SEO on page e off page são uma dupla indispensável para figurar bem nas Search Engine Results Page (SERPs), ou, página de resultados do mecanismo de pesquisa.
Estamos falando sobre uma variedade de técnicas que, quando aplicadas, fazem com que um site ganhe posições valiosas na busca do Google e de outros motores.
É trabalhoso, mas quando bem-feito, gera retornos consistentes.
Isso porque a otimização para motores de busca, quando focada nos aspectos on page e off page, pode trazer boas colocações nos resultados das pesquisas.
Isto é, a sua empresa dependerá muito menos de anúncios que, embora sejam úteis, também representam um custo, nem sempre viável.
Fique por dentro dos principais critérios envolvidos na otimização. Vá em frente na leitura desse artigo: você e a sua empresa só têm a ganhar!
O que é SEO on page?
Vamos começar falando primeiro sobre os fatores internos do ranqueamento, que é o que diz respeito ao SEO on page.
De acordo com a Searchmetrics, esse tipo de otimização se refere a todas as medidas que podem ser tomadas direta e internamente em um site para melhorar sua posição nos rankings de busca.
Essa vertente do SEO deve ser trabalhada em duas frentes:
1) Uma é a que visa a inserção de palavras-chave estratégicas e que levem pessoas interessadas a encontrar seu negócio e seus produtos ou serviços na pesquisa orgânica.
2) A outra tem como objetivo promover otimizações na parte de navegação e usabilidade para proporcionar a melhor experiência do usuário, considerando as práticas em user experience (UX).
A seguir, trouxemos alguns elementos que entram em cada uma dessas frentes:
Title tag
O primeiro aspecto que os robôs do Google com seus algoritmos vão rastrear em sua página ao detectá-la é o atributo title tag (o seu título).
A escolha de um título deve ser feita com o apoio de uma ferramenta capaz de apontar uma palavra-chave que tenha um bom volume de busca e, se possível, de baixa concorrência.
Para isso, nós recomendamos a Semrush e a Ubersuggest.
URL
Segundo a MOZ, uma URL, mais conhecida como “endereço da web”, especifica a localização de um recurso (como uma página da web) na internet.
Junto com o título, esse é outro atributo imediatamente rastreado pelos motores de busca e que, por isso, é essencial para ajudar na localização de um site ou conteúdo. Portanto, toda URL deve conter palavras-chaves que especifiquem o tipo de informação que será encontrada nela.
Uma URL ruim, por exemplo, seria www.b2bmaster.com.br/cmkrtRad00ams.
Esse monte de letras e números não diz nada, o que é péssimo para o SEO on page.
Mas, se esse endereço fosse https://b2bmaster.com.br/seo-on-page-e-off-page/, aí sim, temos uma boa URL.
Meta description
Embora não influencie na posição ocupada na SERP, o meta description também é um fator de SEO on page dos mais importantes. Esse campo vem a ser a descrição super resumida do seu site ou do conteúdo e que aparece logo abaixo do título principal, como no exemplo a seguir:
Como é possível perceber, esse pequeno texto é o que vai atrair o leitor para o site, dizendo o que ele vai encontrar ali.
Por isso, ele deve ser cuidadosamente elaborado, de modo a ser resumido o bastante para caber no espaço disponível, mas completo a ponto de não deixar dúvidas.
Sitemap
Um mapa do seu site ajuda os robôs dos buscadores a identificar na hora todas as suas páginas, facilitando a indexação e o ranqueamento.
Ele deve ser inserido na forma de arquivo .xml e, além de apresentar a estrutura do site, também constam nele outros dados relevantes para os motores de busca, tais como:
- Quando foi feita a mudança mais recente na página;
- Onde a página está localizada no site (sua URL);
- Qual é a prioridade da página no site em relação às outras;
- Com que frequência a página muda.
Ele funciona como uma espécie de selo de originalidade, pois também ajuda os buscadores a identificar os reais criadores de um conteúdo e possíveis plágios.
Imagens
Ainda não foi incorporada a tecnologia que permita aos robôs do Google interpretar imagens. Mas isso não significa que elas não sejam importantes.
É a riqueza de um conteúdo que o faz se destacar na SERP e as imagens têm um peso considerável.
Para identificar a presença delas, o Google recorre a elementos que possam ser lidos em linguagem HTML, como o nome da imagem e os atributos <alt> e <title>.
O tamanho também conta bastante, já que arquivos pesados demais podem deixar o carregamento da página mais lento. Desse modo, prefira sempre publicar imagens com todos os atributos de leitura para o Google e em dimensões entre 800 e 1.000 pixels para cada lado.
Headings
Como uma pessoa atenta, você deve ter reparado que, neste conteúdo, ao abrir um tópico, o tamanho da heading para as perguntas é maior.
Já os tópicos de resposta (como este aqui) têm títulos menores.
Nesse caso, as headings em <H1> devem ser reservadas exclusivamente ao título da página, enquanto as <H2>, <H3> e assim por diante devem ser dispostas hierarquicamente, como você vê neste texto.
Esse é mais um fator que ajuda o Google a ler as informações contidas em um site ou conteúdo. Portanto, é importante que a ordem das headings seja respeitada.
Links internos
Ao longo deste artigo, você já deve ter visto que há uma série de links que direcionam ou para sites externos ou para outros textos publicados aqui no blog.
Isso não é por acaso, já que a linkagem interna é um importante fator de ranqueamento.
Ela ajuda não só o leitor a se aprofundar em um assunto, mas o próprio motor de busca com informações relevantes.
[INFOGRÁFICO BÔNUS] O que é SEO off page?
Se SEO on page diz respeito a todos os componentes que tornam um site mais ou menos destacado, o SEO off page, naturalmente, se relaciona com o que está fora dele.
Mas de que forma controlar essa parte do SEO, se está fora do site? Nesse caso, a melhor resposta que posso dar é explicar em detalhes cada elemento que compõe essa parte do SEO.
Confira o infográfico com um guia sobre SEO off page:
À seguir detalhamos mais algumas explicações sobre o SEO off page:
Texto âncora
Nos tópicos sobre SEO on page, destaquei a importância dos links internos para o sucesso em uma estratégia digital.
Acontece que a linkagem também pode (e deve) vir de fora para dentro e, nesse caso, é preciso considerar o texto âncora associado a cada link.
De acordo com a definição do MOZ, texto âncora é o conteúdo visível e clicável em um hiperlink. Geralmente é azul e sublinhado.
Diversidade
Durante algum tempo, os robôs do Google e de outros buscadores consideravam a quantidade de backlinks como um fator que evidenciava a qualidade de um site.
Felizmente, os critérios para ranquear evoluem e, hoje, não basta apenas povoar a internet com links direcionando para um site de forma aleatória.
Com isso, a relação se inverteu e, hoje, é preferível ter 20 sites relevantes apontando para um mesmo link do que 20 links em sites diferentes, mas sem nenhuma autoridade.
A qualidade dos links também é avaliada pelos motores de busca, considerando a credibilidade do site em que eles se encontrem.
Então, o ideal é que a linkagem venha de sites com mais tempo no ar, que tenham selos e certificações SSL e com domínios confiáveis.
Popularidade
A qualidade é fundamental, como vimos, mas isso não quer dizer que a quantidade de links não continue a ser importante.
A diferença é que, hoje, além da quantidade, são levados em consideração outros critérios para averiguar se tudo não passa de black hat ou se de fato um site faz por merecer muitas citações.
Esse é um aspecto essencial, principalmente agora que leis de proteção de dados mais rígidas estão valendo no Brasil e no exterior. Ou seja: a ação de sites que adotam práticas obscuras de SEO também passará a ser observada pelas autoridades, já que isso pode estar associado a outras ações lesivas na web.
Um traço característico desse tipo de técnica é que, em geral, o link juice é obtido a qualquer custo, não importa de onde a citação venha.
O Google percebe isso e penaliza tanto quem recebe quanto quem manda backlinks fora do contexto com perdas de posição na SERP.
Menções
Os motores de busca, principalmente o Google, são capazes de ranquear um site não só por links, mas por citações.
Então, se algum site sobre marketing digital usar o nome da sua empresa em seus conteúdos, certamente, isso contará pontos a favor do meu blog na SERP.
Ainda tem dúvidas ou quer se aprofundar ainda mais no tema? A gente te ajuda! Assista ao vídeo:
Conclusão sobre SEO on page e off page
Trabalhar o SEO on page e off page é a melhor forma de se manter nas primeiras posições da busca orgânica.
Em certos casos, a concorrência vai exigir muito mais do que publicações regulares de conteúdo, por isso, quem for capaz de atuar em todos os elementos da otimização terá vantagem.
No SEO on page, não deixe também de assegurar que fatores relacionados à experiência do usuário estejam otimizados, em especial a velocidade de carregamento do site.
Por sua vez, no off page, a questão recai mais para o link building que, como vimos, precisa ter quantidade e qualidade para gerar bons resultados.
Seja como for, o trabalho não para, já que o Google atualiza seus algoritmos o tempo todo e o que vale hoje, amanhã pode não fazer mais tanta diferença.
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