6 dicas de como montar um ebook + dicas

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Empresas que aplicam estratégias de marketing digital no seu dia a dia sabem muito bem como é importante fazer um conteúdo de qualidade para atrair clientes. Um dos conteúdos mais valorizados neste meio é o ebook.

Contudo, por se tratar de um material muito rico e cheio de informações, o ebook pode ser feito baseado em diversos assuntos. Tudo depende da mensagem que sua empresa está tentando passar para o lead. 

Um ebook pode ser utilizado para apresentar uma empresa, por exemplo, contando sua história e valores. Também pode ser feito com base em um produto vendido pela própria empresa, servindo como um manual de instruções ou um material explicativo sobre sua importância.

Independente do assunto, um ebook deve ser completo e bem estruturado para dar resultado e atrair cada vez mais leads para sua empresa. Desde sua produção até sua divulgação, é necessário utilizar todas as estratégias do marketing para que ele seja um ebook de sucesso.

Para te ajudar, separamos dicas valiosas para sua empresa produzir um ebook que dê resultados. Confira:

Escolha do público-alvo

Primeiramente, ao produzir um ebook, ou qualquer material que vai ser distribuído para seu público, é necessário pensar na persona antes de iniciar qualquer processo. Afinal, não adianta se esforçar para produzir conteúdo sem saber para quem vai consumir este produto.

Essa é a primeira fase de qualquer plano de marketing digital. Você só poderá colocar seu projeto em prática após a pesquisa de seu público-alvo. Assim, sua empresa vai entender quem virão a ser seus principais clientes e como ajudá-los da melhor forma.

Confira no infográfico abaixo qual a importância do público alvo:

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Descobrir seu público-alvo é essencial para o conteúdo do seu ebook. Fonte: Painel Online

Defina bem o tema de seu ebook

Além disso, também é importante fazer uma pesquisa que mostre os assuntos em alta para esse tipo de público. É essencial falar sobre tópicos que sejam relevantes para o mercado que será abordado.

Dessa forma, é possível atingir o público de forma direta. Ele vai consumir seu produto por já estar interessado naquele tipo de conteúdo. Assim, o tráfego no site da empresa aumenta e as chances de conseguir leads através da landing page do ebook são grandes.

Design do material

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É importante pensar no visual de seu ebook. Fonte: Freepik

Quem quer fazer marketing, também tem que pensar no design. Além do conteúdo, essa é uma área extremamente importante para a implementação de um plano estratégico em qualquer empresa. O aspecto visual dos materiais chama muita atenção e pode ser fator decisivo na hora do leitor acessar aquele produto.

Com seu público e seu conteúdo em mente, é preciso pensar em detalhes como cor, fotos, posicionamento do texto, diagramação e apresentação final. Tudo isso influencia no resultado que o ebook trará para a empresa.

Se for apresentado um material desleixado ou confuso, com visual que não combina com o assunto ou que até mesmo polui a tela, a chance de conversão por meio deste ebook será muito baixa.

Portanto, é preciso pensar em como o design e o conteúdo vão casar para que o ebook seja estruturado de maneira correta.

Criação da landing page

A landing page será o principal ponto de contato entre a empresa e o cliente. A partir do momento em que ele demonstrar interesse no ebook, ele será direcionado a uma página específica para a coleta de seus dados. Somente dessa forma o material será liberado.

Essa é uma estratégia de captação de leads já conhecida no marketing. O principal objetivo da landing page é chamar seu cliente para consumir o conteúdo presente em seu ebook.

A landing page deve contar com uma breve descrição do material, sem entregar seu conteúdo completo. Porém, ela deve instigar o visitante da página a deixar seus dados para fazer o download do ebook.

Além disso, ela também deve ter um visual convidativo. É importante que o design da página também combine com a identidade do site da empresa para não causar confusão ou parecer uma página deslocada.

Confira abaixo um exemplo de landing page, utilizada para a divulgação do ebook “Ciclo do Encantamento”, da B2B Master:

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É importante mostrar os principais pontos do ebook na landing page para deixar o leitor interessado.

Utilize bem os CTAs

O call to action – ou “chamada para ação” – é literalmente isso: chamar o cliente para que ele finalize um cadastro ou um formulário para download de conteúdo. Um call to action deve ser direto e utilizar gatilhos mentais para conquistar o leitor.

Uma das estratégias que podem ser usadas nesta fase é mostrar que seu material é essencial para resolver o problema do cliente. Frases como “Aumente já seu número de clientes!” ou “Otimize seus resultados!” mostra que aquele conteúdo é necessário e faz com que o interesse do lead seja maior.

Além disso, faça uso de outros textos em seu site para linkar com o ebook. Em conteúdos relacionados com o material, fica ainda mais fácil atrair o lead para a leitura.

[VÍDEO] Divulgação do material

Por fim, após a finalização do conteúdo e de toda a produção do ebook, é hora de compartilhá-lo com seu público. Uma forma fácil de fazer isso é por meio do e-mail marketing. Se sua empresa possui uma lista de contatos já consolidada, é ainda mais importante fazer uso dessa ferramenta.

No entanto, existem diversas formas de divulgar seu ebook. Seja nas redes sociais, por meio do e-mail marketing ou até mesmo em outros blogs. Confira o vídeo abaixo com dicas de como compartilhar seu material com o público e aumentar seu número de leads:

Conclusão

Estruturar e produzir um ebook pode parecer fácil, mas se trata de um material muito rico e importante para garantir leads para sua empresa. Ter em mente as principais estratégias de marketing e de produção de conteúdo é muito importante para que este ebook faça sucesso e garanta uma boa base de leads após sua publicação.

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