6 técnicas de brainstorming para criar conteúdos que engajam

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É muito gratificante quando você tem uma ideia tão incrível que quer gritá-la aos quatros ventos. Mas, da mesma forma, você pode sentir exatamente o oposto quando não consegue ter ideias. Há muitas técnicas diferentes de brainstorming experimentadas e testadas que comprovadamente inspiram criatividade.

Use este artigo como um guia de brainstorming para encontrar uma nova forma de ter ideias melhores quando for atingido por um bloqueio criativo. Se está buscando inspiração, estamos aqui para ajudar você!

O que é brainstorming e quando você deve usá-lo?

Quando você deve usar o brainstorming como profissional de marketing? Segundo a MindTools:

O brainstorming une uma abordagem descontraída e informal para a resolução de problemas. Ele encoraja as pessoas a expressarem pensamentos e ideias. Algumas dessas ideias podem ser trabalhadas até se tornarem soluções originais e criativas para um problema, enquanto outras podem despertar ainda mais ideias. Isso ajuda as pessoas a se soltarem, fazendo-as “desviar” de suas formas comuns de pensar.

No contexto do marketing, especialmente no digital, significa pensar em ideias de conteúdo: seja para escrever um blog post ou mesmo criar algo que as pessoas vão querer compartilhar/engajar nas mídias sociais.

As regras de ouro de um brainstorming eficaz

A criatividade não é algo que possa ser forçado — especialmente quando a pessoa está sob pressão. Por essa razão, é preciso seguir as regras de ouro para um brainstorming eficaz:

  • Quanto mais ideias, melhor. Estamos todos acostumados a fazer mais com menos. Mas, quando se trata de ter ideias e de brainstorming, quanto mais ideias e “sementes” de inspiração plantarmos, melhores são as chances de que se possa transformá-las em algo incrível.
  • Não existe isso de “ideia ruim”. Não critique as opiniões de outras pessoas e evite guardar ideias para si só porque você acha que elas são fracas. Outra pessoa pode ver algo nela que você não tinha visto e basear-se nela para construir uma nova ideia. 
  • Nenhuma ideia é ambiciosa ou absurda demais. É sempre melhor ter que diminuir o escopo de um plano que não seja realista do que ter dificuldade de torná-lo maior.
  • Nenhuma ideia nasce pronta. As melhores ideias surgem quando as pessoas trabalham juntas para oferecem suas contribuições e melhorarem e refinarem um conceito inicial. Até que isso tenha acontecido, todas as opiniões devem ser consideradas.

Brainstorming em grupo vs. brainstorming individual

Você pode fazer um brainstorming eficaz e ter ótimas ideias individualmente; algumas pessoas trabalham melhor assim. Mas uma das abordagens mais eficazes para muitas equipes é combinar os benefícios e táticas dos dois, começando com um brainstorming individual para ter as ideias iniciais, e depois se reunindo em grupo para refiná-las e desenvolvê-las até os conceitos finais. 

Brainstorming em grupo vs. brainstorming individual.
Brainstorming em grupo vs. brainstorming individual. Fonte: Semrush.

6 técnicas de brainstorming para ter ideias de conteúdo melhores

Quando precisar criar boas ideias de conteúdo, pode ser necessário testar algumas técnicas de brainstorming diferentes para se sentir inspirado e levar sua criatividade ao limite. Embora você não possa forçar essa criatividade, há formas de estruturar a criação de ideias para seguir um processo que ajudará a ativá-la.

Veja nossas 6 técnicas preferidas:

1. Mapa Mental

O mapa mental é muitas vezes o ponto inicial de sessões de brainstorming, e pode ser usado tanto para a geração de ideias individual ou em grupo.

Muito parecida em diversos aspectos com a associação de palavras, é uma abordagem de fluxo livre que faz com que você anote ideias, pensamentos e observações que podem surgir a partir de um ponto inicial e de subtópicos posteriores. 

O conceito é simples de entender e fácil de seguir:

  • Comece com uma folha de papel, um quadro branco ou uma ferramenta de mapa mental on-line (como a Lucid Chart).
  • Coloque o tópico central bem no meio do espaço e escreva suas ideias em volta dele.
  • Trace linhas partindo do tópico principal e crie pelo menos quatro subtópicos (por exemplo, coisas que se encaixem em seu tópico principal).
  • Amplie cada um deles com ideias que vierem à sua cabeça em relação a esses subtópicos. Podem ser, títulos, tópicos mais restritos, fatos interessantes etc.: qualquer coisa que você pense em escrever. 

Assim que você tiver completado o mapa mental, dê-se um tempo ou trabalhe nisso até não ter mais nada a acrescentar. Depois desse processo, você terá um página (ou quadro) inteira com ideias iniciais a serem refinadas e transformadas em ideias de conteúdo incríveis. 

Você está tendo dificuldades para começar? Então assista a este vídeo de passo a passo do processo:

2. Swipe File (Arquivo de Furto) de Conteúdo

É preciso sentir-se inspirado para ter grandes ideias.

Quando você está tentando gerar ideias iniciais de conteúdo por conta própria (talvez para levar à sessão de refinamento em grupo), um método comprovado é gastar um tempo percorrendo seu swipe file. É importante lembrar que isso não é algo que você possa simplesmente fazer da próxima vez que precisar de ideias; é necessário construir um swipe file de conteúdo ao longo do tempo.

O que é um swipe file?

Se você não sabe o que é um swipe file (‘arquivo de furto’ em tradução literal), ele é basicamente um apanhado de conteúdos que você acha que são muito bons e que inspiram você. Quando você está começando a fazer brainstorming, passe alguns minutos navegando pelo swipe file para se lembrar desses conteúdos que você gosta e reflita por que você os acha tão inspiradores.

Criar o seu próprio swipe file é simples:

  • Você precisa de um espaço para reunir esse apanhado de conteúdos que você gosta. O Pinterest é excelente para isso, especialmente se você quer salvar conteúdo de forma visual, mas há alternativas como o SwipeFile.com ou até mesmo o Google Sheets.
  • À medida que for encontrando conteúdos incríveis, adicione-os ao seu swipe file e construa seu banco de conteúdos inspiradores.
  • Antes de começar seu processo de geração de ideias, analise seu swipe file e mergulhe neste fluxo criativo. 

3. Brainwriting 6-3-5 + template bônus

Se você gosta de fazer brainstorming em equipe mas já percebeu que sentar em frente ao quadro branco e fazer todos compartilharem suas próprias ideias em voz alta não é produtivo, experimente o brainwriting 6-3-5.

Pode ser que você ainda não tenha tido contato com esse método, mas ele remonta à década de 1960, e seu início pode ser atribuído a Bernd Rohrbach, um profissional de marketing alemão. O brainwriting 6-3-5 trabalha com um grupo de seis pessoas, todas na mesma sala. Veja um passo a passo do processo:

  • Dê a cada participante uma folha de papel que tenha sido dividida em grade deste jeito.
  • Comece com uma primeira rodada de sugestão de ideias (durando 5 minutos), sendo que cada pessoa deve escrever 3 ideias em sua folha.
  • Depois disso, todos passam suas folhas para a pessoa à sua esquerda.
  • Cada pessoa lê as ideias da pessoa anterior e as usa para se inspirar e acrescenta outras 3 ideias durante uma segunda rodada de 5 minutos.
  • Continue esse processo por 6 rodadas até que você tenha um total de 108 ideias. Algumas podem ser repetidas, mas isso não é problema; a questão é desenvolver ideias e ter uma sessão de brainstorming produtiva.

Em seguida, essas ideias podem ser levadas a uma discussão em grupo para serem refinadas e desenvolvidas.

Se ainda tiver dúvidas, assista ao video:

4. Explorando e buscando inspiração

O pensamento criativo muitas vezes parece improdutivo e isso é normal.

A criatividade é algo que não pode ser forçado, e é praticamente impossível ter ótimas ideias sob demanda. Mesmo se você está tentando ter ideias para um trabalho relativamente fácil, como um conteúdo de blog, ainda é difícil propor uma ideia brilhante em questão de minutos. 

Então, dê um tempo do pensamento forçado e gaste um tempo navegando na web.

Faça buscas relacionadas ao tópico que você está tentando ter ideias e leia notícias; vá ao Google Trends para ver quais são as tendências atuais e ver o que outras pessoas estão escrevendo ou dizendo sobre o assunto. Use também as técnicas de pesquisa de palavras-chave para encontrar mais ideias.

Certifique-se de tomar nota de qualquer coisa que você ache interessante ou que se destaque.

5. Brainstorming caminhando e conversando

Não é difícil perceber que algumas das melhores ideias que temos surgem enquanto estamos correndo, tomando banho, viajando, na cama ou em situação parecida. 

Embora não possamos realmente prever se teremos ideias, podemos tentar replicar esse ambiente tranquilo que ajuda a promover o pensamento criativo. É o que se chama de ‘brainstorming caminhando e conversando’. Saia do escritório e vá caminhar, tanto com um grupo pequeno como com uma equipe grande. Esse método de brainstorming foi inspirado no conceito cada vez mais popular de reuniões feitas enquanto as pessoas estão caminhando. Muitas pessoas, de Steve Jobs a Mark Zuckerberg, defendem as “reuniões caminhando”. Além de tudo, você também vai respirar um ar fresco!

“A natureza e as mudanças de cenário estimulam novos caminhos neurais em nossos cérebros, que geram novas ideias e novas soluções para problemas”. — Marissa Levin, Inc.com

6. Análise de concorrentes

Analisar os concorrentes e acompanhar as ações deles é uma das melhores formas de começar a ter ideias e fazer brainstorming em relação a um tópico. É útil por dois motivos:

  • Poucas coisas vão inspirar tanto você a ter ótimas ideias do que um conteúdo da concorrência que tenha um bom desempenho;
  • Você pode aprender com os erros e conteúdos de baixo desempenho deles e trabalhar isso em suas próprias ideias. Por que cometer você mesmo um erro quando pode aprender o que não funcionou com outra pessoa e descobrir como fazer melhor?

Conclusão

Qual é a técnica de brainstorming certa para você?

Não há forma certa ou errada de fazer brainstorming, e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, mesmo que elas trabalhem na mesma equipe.

Algumas pessoas trabalham melhor sozinhas, enquanto outras terão suas melhores ideias fazendo brainstorming com a equipe. E, de muitas maneiras, usar métodos diferentes em uma mesma equipe de marketing pode ser muito eficaz. Pessoas diferentes podem ter ideias totalmente diferentes apenas por causa da abordagem que usaram.

Nossa dica: se você está tendo dificuldades de se sentir inspirado para ter grandes ideias, experimente uma abordagem nova. Não se contente com o que você sempre fez. Agite as coisas, faça algo diferente e veja o que surge como resultado.

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