

Depois de compreender mais sobre o conceito da comunicação integrada de marketing, talvez você tenha algumas dúvidas em mente.

A dúvida mais frequente que recebemos dos nossos clientes em relação a esse tema é: “O que eu ganho ao aplicar essa estratégia na sua empresa?”

É exatamente sobre isso que vamos falar a partir de agora! Conheça os principais benefícios de sua utilização:

1) Fortalecer a identidade da sua marca

Foi-se o tempo em que as pessoas compravam exclusivamente pela necessidade do produto.

Hoje em dia, a internet aproximou as empresas e os usuários. Assim, fatores de identificação ganharam muita força.

Um dos elementos mais importantes para se aproximar do público é justamente a comunicação.

Quando você fala o idioma do consumidor, as chances de ele se sentir representado e se ver representado no discurso aumentam.

Em outras palavras, a linguagem faz com que a sua marca crie laços com os compradores e torna mais fácil o seu reconhecimento.

2) Fazer com que a comunicação seja eficiente

A eficiência das ações de marketing está diretamente ligada à maneira com a qual você utiliza a comunicação integrada.

Afinal, para que sejam cumpridas as etapas desejadas, o discurso deve ser retilíneo.

Imagine o quão inusitado é para o consumidor quando a linguagem é uma na primeira abordagem e outra na segunda. Por isso, a integração do setor é a solução para evitar esse tipo de problema.

3) Ganhar escalabilidade

Quando falamos em comunicação, um termo não pode ser negligenciado: a escalabilidade.

As ações de marketing visam sempre o crescimento contínuo. Por exemplo: ao aumentar a base de leads da sua empresa.

Quanto mais pessoas se cadastram, mais engajamento é gerado.

Com um maior número de cadastros engajados, mais vendas.

Se o número de vendas for maior, melhores serão os resultados.

É por isso que a padronização no processo de conversação é um ótimo meio para crescer progressivamente.

Como montar um plano de comunicação integrada de marketing para a sua empresa

Aprenda como montar um plano de comunicação integrada de marketing para a sua empresa.
Aprenda como montar um plano de comunicação integrada de marketing para a sua empresa. Fonte: Freepik

Chegou a hora de colocar a mão na massa.

Como qualquer estratégia de marketing, a comunicação integrada exige planejamento.

O plano de comunicação integrada de marketing é um documento que detalha as atividades que serão realizadas durante um período de tempo, estipula objetivos e atribui tarefas aos colaboradores.

Veja quais são as etapas da sua criação:

1. Estudar a persona da sua empresa

Para ser capaz de se comunicar com o seu público, é necessário antes conhecê-lo.

Nesse caso, é válido realizar pesquisas de mercado ou basear-se nos clientes que você já tem para determinar qual é a linguagem de sua preferência.

Mas, muito além do tom de voz, é preciso descobrir outras importantes características do seu consumidor ideal. Por exemplo:

  • Quais os principais problemas enfrentados?
  • Quais os canais de comunicação mais utilizados?
  • Hobbies;
  • Costumes;
  • Interesses;
  • Onde vive?
  • Onde trabalha?
  • Qual o comportamento no ambiente digital?

Com essas respostas, fica mais fácil traçar uma linha de comunicação adequada.

2. Criar uma linha editorial

Esse é um dos documentos mais valiosos quando falamos em comunicação integrada de marketing.

A linha editorial descreve exatamente qual tom de voz deve ser utilizado em cada um dos canais de comunicação com os consumidores.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas voltada a esportistas.

É uma boa ideia se adaptar ao linguajar do público, compreender quais são seus temas de interesse, utilizar gírias e criar conteúdos personalizados.

3. Defina canais de comunicação

Hoje em dia, existem centenas de canais de comunicação com o público.

O ideal é que você escolha aqueles que melhor se encaixam nas necessidades da sua persona e qualifique a utilização deles. Isso pode incluir canais digitais, como blog, site, redes sociais, anúncios patrocinados, SAC online, FAQ e chat.

Mas também leva em conta os materiais e ações offline, de outbound marketing, como flyers, folders, outdoors, comerciais de rádio e TV, eventos e muito mais.

4. Estabeleça metas e analise-as

Um plano de comunicação integrada de marketing tem prazo de validade. E isso acontece por duas razões:

Primeiro, porque os hábitos e costumes do consumidor são alterados com frequência, principalmente na internet.

Além disso, por meio de avaliações de períodos semelhantes, você poderá avaliar o sucesso de suas campanhas. Por exemplo, de três em três meses.

Assim, você deve estabelecer metas quantificáveis relevantes, os chamados KPIs, que são indicadores de desempenho.

Passado o tempo determinado, avalie as ações, observe quais delas foram eficientes e quais fracassaram, realize ajustes e componha um novo plano. Assim, há a segurança de que você percorrerá o caminho correto.

Confira um exemplo de campanha de comunicação integrada de marketing

Um exemplo de comunicação integrada de marketing da Coca-Cola.
Um exemplo de comunicação integrada de marketing da Coca-Cola. Fonte: Freepik

Para concluir, queremos falar rapidamente sobre um exemplo de campanha bem-sucedidas de comunicação integrada de marketing. Quem sabe não é a inspiração que faltava para você?

Comunicação integrada de marketing da Coca-Cola

Você se lembra desta campanha?

Não faz muito tempo que a Coca-Cola decidiu colocar em suas latinhas mais de 600 nomes diferentes – tudo para gerar uma identificação única com o público.

O sucesso da ação “Bebendo uma Coca-Cola com“ foi tão grande, que teve gente até colecionando o refrigerante, enquanto outros presenteavam amigos ao encontrar uma lata com seu nome.

E a comunicação integrada apareceu em todos os canais utilizados pela empresa, o que contribui bastante para manter o padrão visual e de mensagem a ser transmitida pela marca.

Simples, mas muito acertivo, né?

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que é e como fazer a comunicação integrada de marketing da sua empresa.

Agora é com você. Chegou a hora de elaborar a sua estratégia e colocá-la em prática.

Se restou alguma dúvida, entre em contato conosco e ajudaremos a sua empresa, através de um consultoria personalizada, a implantar a comunicação integrada de marketing. Somos especialistas e podemos te ajudar!

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