Talvez você já tenha pensado em criar um calendário de conteúdo de redes sociais para gerenciar o fluxo de trabalho do seu time. Mas como criar um que beneficie a sua empresa?
As redes sociais são ferramentas imprescindíveis para comunicação e compartilhamento de conteúdo com o seu público. Mas com a quantidade de informações que recebemos todos os dias, gerenciar as contas da sua empresa pode se tornar uma tarefa difícil.
Vamos mostrar como dar os primeiros passos com um prático modelo de calendário de publicações para redes sociais. Continue lendo para conferir as dicas:
O que é um calendário de conteúdo para redes sociais?
Atualmente, não ter uma conta profissional nas redes sociais é equivalente a abrir uma empresa e não contar para ninguém. É importante se conectar com seus públicos-alvo para que possam compartilhar informações e receber feedback de forma consistente, e as redes servem para isso.
Muitas empresas começam desenvolvendo estratégias para entender melhor como seu público usa as redes sociais, quais plataformas preferem e qual conteúdo gostam de ver, e esse é um ótimo primeiro passo.
Um bom planejamento de calendário de conteúdo para redes sociais é uma representação visual dessa estratégia. Os benefícios são inúmeros e vamos menciona-los nos próximos tópicos.
O calendário de conteúdo também pode ajudar a testar diferentes estratégias de marketing. Ele facilita a revisão de posts ou campanhas anteriores e permite que seja feito o acompanhamento com clareza.
Basicamente: um calendário editorial garante que suas atualizações sejam regulares e benéficas para sua estratégia de mídia social. Como? A resposta é simples: você pode se planejar com antecedência!
Por que é importante planejar a publicação de conteúdos?
Há muitos benefícios em usar um calendário de publicações nas redes sociais, incluindo:
- Melhor organização do time
Seus profissionais serão capazes de prever a carga de trabalho futura e antecipar as necessidades. Além disso, um calendário de conteúdo ajuda a manter uma frequência de publicação saudável e evitar surpresas de última hora.
- Facilidade para acompanhar o engajamento e os resultados das publicações
Como em qualquer estratégia de marketing, é essencial acompanhar o desempenho de seus posts. Você pode agendar testes A/B ou fazer experimentos semelhantes para entender:
– Os melhores dias e horários para postar nas redes sociais da sua empresa;
– Os assuntos que são de interesses do seu público;
– Que tipo de publicação seu público prefere (texto, imagens, infográficos ou vídeos);
– Seus CTAs com melhor desempenho;
– A frequência de postagem ideal.
- Ficar de olho nos feriados ou datas marcantes para o seu segmento
Os gerentes de mídia social podem planejar feriados importantes (como Dia dos Namorados ou Dia das Mães) com a ajuda de um calendário editorial. Graças a essa ferramenta, eles vão começar a criar conteúdo envolvente e personalizado com semanas ou meses de antecedência.
Como criar seu calendário editorial para redes sociais
Se a sua empresa é iniciante no que se refere à ideia da criação de um calendário de conteúdo para mídias sociais, ou se você quiser dar uma olhada em uma forma única de configurar um, apresentamos um passo a passo com 4 dicas para implementar e manter um calendário eficiente:
1. Descubra que tipo de conteúdo o seu público prefere e em quais mídias ele está
O primeiro passo para começar é entender o público da sua empresa.
Existem ferramentas disponíveis para auxiliar a reunir dados importantes do público, como idade média, sexo ou interesses. Também procure informações que indiquem as mídias que eles mais usam. Sabendo disso, você já tem mapeado quais são as redes nas quais a sua empresa precisa estar presente.
Não é necessário estar em todas as redes sociais, apenas nas que fazem mais sentido para a sua estratégia e nas que o seu público mais usa. Caso contrário, você corre o risco de perder tempo e dinheiro tentando alcançar um público que não quer saber do seu produto ou serviço.
As próprias redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter disponibilizam um painel com as métricas de engajamento do seu público nas suas mídias.
2. Use um template de calendário de publicações nas redes sociais
Um template de calendário de conteúdo permite ganhar tempo nesse processo, fazendo com que seu time se concentre mais na criação e programação de suas publicações. Os formatos do template variam muito, mas o mais importante é poder visualizar e planejar facilmente seu conteúdo uma semana, mês ou trimestre antes para garantir que os posts sejam feitos com frequência.
Várias empresas disponibilizam templates de calendário. Selecionamos para você o calendário de conteúdo para redes sociais adaptado para iniciantes da Semrush, que foi projetado para acompanhar um ano de conteúdo para Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest. Você pode baixá-lo aqui gratuitamente.
3. Descubra que tipo de conteúdo repercute
Uma das maiores barreiras para a criação de um calendário de conteúdo é decidir o que postar. Crie ou busque conteúdos excelentes para compartilhar.
É importante analisar o que a sua empresa postou no passado para entender o que recebeu alto engajamento do público. Você pode fazer pesquisas procurando por palavras-chave relevantes, hashtags e tópicos atuais que seu público-alvo já segue nas redes sociais.
Se você está começando do zero, pode começar com a análise da concorrência para entender quais posts tem mais comentários, compartilhamentos e interações do público.
Outra ideia é tentar planejar seus temas de marketing de mídia social para o ano. Comece adicionando feriados e datas importantes em seu calendário de conteúdo e, em seguida, crie posts com foco na data comemorativa.
Alguns eventos populares para adicionar ao seu calendário podem ser: feriados ou eventos nacionais, eventos da empresa ou acontecimentos locais, datas de vendas como Black Friday ou Cyber Monday, ou mesmo lançamentos de produtos.
4. Decida sobre a frequência das postagens
Agora é hora de criar uma programação de posts. Você pode começar escolhendo a frequência semanal e mensal.
Não há frequência certa para publicar conteúdo, mas você precisa levar em consideração:
- O seu público
Jamais esqueça-o, pois ele é o foco. Descubra: com que frequência e quando seu público está online? Quais são os horários e dias de pico para o engajamento?
- As plataformas de mídia social escolhidas
Existem diferentes recursos a serem utilizados e cada plataforma tem seu próprio algoritmo. Estude-as. E lembre-se que, o que pode funcionar para uma empresa, não necessariamente vai funcionar para você. Tudo depende do seu público, do arquétipo da sua marca e etc.
Esqueça as pessoas que falam que quantidade é o segredo para uma estratégia de mídia social de sucesso. Embora seja importante estar presente no feed do seu público, tente não sobrecarregá-los com muito conteúdo.
Se ainda ficou com alguma dúvida, assista um vídeo sobre o tema:
A prática com certeza vai levar sua empresa à perfeição
Se está começando agora, não se desespere. Mesmo as empresas mais experientes nas redes sociais podem levar tempo para definir um fluxo de trabalho eficaz para a criação e publicação de conteúdo. A ideia principal é planejar com bastante antecedência e tempo para resolver tudo com suas equipes a fim de que cada post seja pensado e esteja estrategicamente alinhado no momento em que atingir o seu público.
Sejam flexíveis e não esqueçam de mencionar também os assuntos da atualidade que são importantes para a sua audiência.
Se precisar de auxílio para criar estratégias de marketing digital para a sua empresa, nós podemos te ajudar com uma consultoria especializada em empresas B2B. Fale com a gente!