Toda empresa busca divulgar seus produtos de forma eficaz e formar uma base sólida de clientes. Porém, poucos sabem que ao estruturar um plano estratégico de marketing, 4 Ps são fundamentais para que ele dê certo.
Primeiramente, os 4 Ps do marketing são os quatro pilares que definem toda estratégia de sucesso. Também conhecidos como o conceito Mix de Marketing.
Seguindo esse caminho, o plano estratégico vai ser bem estruturado e atingir seu objetivo, que é aumentar os resultados da empresa e se sobressair em relação aos seus concorrentes.
Confira no artigo abaixo a importância dos 4 Ps do marketing e dicas para te ajudar a implantar este conceito na sua empresa:
O que são os 4 Ps?
Como mencionado acima, os 4 Ps se resumem nos quatro pilares fundamentais para que qualquer plano de marketing funcione da maneira correta: Produto, Praça, Preço e Promoção.
A empresa decide essas quatro etapas na hora de formar este plano de divulgação dos produtos ou serviços. Porém, tudo deve ser bem formulado para que tenha a ver com o objetivo final da equipe.
No infográfico abaixo, você pode conferir quais perguntas deve se fazer em cada etapa deste processo de Mix de Marketing. Confira:
A definição dos Ps
A definição de Preço é a quantidade de recursos que o consumidor está disposto a gastar com o seu produto. Portanto, é feita uma análise de custo-benefício para que ele decida qual a melhor solução para o seu problema – e seu bolso.
Nessa etapa, é importante mostrar seus diferenciais e quais as vantagens oferecidas pelo seu produto em comparação com o concorrente. Assim, o cliente vai enxergar a necessidade de comprar com a sua empresa.
O Produto é a base de tudo. É a solução que sua empresa vai oferecer para resolver o problema dos clientes. E é por meio dessa resolução de problemas que é possível construir uma boa base de leads e obter sucesso por meio das vendas.
Essa é a hora de entender o cliente e analisar o que ele precisa, seja consciente ou inconscientemente. As decisões tomadas pelo consumidor final levam em conta uma série de fatores e todos eles podem ser previstos e utilizados a favor da empresa na hora de montar um anúncio ou abordar esse cliente.
Definir a Praça em que seu produto será disponibilizado também é de extrema importância, já que é o meio pelo qual ele vai ser entregue até seu consumidor. Portanto, essa etapa se trata de canais de distribuição e pontos de venda.
Por fim, a parte de Promoção é o que vai divulgar o produto para seu público-alvo e transformá-los em possíveis clientes. A área de marketing é quem define todo o processo dessa fase. A propaganda do seu produto deve atingir o consumidor de uma forma que ele sinta curiosidade em conhecer mais sobre sua empresa e as soluções que ela oferece.
Assista ao vídeo abaixo para obter uma explicação detalhada sobre a definição dos 4 Ps do marketing:
Qual a importância desse conceito?
O conceito Mix de Marketing, ou marketing 4 Ps, é um método utilizado desde 1960, criado por Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing: A Managerial Approach”, no qual o escritor ensina desde o básico as melhores formas de se fazer um bom marketing.
No entanto, os pilares foram popularizados pelo pai do marketing moderno, Philip Kotler. Do mesmo modo, a partir do momento em que foram apresentados os 4 Ps criados por McCarthy, a maioria dos profissionais faz uso dessa estratégia.
O principal objetivo dos 4 Ps é posicionar a empresa no mercado, ou seja, impulsionar a marca de uma organização e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam os produtos ou serviços que ela oferece. Somente assim é possível obter sucesso, com a venda de seus produtos e novos clientes chegando a todo momento.
Porém, aplicar estes 4 Ps não é tão simples. Eles devem ser bem definidos entre a equipe e as necessidades do cliente para que seja uma via de mão dupla.
Confira a seguir as 3 melhores dicas para aplicar essa estratégia em seu plano de marketing:
Defina seu público-alvo
Selecionar seu público-alvo é a primeira e principal etapa de um plano estratégico de marketing. É essencial escolher uma persona para que todos os esforços sejam direcionados a ela. É dessa forma que a equipe sabe exatamente quais as estratégias corretas para aplicar em cada situação.
Dessa forma, realizar um levantamento de dados sobre as preferências dos consumidores relacionadas com a funcionalidade de seu produto faz com que seja mais fácil atingir o público que vai se interessar por ele. Essa fase pode ser definida por fatores geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais.
Escolha a estratégia certa
Para escolher uma estratégia e colocá-la em prática, é preciso levar os 4 Ps do marketing em conta. Isso é importante porque, na verdade, a melhor abordagem para a sua empresa é definida por elas. Seguindo a mesma linha de pensamento, é possível atingir os melhores resultados.
Segundo o economista americano Michael Porter, uma empresa pode seguir por três caminhos:
Liderança em Custo, que atende o mercado total, busca oferecer produtos mais baratos, que utilizam menos recursos para serem feitos e distribuídos mas atendem às necessidades da população;
Diferenciação, que também atende o mercado total, aumenta a percepção de valor do produto e o vende preços mais altos; ou
Foco, que atinge apenas o nicho, procura abordar apenas uma parte específica do mercado para suprir suas necessidades e alcançar os dois métodos anteriores em um público específico.
Levando em conta esses três métodos, é preciso escolher um que se adeque à sua empresa. E, com isso, escolher a estratégia, já que elas devem ser coerentes com seu modelo de vendas.
Defina as estratégias dos 4 Ps
Você já sabe por onde começar? Mesmo tendo todas essas informações, pode ser confuso dar início ao seu plano estratégico. Afinal, são apenas 4 Ps, mas é preciso observar diversos pontos na hora de estruturar um projeto de marketing.
Para iniciar esse processo da forma correta, é mais que necessário seguir a ordem dos 4 Ps. Todas as outras estratégias funcionam em função do produto. Portanto, é essencial começar por ele e ir caminhando para preço, praça e promoção logo depois.
Conclusão
Toda empresa precisa ter um bom plano estratégico de marketing para aumentar suas vendas e melhorar seus resultados. No marketing, 4 Ps são essenciais para que essas estratégias funcionem e façam com que sua empresa consiga fechar vendas e conquistar mais clientes. Portanto, entender sua importância e seguir as dicas acima podem te ajudar a impulsionar sua marca no mercado.
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