[Infográfico] Aprenda a fazer Link Building no blog da sua empresa

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A base de um bom Link Building está na sua habilidade de construir relacionamentos. 

Afinal, como você espera fazer Link Building com sites renomados, se não apresentando seu trabalho e começando uma conversa, nem que seja por e-mail? Exatamente como você faria ao começar em um novo emprego, por exemplo.

O Link Building surgiu muito antes dos mecanismos de busca serem inventados. E apesar do Google ser muito capaz de analisar links usando alguns critérios, o grande propósito de inseri-los ao longo do conteúdo é favorecer a experiência do usuário.

A intenção por trás de um link está em passar uma informação importante, e que vai ser útil para o leitor, porém que não se encontra naquela página na qual ele(a) está navegando.

Portanto, se você quiser saber como tirar maior proveito da sua estratégia de SEO usando o Link Building, continue lendo este artigo:

O Link Building existe para favorecer pessoas, e não buscadores

O Google está preocupado em garantir que o Link Building seja baseado em relacionamentos. Quer garantir que você mereceu aquela menção de outro blog.

Portanto,  vale a pena apostar no Link Building por alguns motivos:

1) Construção de relacionamento com outros blogs do seu nicho

O foco é investir em parcerias e não apenas pedir por uma indicação. Mas este tipo de abordagem pode até mesmo gerar oportunidades de negócios futuros. 

2) Aumento de autoridade no nicho

Principalmente se o Link Building for construído em torno de um conteúdo, como um Guest Post. Ter seu trabalho publicado em outro site de referência em seu mercado, aumenta consideravelmente suas chances de ficar conhecido por uma audiência que já tem interesse no assunto. Além de gerar uma transferência de autoridade para a sua empresa.

3) Ganho de tráfego de referência

Não estamos falando só de um aumento de tráfego, que pode sim ocorrer. Mas se o site de referência for bem escolhido, você não receberá somente tráfego de pessoas curiosas, mas sim de uma audiência engajada. O que é infinitamente mais valioso. 

Qual a importância dos links para os mecanismos de busca

Os links podem ser lidos pelo algoritmo e por isso possuem duas funções para o Google:

  • Determinar a posição do ranking que uma página irá ocupar;
  • Descobrir novas páginas.

Uma vez que os robôs do Google encontram uma página, ela será indexada em seus servidores.

Não só o Google, mas também o Bing e o Yahoo usam alguns critérios para definir a relevância de uma página e decidir qual será a sua colocação no ranking.

Alguns dos mais relevantes fatores são:

  • Page Rank: mede a qualidade de uma página com base no número de links apontando para ela. Seria uma cálculo de popularidade de uma página;
  • Tempo de existência de um domínio: supostamente, domínios mais antigos teriam mais autoridade;
  • Quantidade de palavras-chave ranqueadas: quanto mais palavras-chave ranqueadas na primeira página, de preferência na primeira posição, mais qualidade e autoridade o Google entende que seu blog/site possui;
  • Tráfego: a quantidade de visitas que um site ou blog recebe através de links;
  • Compartilhamentos sociais: apesar de serem tratados de forma diferente pelo Google, o crescimento de conteúdo sendo compartilhado em redes como Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin não está sendo ignorado.

Favoreça links espontâneos e seja cuidadoso(a) com links artificiais

Favoreça links espontâneos e seja cuidadoso com links artificiais.
Favoreça links espontâneos e seja cuidadoso(a) com o link building artificial. Fonte: Freepik

Com as mudanças de algoritmo feitas ao longo do tempo, não só os links duvidosos passaram a não ter valor como se tornaram problemas para um blog ou site.

Ter muitos links ruins pode acabar gerando penalização por parte do Google.

Você deve se preocupar em obter um maior número possível de links espontâneos.

Fácil falar, porém bem mais difícil de fazer. Isso porque você não está totalmente no controle nesse caso.

Não significa que você não deva fazer sua parte. Escreva, como sempre, o melhor conteúdo da sua vida e divulgue em todos os canais possíveis. E de preferência também para pessoas importantes em seu nicho.

Se o conteúdo for bom, a chance é que outros blogs, que tiveram conhecimento do seu artigo através desses influenciadores, também repassem seu conteúdo, gerando links da forma mais natural possível.

E do jeito que o Google mais gosta.

Faça sua parte para conseguir links para suas páginas

Faça sua parte para conseguir fazer link building nas suas páginas.
Faça sua parte para conseguir fazer link building nas suas páginas. Fonte: Freepik

Claro que, se seu blog for pequeno, a melhor tática será fazer esse trabalho de Link Building de forma manual. Aliás, esta é a mais utilizada por vários produtores.

O valor diante do Google será o mesmo! Apenas seu trabalho será maior.

Procure por blogs parceiros que tenham conexão com o seu nicho para propor uma parceria de conteúdo.

[Infográfico Bônus] Fatores que ajudam a dar mais credibilidade a um link

Fatores que ajudam a dar mais credibilidade a um link building. Fonte: Freepik
Fatores que ajudam a dar mais credibilidade a um link building. Fonte: Freepik

Antes de disponibilizar o infográfico, gostaríamos de esclarecer que, em sua estratégia de Link Building, você pode usar tanto links internos quanto links externos.

Os internos são aqueles dentro de seu próprio blog, apontando para uma outra página sua.

Na B2B Master nós sempre linkamos artigos antigos nos mais recentes.

Claro que para o Google, este tipo de link possui menor valor. Mas ainda funciona muito bem para levar o leitor a outros conteúdos do blog e assim aumentar o tempo de permanência dele no site.

E temos também os links externos. Aqueles que vão levar o usuário para outras páginas que não fazem parte do seu domínio. Não precisa ter medo de mandar seus leitores para outros sites. Mesmo perdendo um pouco de valor nos seus links internos, a diferença é tão pequena que não chega a interferir.

Fora que este tipo de atitude só enriquece seu conteúdo e ainda cria boas oportunidades de estreitar relações com outros blogs.

Veja alguns fatores que podem influenciar no peso de um link:

  • Quanto mais popular um site é, maior é o valor do link que vem dele;
  • Sites com assuntos relacionados à sua página ou a seu blog são muito mais significativos do que links vindos de sites genéricos;
  • Domínios com muita autoridade, como os sites de universidades, governos e Organizações sem fins lucrativos, podem fornecer um aumento significativo nos números do seu site perante o Google;
  • O Google entende que, se um site continua a receber novos links, então deve ter se mantido relevante ao longo do tempo. Por isso é importante investir sempre em Link Building e continuar a atrair novas indicações;
  • Links em formato de texto são muito mais importantes do que links em imagens, já que os buscadores não conseguem compreender totalmente conteúdos visuais;
  • O mesmo vale para sites e blogs que possuem conteúdos em Flash, já que o Google, Bing e Yahoo não conseguem ler este formato de documento, tornando-os impossíveis de serem ranqueados;
  • Tenha mais links de diversas fontes diferentes do que muitos links vindos do mesmo site.

Portanto, use com inteligência a estratégia de Link Building em seus artigos. 

Não basta apenas jogar o endereço de outra página, sem contextualizar o link de modo que ele se encaixe no restante do conteúdo.

Confira o infográfico com mais dicas sobre o tema:

5 dicas de Link Building para Inbound Marketing.
5 dicas de Link Building para Inbound Marketing. Fonte: Tendency

Diferença no Link Building: links follow e nofollow

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Já falamos neste artigo que nem todo link que direciona para seu site ou blog é visto pelo Google como algo positivo.

E que, por isso, podem acabar gerando punições para seu site ou blog.

Porém, para evitar ser punido por causa da citação de um link, você pode utilizar um atributo chamado “nofollow“.

Todos os links gerados e sem nenhuma modificação são os considerados padrão, os “dofollow“.

Os links “nofollow não apresentam nenhuma alteração visível ao usuário, porém o Google irá ler o código modificado e entender que aquele link não deve influenciar o PageRank da página de destino.

A estrutura de um artigo nofollow é essa: <a href=”https://b2bmaster.com.br” rel=”nofollow”>marketingdigital</a>

A mensagem que você passa ao Google é que não sabe se pode ou não confiar naquele link e por isso pede para não levar em consideração como critério para ranquear melhor.

Conclusão: sempre tenha em mente que o foco do Link Building está no relacionamento

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Não importa em qual nicho você atue, a regra para uma boa estratégia de Link Building será sempre a mesma: priorizar os relacionamentos.

Invista na comunicação e em parcerias com outros blogs e sites que estão atuando no mesmo mercado que você.

Este foi um artigo resumido sobre um assunto muito complexo que é a estratégia de Link Building. Se quiser receber mais dicas sobre o tema e outros assuntos de marketing, inscreva-se em nossa newsletter.

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